Fiesole – a minha cidade!

Muito próximo à Firenze, sobre uma das colinas que a circunda, esconde-se uma cidadezinha cheia de charme chamada Fiesole, a minha cidade!

Piazza Mino, vista para a prefeitura

Fiesole é uma das mais importantes cidade de origem etrusca. Fundada no século IV a.C., foi invadida pelos romanos e caiu sob o seu domínio já no século seguinte. Os vestígios desta colonização são ainda visíveis na principal atração turística da cidade: o Teatro Romano. Podemos admirar vestígios da necrópole, termas romanas e outros edifícios. O excelente estado de conservação do Teatro permite que ele abrigue no verão um festival de música conhecido por Estate Fiesolana, onde até mesmo Milton Nacimento já se apresentou!
fonte: Wikipedia
Outro ícone arquitetônico da cidade é o Duomo di San Romolo, localizado na Piazza Mino. A principal igreja da cidade foi construída no século XI em estilo românico. Seu interior é majestoso e severo na sua simplicidade. San Romolo é o padroeiro da cidade e no seu dia, 06 de julho, comemora-se com uma festa e show de fogos.

Duomo di San Romolo
Piazza Mino, vista para o campanário do Duomo.
Inverno de 2010
Fiesole é uma ótima opção de passeio de um dia, e mesmo sendo pequena, oferece os mais variados tipos de turismo: ecológico, gastronômico e cultural. Chega-se à ela com o ônibus comum, número 7, que leva cerca de 20 minutos da Praça San Marco em Firenze, até a Piazza Mino em Fiesole. O caminho até a cidade já faz valer a pena o passeio! Durante a subida você verá belíssimas paisagens da cidade e do campo! Faço esse caminho todos os dias e acho que nunca vou enjoar da vista! Sempre me emociona! Por isso, escolha uma “bella giornata” (um belo dia), para a visita e, se possível, sente-se do lado direito do ônibus para ter a vista privilegiada! 😉
Vista para a colina de Fiesole
A vida em Fiesole está concentrada na sua praça principal, Piazza Mino, rodeada pelas mesas de restaurantes e bares. Como toda cidade pequena, encontra-se uma opção de escolha para cada categoria. Assim, temos: uma pizzaria, uma tratoria, um restaurante, uma osteria, um bar, um pub, um café, uma sorveteria, uma doceira e assim por diante! As lojas não são muitas, mas duas em especial merecem uma visita: a de cerâmica típica toscana e a de ferro battuto.

Restaurantes de Piazza Mino
Em domingos intercalados Fiesole abriga dois tipos de mercado: artesanato (terceiro domingo do mês) e antiquariado. Sábado tem feira livre com bancas de frutas, verduras, pães, queijos e salames.

Mercado de artesanato
Objetos em madeira de oliva
Para quem curte turismo cultural, além do Teatro Romano e seu Museu Arqueológico, na praça principal embaixo do terraço tem uma Galeria de Arte que recebe diversas exposições temporárias. A própria Piazza Mino é um museu à céu aberto! Além da estátua equestre de Vittorio Emanuele II e Garibaldi  (em bronze de Oreste Calzolare), outras esculturas ficam expostas à temporada e são constantemente substituídas por novas de outros artistas. Entre o Duomo e o Teatro Romano encontra-se o Museu Bandini, com obras dos períodos bizantino e renascentista e em especial uma coleção de cerâmicas de Giovanni della Robbia feitas com sua técnica da terracotta envidraçada. No Palazzo Vescovile, em frente á entrada do Duomo, encontra-se o Museu de Arte Sacra.
Exposição de esculturas em bronze – Piazza Mino
fonte:Wikipedia

San Romolo e due suoi compagni martiri (1515-1520)

Parque de Montecceceri
Se você estiver disposto à fazer uma caminhada e entrar em contato com a Natureza, Fiesole tem uma reserva natural de 44 hectares: o Parque Montececeri. As trilhas passam por antigas pedreiras de extração de mármore e uma em especial conduz até a Praça Leonardo da Vinci, onde dizem que o arquiteto/inventor ia testar seus experimentos. Outra caminhada mais curta, mas não menos cansativa, é até a Igreja de São Francisco de Assis. A subida ingrime se inicia ao lado do Duomo. Dica: na metade da ladeira, prefira subir as escadas à sua direita e faça o caminho até a igreja pelo jardim. Você chegará pela sua frente, poderá observa-la e, após alguns passos em sua direção, terá uma surpresa ao olhar para a sua esquerda. Dali temos uma maravilhosa vista panorâmica à 300 metros de altura para toda Firenze! Programe-se para pegar o pôr-do-sol, será uma inesquecível lembrança de Fiesole!

Vista para Firenze do topo da Igreja de São Francisco de Assis

Curiosidades

Villa Medici di Fiesole
No fim do século XVIII Fiesole foi a cidade preferida dos 
estrangeiros onde adquirir uma casa de veraneio. As vilas da nobreza fiorentina foram reformadas e ganharam lindos jardins, alguns deles visitáveis até hoje.

Fiesole foi em 1910 o endereço do arquiteto modernista Frank Lloyd Wrigt.Villino Belvedere – Via Verdi 

O nome da Piazza Mino homenageia o escultor Mino di Giovanni Mini da Poppi, conhecido por “Mino da Fiesole”, responsável pelas decorações do Duomo di San Romolo.
De 1884 a 1938 o transporte urbano de Firenze à Fiesole era feito com um bondinho que primeiramente tinha tração animal, passando à vapor e em seguida elétrica. Percorria cerca de 7300 metros.
fonte: Wikipedia
Importantes instituições de ensino tem sede em Fiesole, como a Universidade Européia, a Universidade de Harvard e a Universidade de Standford.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21 comentários

  1. Oi, Carolina! Na subida para Fiesole você encontra 2 hoteis 5 estrelas com estacionamento próprio. Na cidadezinha mesmo, tem hotéis de 1 a 4 estrelas, B&B. Não é zona ZTL, vc entra livremente, e tem estacionamento grátis e a pagamento. Precisando, é só usar o ônibus 7 que te deixa no centro de florença e vc pode peixar o carro estacionado aqui em cima! 🙂

  2. Carolinacomentou

    Olá, Babi. Fiesole também tem zona de trafego limitado? Você indicaria algum hotel na cidade? Estou planejando uma viagem para toscana em outubro e faria a viagem de carro. Como vi que estacionar em Florença é mais complicado e os hotéis são mais caros pensei em fazer base em Fiesole. O que você acha?

  3. Oi, Jéssica! Eu sempre usei os sites kijiji.it e subito.it pois te dá a possibilidade de encontrar anúncios publicados diretamente pelo proprietário, sem agência de intermédio. Mas se procura uma agência, veja no site immobiliare.it que concentra os anúncios de todas as agências! Abraços e boa sorte!!!

  4. Ei.. Adorei seu post, foi bem explicativo! Eu e minha familia estamos nos programando para irmos morar em Fiesole e eu gostaria muito de saber se você poderia por favor me indicar bons sites de imobiliarias da região de Toscana. Desde já agradeço! 🙂

  5. Fiesole realmente é encantadora, vale a pena se programar e ir vistá-la, tomar um café ao lado do teatro romano.

  6. Solange Victorinocomentou

    Estou impressionada!!!