Rituais à mesa

Quem é que não conhece a fama dos italianos de estar horas ao redor de uma grande mesa farta de comida e cercada pela família? E lá vem a mamma com mais uma panela de spaghettiBem, esta fama não é de toda falsa e ela tem um porquê. Existe todo um ritual à mesa que realmente dura por horas, pois é muita fartura!
A refeição na Itália é dividida em quatro etapas! E elas recebem nomes: Antipasto, Primo piato, Secondo Piato com contorno e desert. Parece muito? Realmente é muito, mas é fácil de entender:
Antipasto:
É o nosso aperitivo, ou entrada, que servem para abrir o nosso apetite! O mais famoso aqui na Toscana é conhecido por Antipasto Toscano, ou misto toscano, que são três tipos de crostini (pomodoro, fegatini, e funghi), queijo pecorino, finochione (um tipo de salame com funcho), salame toscano e prosciuto crudo. Serve tranquilamente duas pessoas. As opções de antipasto obviamente não terminam por aqui. Falaremos mais especificamente sobre eles adiante.

prosciuto crudo con mozzarella di buffola e pera, queijo pecorino e mel
Primo Piatto:
Pode ser uma massa ou um risotto. Aqui na Toscana ainda temos a opção do pappa al pomodoro, creme de tomate com pão, que para os amantes de tomate uma ótima opção!

fagottini di zucca con ragù di cervo

Secondo Piatto:
É um prato de carne, ave ou peixe, que é acompanhado de um contorno – verdura, salada, legumes, grãos, batata… É comum encontrar no menú de inverno a opção de carnes de caça: coelho, cervo, javali, pombo – que não são familiares ao nosso paladar, mas vale a pena provar, pois são uma delícia!

maiale con pera

Desert:
O doce não pode faltar! As opções também são infinitas! Tiramissù, creme caramel, panna cotta, cantucci con vin santo…. Te esta dando água na boca?
Mas se você acha que acabou por aqui se engana! Falta o café da sua preferência: corto, lungo, macchiato, correto…)
Agora acabou? Ainda não:
Existe ainda o amazza caffè que é uma bebida alcoolica liquorosa.O mais famoso deles, sem dúvida, é o limoncello que eu particularmente adoro pois dá um formigamento nos lábios muito bom! Mas também tem a grappa (uma pinga de uva), e os amaros, estes são bem fortes! Os amazza caffè também são conhecidos por digestivi, que como o próprio nome diz, ajuda na digestão.
Falando em bebida, é inútil dizer, mas não custa reforçar que toda essa comilança é regada a muito vinho!
Pronto pra começar?

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. Pelo visto tem bastante opção para quem é vegetariano e se também ele não come peixe pode pedir outra opção no secondo piato?
    Esta dica dos 4 pratos e muito importante para frequentar restaurantes na Itália.
    Gostei muito

  2. Babicomentou

    Oi, José Antonio! As opções de Secondo Piatto para vegetarianos não são tão poucas quanto se imaginaria, mas difícil é achar no cardápio estas opções… Além do peixe e frutos do mar, vosê pode pedir um "sformatino" que é feito basicamente de vegetais com batata, ou souffles, omeletes, crepes e polpette em versões vegetarianas.

  3. carlos otavio oliveiracomentou

    Amo todos os comentários sobre a culinária italiana.

  4. Sim, claro! Não somos obrigados a comer os três pratos, podemos comer somente um, ou saltar um deles…sem problemas! 😉

  5. Mário Santoro Juniorcomentou

    Tenho cidadania italiana e adoro a Itália e a Toscana particularmente!!