Não deixe de Provar em Florença!

A Itália é referência mundial quando o assunto é gastronomia. Cada região e mesmo cada cidade tem o seu prato típico, feito com ingredientes locais. Na Toscana a variedade é enorme, um dos melhores lugares da Itália para comer carne! Neste artigo eu conto para vocês quais são os pratos típicos de Florença que você não deve deixar de provar quando visitá-la: 

Panzanella

É um prato típico do verão servido como antepasto. Salada de pão amanhecido e amolecido com água e vinagre, com tomate, pepino e cebola, temperada com manjericão, azeite, sal e pimenta.

Papa al pomodoro
É um prato típico do inverno, servido como primo piatto. É uma sopa feita com pão, tomate, cebola, manjericão, temperada com azeite, sal e pimenta.

Ribollita
É um prato típico do inverno, servido como primo piatto. É uma sopa que encontramos em várias cidades toscanas com pequenas variações, mas os ingredientes fundamentais são pão amanhecido, cavolo nero e feijão. É chamado de ribollita porque é um prato de origem campestre feita em grande quantidade e por isto esquentada diversas vezes (bollire significa ferver).

Pappardelle al Cinghiale ou ai Funghi Porcini
É um prato típico do inverno por ser feita com carne de caça, servida como primo piatto. Pappardelle é uma massa longa, larga e chata, e cinghiale é carne de javali.

O funghi porcini cresce em zonas de floresta, acima de 500-600 metros de altitude, com alta umidade. O período de colheita é no outono, logo ele é usado em pratos do outono e inverno.

Bistecca alla Fiorentina
O prato fiorentino por excelência, servido como secondo piatto. É um corte alto com osso de carne bovina de raça Chianina, típica toscana, feita mal passada na brasa. O preço no cardápio é sempre de 100g e um pedaço pequeno pesa cerca de 800g, que serve 2 pessoas, mas o ideal é pegar um pedaço de cerca 1,2 Kg.

Peposo
É um prato típico do inverno, servida como secondo piatto. Feito de músculo fervido por muitas horas com tomate, cebola e pimenta. Contam que foi um prato inventado durante a construção da cúpula de Brunellescchi.

fonte: epicureandculture.com

Os vinhos produzidos na zona de Firenze e província são:
Chianti Classico, Chianti Colli Fiorentini e Chianti Rufina 

Deixe seu comentário

10 comentários

  1. Adorei as dicas, mas queria ver tbm pratos típicos de verão! Vou esperar esse post ansiosamente!
    Parabéns pelo blog!
    beijos

  2. Marconicomentou

    Agora deu saudades de almoçar no Dario Cecchini 🙂

  3. Oi, Karla! Puxa… na culinária toscana a maioria dos pratos é de inverno… No verão tem a panzanella e outros pratos que vc encontra em toda a Itália, como a salada caprese (tomate com mozzarella di bufala) e prosciuto e melone (presunto crú com melão). Em linha geral, são estes os pratos típicos de verão! Bjos e obrigada pela visita e recadinho!

  4. Oi, Babi! Comi a bistecca alla fiorentina. Realmente muito boa! Agora preciso voltar para experimentar o restante dos pratos! haha bjo!

  5. Daniel Carli Teixeiracomentou

    Babi, a dica da Tratoria Del’Orto foi excelente! O risoto de zuchinni estava ótimo e a bisteca muito bem feita, mas o melhor foi a atenção do proprietário Arturo e sua esposa Elza, ambos muito agradáveis e fluentes em português (ele mais do que ela, rs). Também adoramos a sua companhia e outras dicas nesses dois dias. Parabéns!

    1. Oi, Daniel! Que legal saber que foram na Trattoria dell’Orto!!! Ótimas escolhas de pratos! Sou louca por este risotto do Arturo! Obrigada por vir aqui deixar seu comentário! 🙂 Bjos

  6. Marcia Boechatcomentou

    Estou indo no verão. Quais as dicas de comida para essa época?

  7. Eu precisava te agradecer por isto excelente ler!!!! Eu certamente amei cada um pouco de isso.
    Tenho você marcados para verificar novo coisas que você postar…