10 Itens Indispensáveis para Sobreviver ao Verão Europeu

Costumamos associar a Europa ao frio… Difícil imaginar que aqui faça tanto calor! Os termômetros durante o verão marcam temperaturas entre 30 e 40 graus e só mesmo depois que o sol vai embora que dá uma “refrescada”. Fazer passeios nestas condições é realmente um desafio! Neste artigo, 10 itens que devem entrar na sua mala, ou mesmo comprados aqui, para enfrentar o verão europeu que você não esperava ser tão quente!
babi-italian-colours

1. Chapéu

O chapéu é um acessório mais usado por nós brasileiros na praia e piscina, mas pouco no dia-a-dia. Nas andanças pelas ruas do centro histórico ele vira acessório obrigatório: protege o rosto e os cabelos do sol, além de ser muito charmoso tanto pra ela quanto pra ele! Procure por modelos feitos com materiais ou trançados que permitam a ventilação, assim não dá aquela sensação de abafado!

Onde encontrar: em lojas de departamento, como a Rinascente ou a Coin, ou em lojas grandes como a Zara e H&M. Se procura por algo local, na feira ao redor do Mercado Central de San Lorenzo.

2. Protetor Solar

Nem preciso falar sobre os efeitos do sol sobre a pele… câncer, envelhecimento precoce, manchas… Nas farmácias você encontra protetor solar específico para o rosto a preços entre 15 e 25 euros, alguns deles com pigmento que funcionam também como base!

3. Leque
Coisa de vovó, mas muito útil quando o tempo não colabora com uma briza sequer! Em lojas como a Acessorize ou H&M você encontra uns modelos mais coloridos e modernos! Você vai amar ter um na bolsa quando  estiver parada na fila para entrar no museu! 😉

4. Óculos de Sol

Em Florença, assim como em outras cidades, você vai encontrar um monte de óculos de marca “genéricos” . Não se esqueça que o óculo de sol não é somente um acessório cool, mas tem a função de proteger seus olhos dos raios UV, então resista à tentação de comprar os baratex de 10€.

5. Regata

Aposte das blusas sem mangas, regatas e alcinhas e para valorizar o look, jogue com acessórios como colar e brincos. Se faltar opção na mala, uma loja que tem roupas básicas à bom preço é a Tezenis, uma rede famosa e fácil de encontrar em toda a Itália.

6. Saia e Shorts

No auge do verão as minhas calças jeans não saem do guarda-roupas, nem de noite! Saias, bermudas e shorts predominam o look. Calça comprida somente de material leve e fresco, como viscose ou poliéster. Para o look noite, apostem em vestidos e saias longas!

Eu e Marcela nos Giardini di Boboli

7. Sandália

Às vezes o calor é tão grande que não dá pra encarar um tênis. O sapato aberto vira obrigatório, mas que modelo escolher para não machucar o pé? Depois de algumas bolhas que ganhei (até mesmo da havaianas), meu conselho é procurar por sapatos que tenham sola alta, levemente elevado no calcanhar, com tiras largas e que sejam bem presos ao pé. Se achar um modelo com elástico, é o ideal! Se a bolha surgir, ou se seu sapato aperta/machuca em algum ponto, a solução é comprar na farmácia um dos produtos da Compeed que tem um modelo ideal para cada tipo de problema do pé!

Marcas de sapatos confortáveis que costumo comprar: Geox e Prima Donna

8. Água
Beba muita, muita água. O dia todo. Em Florença e em algumas cidades italianas (como Roma), a água é potável. Leve com você uma garrafinha para enchê-la. Além de economizar, é uma atitude ecológica!

Água potável em Florença: Duomo, Palazzo Vecchio, Loggia del Grano, Ponte Vecchio, Piazza Pitti, Piazza di San Nicolò,

 
9. Sorvete
Não que a gente precise da desculpa do calor para tomar os maravilhosos sorvetes italianos, mas no verão em qualquer momento o gelato é uma boa pedida! Para quem prefere ficar na versão mais light, peça pelo sorbetto, sabores de fruta com água, sem leite. Veja onde encontrar os melhores sorvetes de Florença [aqui].

10. Xale

O último item da minha lista pode parecer estranho, mas tem o seu porquê. As igrejas não permitem a entrada de pessoas com ombros e pernas (acima do joelho) descobertas. O xale vai entrar em ação neste momento! Na feirinha ao redor do Mercado Central de San Lorenzo e na Loggia del Porcellino você encontra xales lindos de diversos materiais, cores e estampas!

Todas as fotos deste artigo foram feitas e cedidas pela nossa fotógrafa Marcela, parceira do Viva Toscana na sessão de fotos! Conheça mais o seu trabalho aqui.

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Babi!! adorei as dicas, vou em agosto e já irei colocar em prática! abraços