10 Itens Indispensáveis para Sobreviver ao Verão Europeu

Costumamos associar a Europa ao frio… Difícil imaginar que aqui faça tanto calor! Os termômetros durante o verão marcam temperaturas entre 30 e 40 graus e só mesmo depois que o sol vai embora que dá uma “refrescada”. Fazer passeios nestas condições é realmente um desafio! Neste artigo, 10 itens que devem entrar na sua mala, ou mesmo comprados aqui, para enfrentar o verão europeu que você não esperava ser tão quente!

babi-italian-colours

 

1. Chapéu

O chapéu é um acessório mais usado por nós brasileiros na praia e piscina, mas pouco no dia-a-dia. Nas andanças pelas ruas do centro histórico ele vira acessório obrigatório: protege o rosto e os cabelos do sol, além de ser muito charmoso tanto pra ela quanto pra ele! Procure por modelos feitos com materiais ou trançados que permitam a ventilação, assim não dá aquela sensação de abafado!

Onde encontrar: em lojas de departamento, como a Rinascente ou a Coin, ou em lojas grandes como a Zara e H&M. Se procura por algo local, na feira ao redor do Mercado Central de San Lorenzo.

2. Protetor Solar

Nem preciso falar sobre os efeitos do sol sobre a pele… câncer, envelhecimento precoce, manchas… Nas farmácias você encontra protetor solar específico para o rosto a preços entre 15 e 25 euros, alguns deles com pigmento que funcionam também como base!

3. Leque

Coisa de vovó, mas muito útil quando o tempo não colabora com uma briza sequer! Em lojas como a Acessorize ou H&M você encontra uns modelos mais coloridos e modernos! Você vai amar ter um na bolsa quando  estiver parada na fila para entrar no museu! 😉

4. Óculos de Sol

Em Florença, assim como em outras cidades, você vai encontrar um monte de óculos de marca “genéricos” . Não se esqueça que o óculos de sol não é somente um acessório cool, mas tem a função de proteger seus olhos dos raios UV, então resista à tentação de comprar os baratex de 10€.

5. Regata

Aposte das blusas sem mangas, regatas e alcinhas e para valorizar o look, jogue com acessórios como colar e brincos. Se faltar opção na mala, uma loja que tem roupas básicas à bom preço é a Tezenis, uma rede famosa e fácil de encontrar em toda a Itália.

6. Saia e Shorts 

No auge do verão as minhas calças jeans não saem do guarda-roupas, nem de noite! Saias, bermudas e shorts predominam o look. Calça comprida somente de material leve e fresco, como viscose ou poliéster. Para o look noite, apostem em vestidos e saias longas!
Eu e Marcela nos Giardini di Boboli

7. Sandália

Às vezes o calor é tão grande que não dá pra encarar um tênis. O sapato aberto vira obrigatório, mas que modelo escolher para não machucar o pé? Depois de algumas bolhas que ganhei (até mesmo da havaianas), meu conselho é procurar por sapatos que tenham sola alta, levemente elevado no calcanhar, com tiras largas e que sejam bem presos ao pé. Se achar um modelo com elástico, é o ideal! Se a bolha surgir, ou se seu sapato aperta/machuca em algum ponto, a solução é comprar na farmácia um dos produtos da Compeed que tem um modelo ideal para cada tipo de problema do pé!

Marcas de sapatos confortáveis que costumo comprar: Geox, Prima Donna e Flex

8. Água

Beba muita, muita água. O dia todo. Em Florença e em algumas cidades italianas (como Roma), a água é potável. Leve com você uma garrafinha para enchê-la. Além de economizar, é uma atitude ecológica!

 

Água potável em Florença: Duomo, Palazzo Vecchio, Loggia del Grano, Ponte Vecchio, Piazza Pitti, Piazza di San Nicolò,

9. Sorvete

Não que a gente precise da desculpa do calor para tomar os maravilhosos sorvetes italianos, mas no verão em qualquer momento o gelato é uma boa pedida! Para quem prefere ficar na versão mais light, peça pelo sorbetto, sabores de fruta com água, sem leite. Veja onde encontrar os melhores sorvetes de Florença!

10. Xale

O último item da minha lista pode parecer estranho, mas tem o seu porquê. As igrejas não permitem a entrada de pessoas com ombros e pernas (acima do joelho) descobertas. O xale vai entrar em ação neste momento! Na feirinha ao redor do Mercado Central de San Lorenzo e na Loggia del Porcellino você encontra xales lindos de diversos materiais, cores e estampas!

Todas as fotos deste artigo foram feitas e cedidas pela nossa fotógrafa Marcela, parceira do Viva Toscana na sessão de fotos! Conheça mais o seu trabalho aqui.

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Babi!! adorei as dicas, vou em agosto e já irei colocar em prática! abraços