Não Deixe de Provar em Siena!

Na Itália e Toscana a gastronomia é muito regionalizada. “Mas no Brasil também é”, você deve estar pensando… Sim, mas pense que Itália é um pouco menor que o Estado de Minas Gerais e a Toscana é grande quanto Sergipe!!! Florença, Siena, Pisa tem tradições alimentares diferentes, cada um seu prato típico. Durante a sua viagem, peça o prato certo no lugar certo! Saiba o que pedir em Siena:

siena-22


Crostini Neri
Um antepasto feito de fatias de pão torrado coberto com patê de figado de frango, cebola, azeite de oliva, vinho, alcaparras, anchovas e o ingrediente que o diferencia da versão fiorentina, baço de frango. Este é um tipo de prato típico que é melhor comer sem explicar muito… hehe!

fonte: www.lalocandadelvinonobile.it

Pici senese

Massa feita a mão, parece um spaghetti só que mais grosso e não uniforme. Os molhos que acompanham são: Aglione (tomate com alho e peperoncino), Caccio e Pepe (queijo de ovelha e pimenta) ou Ragù (carne moída de boi, javali ou mesmo pato).

Pici Caccio e Pepe

Cinta senese
É uma raça muito antiga de suíno típica de Siena, criada livremente, caracterizada por ser preto com uma faixa (cinta) branca na altura do pescoço.
É utilizado na produção de diversos salames – salame di Cinta Senese, lardo, pancetta, capocollo… – mas também feito da grelha (Tagliatta di Cinta Senese).

fonte: www.altissimoceto.it

Panforte e Ricciarelli
São os dois doces de tradição senese.
O Panforte foi uma receita inventada no século XIII por uma madre. Feito com diversas especiarias, farinha, mel, amêndoas, nozes, avelã e fruta seca.

Diz a lenda que a receita para o Ricciarelli chegou em Siena através de um cavaleiro de retorno das Cruzadas. Feito a base de amêndoas, açúcar, clara de ovo, fruta cristalizada e baunilha, cozido no forno e coberto com açúcar de confeiteiro.

Vinho
Entre os tintos encontramos uma vasta opção – Chianti Classico, Chianti Colli Senesi – que inclui os melhores vinhos da Itália: Nobile di Montepulciano, Brunello de Montalcino. Entre os brancos a protagonista é a Vernaccia di San Gimignano.



Confira também: Não deixe de provar em Florença!

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Olá Babi, parabéns pelo blog!Muito interessante isso da "regionalização" italiana, é estranho para quem vive num país gigantesco como o Brasil ver lugares tão próximos e pequenos ser tão diferentes!
    Estou indo para a Itália no final de novembro com meu marido e passaremos cinco dias em Firenze, onde encontraremos alguns familiares.Teremos um dia livre e neste dia resolvi fazer uma pequena excursão rodoviária por Siena e San Gimignano conforme algumas dicar que peguei na net.Mas me dá uma dica, é melhor eu comprar os bilhetes on line antecipadamente ou deixo pra comprar aí em Firenze?Muito obrigada e um grande beijo!