Wine Tour no Chianti

Quem me segue lá no Facebook e Instagram ficou sabendo que ontem eu fiz um especial no Insta sobre um wine tour no Chianti! Visitei duas cantinas, almocei no Il Vescovino (que vocês já conhecem) e finalizei o dia na Expo Chianti Classico em Greve in Chianti! Conto aqui mais detalhes do dia, e quem quiser fazer este passeio comigo, e só entrar em contato

Primeira Parada: La Massa
Esta é uma vinícola “nova” para os padrões italianos. Gian Paolo Motta comprou o “Podere di Massa” em 1992. São terras que produzem vinho desde o século 15, o que não significa, claro, que as videiras são seculares… De fato, a produção sofreu uma grande mudança em 2009 com o estudo aprofundado dos vários tipos de terreno e seu melhor aproveitamento para o cultivo de cada tipo de uva. São elas, cabernet sauvignon, merlot, sangiovese, petit verdot e alicante, que produzem 3 tipos de Toscano IGT
La Massa, 13,5% álcool, com 60% de Sangiovese, 30% Merlot e 10% Cabernet + Alicante
Giorgio Primo, 14% álcool, com 65% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot, 5% Petit Verdot
Carla, 15,5% álcool, 100% Sangiovese
A “casinha de pedra” que você vê por fora esconde uma cantina super moderna, projetada pelo arquiteto francês Bernard Masier, e seguindo a paixão de Gian Paolo pela Ferrari. 

 Segunda Parada: Il Vescovino

O restaurante dos queridos Sergio e Renata, brasileiros de Barretos que realizaram o sonho de abrir seu próprio restaurante no Chianti. Quem ainda não leu a história deles, veja aqui! Embora o restaurante tenha como especialidade pratos italianos, nosso almoço foi bem brasileirinho: picanha com farofa crocante! Mimos do Sérgio… rs, pois esse prato não está no menu, claro! Super coincidência foi encontrar dois leitores do Viva Toscana que foram lá depois de ler a matéria do blog!
Terceira Parada: Il Palagio
Uma produtora administrada por uma única família bem pequena! Somente 8 pessoas cuidam da produção de cerca 25 mil garrafas ao ano. Nos 13 hectares de terreno são cultivados somente uvas biológicas de tipo sangiovese e mertot para a produção de Chianti Classico e Toscano IGT. O lugar é encantador: uma casa secular com muros em pedra coberta por uma trepadeira, cercada pelo gramado bem verdinho, vasos floridos, uma grande mesa de madeira sobre a sombra do pergolado… perfeito para degustar os vinhos:
– Il Palagio, Chianti Classico, 95% Sangiovese, 5% Merlot
– Il Palagio Riserva. Chianti Classico Riserva, 95% Sangiovese, 5% Merlot
– Torgentile, Toscano IGT, 50% Sangiovese, 50% Merlot
– Vignadelle Bambole, Chianti Classico, 100% Sangiovese, envelhecido ao menos 48 meses.
– Ignobile IGT, 100% Sangiovese
Quarta Parada: Expo Chianti Classico
Este é o 45° ano da maior feira de vinho do Chianti. São 4 dias de feira, de quinta à domingo, onde é possível degustar e comprar vinhos direto dos produtores dos mais de 100 expositores da região. Ano passado eu escrevi uma matéria contando como participar, caso não tenha visto, leia aqui! 
Quer passar um dia como este durante suas férias na Toscana? Entre em contato com o Viva Toscana! Organizamos wine tour com visita às cantinas citadas com degustação!

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Juraci Santillicomentou

    eu e meu esposo chegaremos em Roma 17/06 e voltamos 22/06 e gostaríamos de fazer o tour vinho em Chianti eita para Maranello Ferrari e Veneza o que vcs teriam?
    Obrigada

    1. Oi, Juraci! Acabo de te enviar um email com as informações dos dois passeios. Caso não tenha recebido, verifique se o email não foi parar por engano na caixa de span. Abraços!