Fiesole – a minha cidade!

Muito próximo à Firenze, sobre uma das colinas que a circunda, esconde-se uma cidadezinha cheia de charme chamada Fiesole, a minha cidade!

Piazza Mino, vista para a prefeitura

Fiesole é uma das mais importantes cidade de origem etrusca. Fundada no século IV a.C., foi invadida pelos romanos e caiu sob o seu domínio já no século seguinte. Os vestígios desta colonização são ainda visíveis na principal atração turística da cidade: o Teatro Romano. Podemos admirar vestígios da necrópole, termas romanas e outros edifícios. O excelente estado de conservação do Teatro permite que ele abrigue no verão um festival de música conhecido por Estate Fiesolana, onde até mesmo Milton Nacimento já se apresentou!
fonte: Wikipedia
Outro ícone arquitetônico da cidade é o Duomo di San Romolo, localizado na Piazza Mino. A principal igreja da cidade foi construída no século XI em estilo românico. Seu interior é majestoso e severo na sua simplicidade. San Romolo é o padroeiro da cidade e no seu dia, 06 de julho, comemora-se com uma festa e show de fogos.

Duomo di San Romolo
Piazza Mino, vista para o campanário do Duomo.
Inverno de 2010
Fiesole é uma ótima opção de passeio de um dia, e mesmo sendo pequena, oferece os mais variados tipos de turismo: ecológico, gastronômico e cultural. Chega-se à ela com o ônibus comum, número 7, que leva cerca de 20 minutos da Praça San Marco em Firenze, até a Piazza Mino em Fiesole. O caminho até a cidade já faz valer a pena o passeio! Durante a subida você verá belíssimas paisagens da cidade e do campo! Faço esse caminho todos os dias e acho que nunca vou enjoar da vista! Sempre me emociona! Por isso, escolha uma “bella giornata” (um belo dia), para a visita e, se possível, sente-se do lado direito do ônibus para ter a vista privilegiada! 😉
Vista para a colina de Fiesole
A vida em Fiesole está concentrada na sua praça principal, Piazza Mino, rodeada pelas mesas de restaurantes e bares. Como toda cidade pequena, encontra-se uma opção de escolha para cada categoria. Assim, temos: uma pizzaria, uma tratoria, um restaurante, uma osteria, um bar, um pub, um café, uma sorveteria, uma doceira e assim por diante! As lojas não são muitas, mas duas em especial merecem uma visita: a de cerâmica típica toscana e a de ferro battuto.

Restaurantes de Piazza Mino
Em domingos intercalados Fiesole abriga dois tipos de mercado: artesanato (terceiro domingo do mês) e antiquariado. Sábado tem feira livre com bancas de frutas, verduras, pães, queijos e salames.

Mercado de artesanato
Objetos em madeira de oliva
Para quem curte turismo cultural, além do Teatro Romano e seu Museu Arqueológico, na praça principal embaixo do terraço tem uma Galeria de Arte que recebe diversas exposições temporárias. A própria Piazza Mino é um museu à céu aberto! Além da estátua equestre de Vittorio Emanuele II e Garibaldi  (em bronze de Oreste Calzolare), outras esculturas ficam expostas à temporada e são constantemente substituídas por novas de outros artistas. Entre o Duomo e o Teatro Romano encontra-se o Museu Bandini, com obras dos períodos bizantino e renascentista e em especial uma coleção de cerâmicas de Giovanni della Robbia feitas com sua técnica da terracotta envidraçada. No Palazzo Vescovile, em frente á entrada do Duomo, encontra-se o Museu de Arte Sacra.
Exposição de esculturas em bronze – Piazza Mino
fonte:Wikipedia

San Romolo e due suoi compagni martiri (1515-1520)

Parque de Montecceceri
Se você estiver disposto à fazer uma caminhada e entrar em contato com a Natureza, Fiesole tem uma reserva natural de 44 hectares: o Parque Montececeri. As trilhas passam por antigas pedreiras de extração de mármore e uma em especial conduz até a Praça Leonardo da Vinci, onde dizem que o arquiteto/inventor ia testar seus experimentos. Outra caminhada mais curta, mas não menos cansativa, é até a Igreja de São Francisco de Assis. A subida ingrime se inicia ao lado do Duomo. Dica: na metade da ladeira, prefira subir as escadas à sua direita e faça o caminho até a igreja pelo jardim. Você chegará pela sua frente, poderá observa-la e, após alguns passos em sua direção, terá uma surpresa ao olhar para a sua esquerda. Dali temos uma maravilhosa vista panorâmica à 300 metros de altura para toda Firenze! Programe-se para pegar o pôr-do-sol, será uma inesquecível lembrança de Fiesole!

Vista para Firenze do topo da Igreja de São Francisco de Assis

Curiosidades

Villa Medici di Fiesole
No fim do século XVIII Fiesole foi a cidade preferida dos 
estrangeiros onde adquirir uma casa de veraneio. As vilas da nobreza fiorentina foram reformadas e ganharam lindos jardins, alguns deles visitáveis até hoje.

Fiesole foi em 1910 o endereço do arquiteto modernista Frank Lloyd Wrigt.Villino Belvedere – Via Verdi 

O nome da Piazza Mino homenageia o escultor Mino di Giovanni Mini da Poppi, conhecido por “Mino da Fiesole”, responsável pelas decorações do Duomo di San Romolo.
De 1884 a 1938 o transporte urbano de Firenze à Fiesole era feito com um bondinho que primeiramente tinha tração animal, passando à vapor e em seguida elétrica. Percorria cerca de 7300 metros.
fonte: Wikipedia
Importantes instituições de ensino tem sede em Fiesole, como a Universidade Européia, a Universidade de Harvard e a Universidade de Standford.

Deixe seu comentário

21 comentários

  1. Solange Victorinocomentou

    Estou impressionada!!!

  2. Fiesole realmente é encantadora, vale a pena se programar e ir vistá-la, tomar um café ao lado do teatro romano.

  3. Ei.. Adorei seu post, foi bem explicativo! Eu e minha familia estamos nos programando para irmos morar em Fiesole e eu gostaria muito de saber se você poderia por favor me indicar bons sites de imobiliarias da região de Toscana. Desde já agradeço! 🙂

  4. Oi, Jéssica! Eu sempre usei os sites kijiji.it e subito.it pois te dá a possibilidade de encontrar anúncios publicados diretamente pelo proprietário, sem agência de intermédio. Mas se procura uma agência, veja no site immobiliare.it que concentra os anúncios de todas as agências! Abraços e boa sorte!!!

  5. Carolinacomentou

    Olá, Babi. Fiesole também tem zona de trafego limitado? Você indicaria algum hotel na cidade? Estou planejando uma viagem para toscana em outubro e faria a viagem de carro. Como vi que estacionar em Florença é mais complicado e os hotéis são mais caros pensei em fazer base em Fiesole. O que você acha?

  6. Oi, Carolina! Na subida para Fiesole você encontra 2 hoteis 5 estrelas com estacionamento próprio. Na cidadezinha mesmo, tem hotéis de 1 a 4 estrelas, B&B. Não é zona ZTL, vc entra livremente, e tem estacionamento grátis e a pagamento. Precisando, é só usar o ônibus 7 que te deixa no centro de florença e vc pode peixar o carro estacionado aqui em cima! 🙂

  7. Oi, Juliana! Na Itália nunca é fácil estacionar, mas Fiesole tem estacionamento à pagamento e grátis. É preciso de um pouquinho de sorte! 😉

  8. Ciao Babi! Posso te fazer uma pergunta boba?! Pois bem, por que você decidiu morar em Fiesole e não em Firenze?
    Bacioneee adoro teu blog e as fotos do Insta!!

  9. Na descida (ou subida) de/para Fiesole, no meio do caminho – está a pequena igreja de S. Domingo com uma bela pintura de Fra Angelico. Era aqui que ele morava. Frente ao cemitério um caminho nos leva até o Mosteiro S. Domingo, hoje a Universidade Européia. Tem um belo café aberto ao público com um terraço e vista estonteante. Um caminho interno no pátio da Universidade nos leva até a Vila Schifanoia – aquela da foto acima. Vale a pena a caminhada por aqui.Flics

  10. Gisele Franco Arrunáteguicomentou

    Babi, bom dia! Estamos planejando viajar de carro pela Toscana e pensamos ( depois da sua apaixonada declaração de amor à Fiesole, claro!) em fixar nossa base em Fiesole e daí irmos e voltarmos às outras cidades. V. acha uma boa idéia? Poderia indicar onde ficarmos bem localizados em apartamento na cidade de Fiesole? Agradecemos demais! ABS . Gisele

    1. Oi, Gisele! Que legal que inspirei vocês a vir para Fiesole! 🙂 Daqui é bem transuilo fazer passeios bate-e-volta de carro para as demais cidades da Toscana, assim como para quem fica em Florença. As duas cidades são realmente muito próximas! Depois, aqui o problema de estacionamento para o carro é menos complicado de se resolver. Provavelmente o hotel terá um estacionamento. Como localização, o ideal é Piazza Mino ou arredores. Os hotel Villa Fiesole não fica no centrinho da cidade, mas vale a pena! Espero que aproveitem bastante a estadia!!! Abraços e boa viagem!

  11. Teresinhacomentou

    Vou em junho /18 à Florença e quero conhecer sua cidade. O ônibus da linha 7 tem vários horários e qual o local de desembarque?

    1. Oi, Teresinha! O Ônibus Linha 7 tem saída da Piazza San Marco em Florença e finaliza a sua corrida na Piazza Mino em Fiesole. Esta é a principal praça de Fiesole e dali você pode girar a pé por ela! 🙂 Legal saber que vem visitar Fiesole! Bjos e boa viagem!

  12. Teresinhacomentou

    Estou em Firenze e fui conhecer Fiesole neste domingo.Segui suas informações e cheguei facilmente lá.Você tem razão, é uma cidade encantadora.Amei tudo o que vi.Muito linda!Deu vontade de ficar.

    1. Oi, Teresinha! Que legal saber que visitou Fiesole seguindo as dicas do blog! Obrigada por vir aqui contar!!! Bjos pra vc!

  13. Terezinhacomentou

    Há como ir de Prato para Fiesole, de Trem ou de Bus?

    1. Sim, Você teria primeiro que ir até Florença e da Estação de trens de SMN pegar o ônibus numero 7 até Fiesole!