Clima na Itália – o que levar na mala

Uma dúvida comum entre os viajantes é sobre o clima na Itália e o que colocar na mala. Nas estações do ano extremas é fácil: no verão roupas leves, no inverno, roupas mais pesadas… enquanto que nas meia estações sempre fica a dúvida… Como vocês podem imaginar, com a mudança climática que a Terra está vivendo fica cada vez mais difícil prever temperaturas e chuvas, mas por sorte a Itália ainda mantém as quatro estações do ano muito bem definidas!

quatro-estacoes-do-ano-toscana
Inverno – Primavera – Verão – Outono

A Itália encontra-se dentro da área climática classificada como Temperado Mediterrâneo, o que significa em modo geral temperaturas amenas ao longo do ano, verão seco e inverno chuvoso. De norte a sul do país as temperaturas médias mudam consideravelmente, são mais baixas no Norte, onde ficam os Alpes, e na Pianura Padana (centro norte), e mais altas nas ilhas, litoral e no Sul, que sofrem influência de ventos quentes do norte da África. Por este motivo, neste artigo vou me concentrar em dados específicos do clima da Toscana, que vocês podem aplicar para as outras regiões da Itália Central, como Lazio e Umbria

Inverno na Toscana

Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Esta parece ser a estação do ano mais temida pelo brasileiros!!! 😀 “Vou para Florença em Janeiro, faz muito frio?”  Ehhh, sinto lhe dizer, mas faz frio, sim… porém, nada fora do tolerável! A temperatura média fica entre 3°C e 13°C, mas pode chegar a mínimas abaixo de zero. Não é comum nevar, mas pode acontecer em frios excepcionais.

inverno-toscana
Inverno – Piazza della Repubblica, Florença

Vantagem: cidades mais vazias, menos filas para visitar os museus, preços baixos de hotéis e carros.
Desvantagem: dias mais curtos, algumas lojas e restaurantes de pequenas cidades fecham.

Dezembro é um mês especial para visitar a Toscana, pois as cidades estão decoradas para o Natal e acontecem diversos mercadinhos e eventos ligados à festividade! Em Florença, é imperdível a Cavalcata dei Magi, que acontece no dia de Reis (6 de Janeiro).

Na Mala: Meias feitas com cashmere, botas ou sapatos fechados com sola grossa de borracha, camisetas térmicas para usar como segunda pele, gorro ou chapéu, luvas, cachecol largo, casacos de plumas e tecido impermeável ou semi-impermeável, de preferência com capuz. Saiba mais: “10 Itens Indispensáveis para Sobreviver ao Inverno Italiano”

Primavera na Toscana

Março, Abril e Maio

Esta é a época que a Natureza renasce após os longos meses de frio! <3 Os vinhedos devagarinho voltam a ficar verdes, praças e balcões das casas estão decoradas com flores! A temperatura média fica entre 6°C e 23°C e a diferença térmica entre dia e noite é considerável, então a dica é se vestir em camadas.

girassol-na-toscana
Primavera – entre os meses de Junho e julho é possível ver os campos de girassol!!

Vantagem: beleza natural, temperaturas amenas
Desvantagem: alergias pelo excesso de pólen no ar, cidade está mais cheia, hospedagem e aluguel de carros mais caros

Durante os meses da Primavera, volta a agenda de eventos à céu aberto! Nesta época acontecem feiras importantes de artesanato e aberturas extraordinárias de jardins privados. Aliás, ótima época para admirar a beleza da Natureza visitando o Jardim de Boboli e o Jardim Bardini.

Na Mala: Se for no fim da Primavera, é possível usar calçados abertos e bermudas/saias. Não deixe de trazer um casaco meia estação (couro, jeans ou piuminos leves) para as noites e manhãs que costumam ter temperaturas mais baixas. Ao longo do dia, com o sol, a temperatura fica agradável até mesmo para usar manga curta. Um acessório importante é o lenço para se proteger de trocas repentinas de temperatura que causam resfriados.

Verão na Toscana

Junho, Julho e Agosto

Se você acha que Europa é sinônimo de frio, vai se espantar com o calor do verão Italiano! Temperaturas médias de 15°C a 30°C, e se manter mesmo nos 30°C estamos com sorte, pois é comum os ponteiros se aproximarem aos 40°C e em casos excepcionais provocar sensação de 45°C. Em Florença, particularmente, o verão é abafado devido a falta de circulação de ar.

Castiglione della Pescaia, Província de Grossetto, litoral sul da Toscana

Vantagem: dias longos devido ao horário de verão (pôr-do-sol às 21:00), malas mais leves
Desvantagem: alta estação, cidade está lotada, filas maiores nos museus, hospedagem e aluguel de carros mais caros e menos opção de escolha.

Em Agosto tem o temido “Ferragosto” no dia 15, e no Brasil chega a informação errada que tudo está fechado e que a Itália pára completamente. Não é bem assim… Mito explicado neste artigo: A Verdade sobre Ferragosto na Itália

Na Mala: shorts, bermuda, saia, sapatos abertos, camisetas de manga curta ou regata, vestidos, chapéu, lenço (para se cobrir ao entrar nas igrejas). Saiba mais: “10 Itens Indispensáveis para Sobreviver ao Verão Europeu”

Outono na Toscana

Setembro, Outubro e Novembro

Esta é particularmente a minha época do ano preferida, quando a paisagem muda dia a dia, revelando as diversas cores e tonalidades do outono. Com temperaturas amenas, entre 7°C e 27°C, a primeira metade com menos probabilidade de chuva, enquanto que a segunda metade é mais chuvosa e também mais fria.

outono-ponte-vecchio-florenca
Outono – Ponte Vecchio, Florença

Vantagem: beleza natural, gastronomia, temperaturas amenas, Novembro é baixa estação
Desvantagem: chuvas em novembro,  Setembro é alta estação.

Durante o mês de Setembro e Outubro acontece a colheita da uva e da azeitona e por isto o momento de diversas feiras e eventos ligados ao vinho e gastronomia! Um prato cheio para os “buon gustai” como eu! 😀

Na Mala: Se for início do Outono, é possível ainda usar calçados abertos e bermudas/saias. Na primeira metade da estação, durante dias ensolarados, a temperatura fica agradável até mesmo para usar manga curta. Casacos meia estação (couro, jeans ou piuminos leves e impermeáveis) combinados com casacos de malha para dias mais frios da segunda metade do outono. Um acessório importante é o lenço para se proteger de trocas repentinas de temperatura que causam resfriados.

Para mais informações sobre a previsão do tempo, visitem o site: www.meteo.it

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 comentários

  1. Sinara Camargo kramercomentou

    Vou pra Itália em outubro o que devo levar na mala?