5 Melhores Filmes de Sophia Loren

“Tutto quello che vedete io devo agli spaghetti” – “Tudo isso que vocês veem eu devo ao spaghetti”. Inesquecível o striptease de Sophia Loren em “Ieri, Oggi e Domani”, filme que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1965. Dona de um beleza sem tempo, mais de 40 anos depois, com 73 anos, Sophia posou para o Calendário Pirelli.

Headshot of Sophia Loren, Italian actress, looking glamorous, wearing a shoulderless dress and a diamond necklace and diamond earrings in a studio portrait, against a white background, circa 1950. (Photo by Silver Screen Collection/Getty Images)

Sophia Loren nasceu em Roma em 1934, mas cresceu em Pozzuoli, próximo a Napoli, cidade natal de sua mãe. Entrou para o mundo cinematográfico muito jovem, após participar de Miss Itália 1950 e ganhar o prêmio de Miss Elegância, criado especialmente para ela. Inicialmente fez pequenas participações em filmes, até ser descoberta por Carlo Ponti e ganhar papeis de protagonista em diversas comédias dos anos 50′ até ser levada para Hollywood. Seus melhores filmes são contracenados com Marcello Mastroianni e dirigidos por Vittorio de Sica. Assim ela ganhou o Oscar de melhor atriz em 1962 com “La Ciociara” e a indicação em 1965 com “Matrimonio all’Italiana”.


1955 – Pane, Amore e…
Terceiro capítulo da série “Pane, Amore e Fantasia”, “Pane, Amore e Gelosia”. Sophia Loren interpreta uma vendedora de peixe de Sorrento que faz de tudo para seduzir o Marechal Carotenuto para conseguir ficar hospedada em sua casa sem pagar. Uma cena antológica, o mambo que Sophia dança com Vittorio de Sica.


1960 – La Ciociara

Sophia Loren interpreta Cesira, uma jovem viúva que para proteger a si mesma e sua filha Rosetta da guerra, se refugiam em uma cidadezinha ao sul de Roma. Retornando à Roma, elas serão violentadas por soldados marroquinos que fazem parte do exército americano. Um papel dramático que rendeu o Óscar e Palma de Ouro de melhor atriz em 1962.



1963 – Ieri, Oggi e Domani
O filme que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1965 é dividido em 3 capítolos protagonizados pela dupla Loren-Mastroianni. Mostra através da condição feminina, a mudança da Itália. No primeiro capítolo, Loren é Adelina, uma napolitana vendedora de cigarros contrabandiados que para evitar de ser presa, procura sempre estar grávida. No segundo capítolo interpreta Anna, uma rica mulher de Milão que tem um amante em condições econômicas diferentes da sua. E no terceiro é Mara, uma prostituta que recebe seus cliente num apartamento em Roma, com vista para Piazza Navona.


1964 – Matrimonio all’Italiana
Uma comédia que se passa em Napoli, no pós-guerra, com direção de Vittorio de Sica. Loren é a prostituta Filumena que durante um bombardeio conhece o rico Don Domenico, interpretado por Mastroianni. Os dois tornam-se amantes por anos, e para conseguir se casar com Don Domenico, Filumena irá inventar uma doença terminal. Com este papel, Loren foi indicada ao prêmio Óscar de melhor atriz em 1965.



1977 – Una Giornata Particolare
O “dia especial” se refere ao último dia de Hitler em Roma, 3 maio de 1938. Sophia Loren interpreta Antonietta, uma dona de casa mãe de 6 filhos e casada que neste “dia especial” conhece por Gabriele, um fascista desempregado. Antonietta se apaixona por Gabriele, mas se decepciona quando ele revela a sua homosexualidade. Um filme dramático que recebeu a nominação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1978 e melhor ator para Mastroianni.

Deixe seu comentário

9 comentários

  1. Oi, Janeisa! Eu também adorei pesquisar sobre esta grande mulher para escrever o artigo aqui no Viva! Muito obrigada por compartilhar no seu blog! Passei por lá e te deixei um recadinho tmb! 😉 Bjos!

  2. comentou

    Semprei gostei muito dos filmes de Sophia Loren.Adoro: El Cid, A garota do gângster, Tentação morena, e Duas mulheres.

  3. Anônimocomentou

    Vc sabe o nome do filme que ela fazia papel de pobre e se apaixona por um rei, para ficar com ele ela tinha que lavar pratos sem quebrar, mais sabotaram os seus pratos, desculpa é só isso que lembro quando passava eu era muito pequena

  4. Puxa…não me lembro… Tomara que alguém lembre para nos dizer!!! 😉

  5. Lourdes Menezescomentou

    Gostaria de saber o nome do filme que Sofia engravida a para não ser presa, assistir a muitos anos, lembro do filme mas esqueci o none

  6. Maracomentou

    Oi. Adorei o post!
    Cheguei até aqui porque procuro um filme de Sophia em que ela viajava com a filha para outra cidade à procura de uma vida melhor. A filha conseguiu ser uma atriz requisitada… Não cheguei de ver o final nem sei o nome do filme..