Desfile dos Reis Magos em Florença

Acabo de retornar do centro histórico de Firenze, onde pude assistir bem de perto à “Cavalcata dei Magi“, uma procissão histórica com figurantes vestidos à caráter, cavalos, banda e os sbandieratori (os jogadores de bandeiras).
Os figurantes dos Três Reis Magos sobre os cavalos – Piazza Duomo
Estes cavalos eram lindos e gigantes!!! Estavam enfeitados com brilho na crina. Algumas horas a passagem era estreita e dava um pouco de medo ficar tão próximo, mas no fim, nada de imprevisto! 🙂
Centenas de turistas e fiorentinos assistiram à apresentação que iniciou na Piazza Pitti em direção ao Ponte Vecchio, Piazza della Signoria, finalizando na Piazza Duomo, onde os aguardavam um presépio vivente.
Um carro de polícia seguia os últimos figurantes, e uma multidão seguia o carro!
Os figurantes dos Três Reis Magos presentearam simbolicamente o menino com ouro, mirra e incenso. É feita a leitura desta passagem do evangelho comentada pelo Arcebispo.
As vestimentas são típicas da época Renascentista. Muito lindo!
Esta tradição nasceu no século XV com a Compagnia de’Magi que a cada 3 anos relembrava a viagem que os 3 Reis Magos fizeram até Jerusalém para presentear o menino Jesus. Faziam parte desta Companhia poetas, humanistas, escritores e alguns personagens importantes da Família Medici.
Gente!!! As aves eram de VERDADE!!!
Um testemunho da adoração da Família Medici aos Magi é o afresco feito por Benozzo Gozzoli em 1459 na capela do Palazzo Medici Riccardi, que na época era a residência da Família. O Afresco representa a cavalgada dos 3 Reis Magos à Jerusalém. Benozzo retrata em seu afresco diversos membros da Família Medici e personalidades políticas importantes da época.
Cavalcata dei Magi, por Benozzo Gozzoli (1459), Capela dei Magi do Palazzo Medici Ricardi, Firenze
Não foi fácil driblar todo o público e convencer os organizadores que valia à pena deixar euzinha passar no meio da procissão para fazer as fotos!!! Foram mais de 100 cliques, mas selecionei as melhores para publicar no Facebook. Veja aqui.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Eneida Maria Scarambonecomentou

    Lindíssimo, breve irei conhecer a Itália ao vivo e a cores!!!