Principais cidades Toscanas

A Toscana é uma das metas mais procuradas da Itália, uma região que oferece um turismo a 360 graus: arte, arquitetura e cultura nas cidades de Florença, Siena e Pisa, gastronomia e vinho nas regiões do Chianti, Montalcino, Montepulciano e Bolgheri, além de muita beleza natural! O Viva Toscana desde 2010 escreve sobre esta maravilhosa região. Para saber mais sobre cada assunto, clique nos links abaixo.

val-dorcia-19

 

A Itália é dividida em 20 Regiões (correspondem aos nossos Estados) e cada Região tem a sua capital. A Região da Toscana está no centro da Itália e tem como capital Florença.

 

Mapa das Regiões da Itália

Uma segunda divisão territorial são as Províncias que abrangem diversas cidades. A Toscana é dividida em 10 Províncias: Florença, Arezzo, Siena, Grosseto, Lucca, Pisa, Livorno, Pistoia, Prato e Massa Carrara. Não confundir a província Florença com a cidade Florença!

Mapa das províncias da Região Toscana

Agora que entendemos a organização geográfica italiana, vamos às principais cidades da Toscana:

Capital da Região Toscana, Florença é chamada de “o berço do Renascimento”, onde viveram as mais brilhantes mentes deste movimento: Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Michelangelo, Dante Alighieri, Raffaello, Brunelleschi, entre outros. Como não poderia ser diferente, a cidade respira arte e cultura. Os campeões de visita são a Galeria Uffizi (o museu mais importante e visitado da Itália), Galeria Accademia (onde está o original do David de Michelangelo), o Duomo Santa Maria del Fiore, Ponte Vecchio, Palazzo Vecchio, Piazza della Signoria, Palazzo Pitti, Piazzale Michelangelo e Basílica de Santa Croce, mas Florença tem uma atração artística infinita!
Ponte Vecchio, Florença
Ponte Vecchio, Florença
Quem nunca ouviu falar da Torre de Pisa, um dos símbolos da Itália? O que talvez você não saiba é que a famosa Torre fica em uma praça chamada Piazza dei Miracoli que abrange um complexo de três construções religiosas: a Catedral de Santa Maria Assunta, o Batistério, a Torre, que nada mais é do que o campanário. Além destes edifícios, tem o Campossanto, o cemitério monumental, e o Museu.
Piazza dei Miracoli, Pisa
Piazza dei Miracoli, Pisa

Siena

Cidade sobre uma colina que ainda preserva os muros medievais ao redor do centro histórico. Uma delícia passear pela ruas do comércio de Siena! O grande evento da cidade é o Palio de Siena, uma corrida de cavalos na praça principal que acontece duas vezes ao ano. As principais atrações são a Piazza del Campo (onde ocorre o Palio), Palazzo Pubblico e Museo Civico, Duomo de Siena.
duomo-siena
Duomo di Siena
Conhecida por ser a “cidade das 100 igrejas”, preserva a maior cinta murária renascentista do mundo com seus 4,2 Km de extensão! Principais atrações: Catedral de San Martino, Igreja de San Michele, Torre Ginigi e seu jardim suspenso, Palazzo Ducale, Torre delle Ore e Piazza dell’Anfiteatro

 

duomo-lucca
Duomo di Lucca
 
Conhecida como “A cidade das torres” ou ainda “a Manhatan Italiana” devido às suas 14 torres que resistiram aos séculos. De longe se vê no topo da colina a cidade murada e as torres que saltam dela. Cidade produtora do vinho branco Vernaccia e do zafferano (açafrão). Linda cidade que lhe oferece paisagens maravilhosas, boa gastronomia e artesanato típico!
san-gimignano
Piazza della Cisterna, San Gimignano

Arezzo

A cidade é famosa pelas inúmeras lojas de antiquariado. No primeiro fim de semana do mês a praça principal é ocupada pela Fiera Antiquaria que existe desde 1968. Aqui nasceram nomes famosos como Michelangelo, Francesco Petrarca, Piero della Francesca, Giorgio Vasari e o mais contemporâneo deles, Roberto Benigni. Aliás, na sua cidade foram gravadas algumas cenas da sua obra-prima “La Vita è Bella”.
Principais atrações: Anfiteatro Romano, Catedral dei Santi Pietro e Donato, Chiesa di San Francesco, Piazza Grande, Museu de Arte Medieval e Moderna.
piazza-grande
Piazza Grande, Arezzo

Volterra

A cidade já foi apresentada aqui no VivaToscana como “a cidade do alabastro“, um artesanato típico da região. Volterra é uma cidade medieval, cercada por muros do século XIII. Principais atrações: Palazzo e Piazza dei Priori, Catedral de Santa Maria, Fortezza Medicea.
Volterra
Volterra

Cortona

A cidade ficou conhecida após ser a locação do filme “Sob o Sol da Toscana”. Uma cidadezinha medieval encantadora, com suas construções em pedra e vielas estreitas. Principais atrações: Palazzo Comunale, Duomo di Santa Maria Assunta, Fortezza di Girifalco, Museo Diocesano, Eremo delle Celle e Tombas Etruscas.

palazzo-comunale-cortona
Palazzo Comunale de Cortona

 

Montepulciano e Montalcino

Duas cidades conhecidas pelos vinhos que produzem: Brunello e Rosso di Montalcino e o Nobile e Rosso di Montepulciano. As cidades oferecem inúmeras enotecas onde degustar e comprar garrafas de um dos melhores vinhos produzidos na Toscana.
la-rocca-di-montalcino
La Rocca di Montalcino
Montepulciano
Montepulciano
Conheça outras cidades da Toscana, leia também os artigos:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

104 comentários

  1. AvatarJosé Morecomentou

    Gostaria de ver fotos de Cutigliano/Pian degli ontani

  2. Avatarmarcelocomentou

    Olá Babi ,

    Vou passear com minha mulher na Toscana em Abril, e teremos 5/6 dias antes de ir para Roma. A senhora recomenda alguma cidade central para ficar hospedado e ir visitando ; ou é melhor ir trocando de lugar?
    Com o tempo que tenho recomenda algum itinerário?

    1. Oi, Marcelo! Eu recomendo sempre ter Florença como base, pois é a cidade capital da Toscana e portanto a mais bem interligada seja via ferroviária que rodoviária com as principais cidades toscanas e italianas. Acho cansativo ficar fazendo checkin e checkout a cada 2 dias, além de uma perda de tempo! No máximo eu dividiria a estadia entre Florença e Siena, mas sempre passando mais tempo em Florença! 😉 Veja o artigo sobre bate-e-volta de Florença! 😉 Abraços e boa viagem!

  3. AvatarSilas lemescomentou

    Parabéns pelo roteiro, pretendemos fazer uma viajem de 7 dias pela Toscana e depois ir para Roma. Por gentileza poderiam me passar mais dicas do que aproveitar em 7 a 8 dias na região da Toscana. Gostamos de vinho e arqueologia medieval.

    Grato

    1. Oi, Silas! Fico feliz que tenha gostado do artigo! Aqui no blog você encontra diversas outras dicas sobre a Toscana! Te convido a explorar o menu. Obrigada pelo recadinho! Abraços e bo viagem!

  4. AvatarMaracomentou

    Estivemos visitando a Itália em julho de 2018. Nos encantamos com a belíssima Florença, Pisa, Milão e por ultimo a encantadora Roma! Voltaremos em breve para conhecer outras cidades! Parabéns pelo trabalho!

  5. Amei essas informações.Vou fazer uma viagem nItaliae conhecer a Toscana.Só não entendi que existem 2 Florenças, uma é aquele da ponte Vecchio e a outa fica aonde? Obrigada.

    1. Olá, Angela! Florença e Firenze são a mesma cidade! Muda somente a língua! Uma é escrita em Italiano e a outra em Português. 😉 Bjos e obrigada pela visita e participação!

  6. AvatarAliomar Sampaiocomentou

    Excelente trabalho, muito bom seu blog.

    Em 2012 estive pela primeira vez na Itália com minha Esposa e Ela pela décima vez, pois minha Cunhada mora lá e já havia ido outras vezes anters de nos conhecermos.
    Conheci, Viterbo, Siena, Firenze, San Gimignano, Tarquínia e Bracciano.
    Esse ano em setembro retornaremos e tentaremos outros roteiros onde Veneza é o carro chefe dessa trip. Meus cunhados vivem em Santa Marinella.

    1. Oi, Aliomar!!! Obrigada pelo elogio!!! Fico muito feliz que tenha gostado do Viva Toscana! Espero trazer alguma novidade para sua esposa que é expert em Itália!!! 😀 Um abraço!

  7. AvatarELIANA RANIERIcomentou

    PARABENSSSSSS!
    AMEI CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A TOSCANA, MINHAS ORIGENS SÃO DE LUCCA, MEU BISAVÓ CORINTO RANIERI NASCEU EM LUCCA, FUTURAMENTE PRETENDO CONHECER ESTA BELA REGIÃO, APESAR DE SER BRASILEIRA, MAS TENHO MUITOS TRAÇOS ITALIANOS.
    UM ABRAÇO!

    1. Olá, Eliana! Obrigada pela visita e comentário! 🙂 Espero que venha logo conhecer a Toscana linda!!! Bjos

  8. AvatarThais Jane Barsaglini Navegacomentou

    Estou entrando agora no site e gostaria de saber se Marciana Marina faz parte da Toscana. Gostaria de ver algumas fotos de lá também. Obrigada.

  9. AvatarNeusa Contercomentou

    Linda Toscana.

  10. AvatarNelira Neves Di Franco Vieiracomentou

    Bom dia.
    Belíssima regiao!!! Excelente resumo para quem quer conjecer um pouco mais da Itália. Existe o mesmo trabalho em relação às demais regiões do país?

    1. Oi, Nelira! O blog Viva Toscana fala mesmo só sobre a Região Toscana, mas eu tenho amigas que tem blogs em outras áreas da Itália: Milão nas Mãos, Roma pra Você e Itália per Amore (Veneza). Deixo o convite para você visitar o blog delas! Um bacio!