Como Realizei o Sonho de Morar na Itália

Eu nunca contei para vocês como eu cheguei em Firenze. Decidi fazer uma pós-graduação na Itália quando entrei na Faculdade de Arquitetura em 2004. Na verdade meu sonho foi sempre ir à Roma, a cidade eterna, mas uma oportunidade de estágio em Firenze acabou me trazendo pra cá! Cheguei à Itália em julho de 2009 com uma bolsa de estudos e um estágio de 15 dias em um escritório de arquitetura. Como consegui isto? 

babi_pienza

Sempre tive um interesse especial pela Itália. Uma parte por ser descendente de família italiana e em outro pela arquitetura, pelas construções do Império Romano, o Coliseu, e pela arquitetura renascentista… Tudo isto me encantava! Comecei a estudar italiano no mesmo ano que entrei para a faculdade. Eu vivia escutando musica italiana, colecionava camisetas com escrita Itália, comprava livros e revistas em italiano e vivia dizendo “um dia eu vou morar na Itália”. Não sei quantas pessoas me levaram a sério, mas acho que de tanto que repeti isso o Universo resolveu conspirar à meu favor.
Aconteceu tudo numa terça-feira, dia 14 de Julho de 2009. Estava almoçando sozinha em um self-service perto de casa quando recebi uma ligação que seria o início da minha nova vida. Era a confirmação de um pedido de bolsa de estudos para um curso sobre o arquiteto renascentista Andrea Palladio! Era a bolsa de estudos mais incrível: curso, passagem, hotel e até mesmo alimentação pagos!!! Eu não podia acreditar! Depois de vários tipos de bolsas que já havia pedido, finalmente deu certo! Os detalhes seriam enviados por e-mail, então corri pra casa para conferir que tudo era realmente verdade!
Cheguei! 🙂

Abro minha caixa de entrada e um e-mail em especial salta em frente aos meus olhos. Era um convite para fazer um estágio de 15 dias em um escritório de Florença! O ano de 2009 foi o ano da crise no Brasil. Muitos dos meus amigos recém-formados tinham sido despedidos, o escritório onde eu trabalhava tinha poucos projetos e eu estava trabalhando só meio período. Isto me deu a oportunidade de ir assistir às palestras da feira Revestir em São Paulo. Em uma destas palestras eu me encantei por um projeto ecológico e muito inovador do arquiteto italiano David Fisher. Na hora pensei: “uau! Quero trabalhar com isso!”, e tive a “cara-de-pau” de mandar um bilhete pedindo uma oportunidade no escritório dele. Qual não foi a minha surpresa ao receber uma resposta por e-mail no dia seguinte pedindo meu curriculum e portfólio. Enviei o meu trabalho de TCC que era um Instituto Cultural Italiano em São Paulo (hehe… era o meu lugar dos sonhos!). Depois de 3 meses o convite de estágio chegou! Detalhe: eu começaria em 2 semanas!!!

Desembarquei na Itália dia 25 de julho, um sábado, e dia 27 iniciava o estágio. Eu não seria paga, mas me ofereceram a estadia em hotel e já estava contentíssima! As duas semanas passaram rápido e logo em seguida iriam iniciar as férias de Ferragosto, quando praticamente tudo fecha por ao menos 2 semanas. O meu curso iria começar em Setembro, então aproveitei esses 15 dias para viajar para o Sul da Itália e Paris! Foi incrível!

O curso sobre Andrea Palladio era em Vicenza, cidade natal do arquiteto, na região do Veneto, norte da Itália. Além de mim, tinham outros 10 brasileiros bolsistas. Durou 10 dias, full time e além da parte teórica visitamos simplesmente TODAS as villas projetadas e construídas por Palladio. Um sonho!

071-villa-rotonda
Villa Rotonda, Vicenza

Voltando à Firenze, fui chamada no escritório. Eles tinham gostado de mim e me ofereceram um trabalho, com contrato e tudo! Não podia ter sido mais perfeito! Com a estabilidade no trabalho pude iniciar a minha pesquisa de um curso sobre arquitetura ecológica. Participei de um processo seletivo para uma bolsa integral em Bioarquitetura do Fundo Social Europeu e….consegui! 😀 Foi mais um ano de curso!

Hoje faz exatamente 10 anos que estou na Itália. Na verdade não planejava ficar tanto tempo assim, mas as oportunidades foram acontecendo e o tempo foi passando… me apaixonei pela vida na Itália, pelo vinho, boa comida, belas paisagens… ao ponto de me especializar no recebimento de brasileiros na Itália! Desde 2015 trabalho como guia de turismo oficial e privada em Florença e Toscana! Meu objetivo é de compartilhar com as pessoas que escolheram visitar a Toscana comigo não somente a sua história, cultura e gastronomia local, mas a minha experiência de vida e amor por este país que me fez atravessar o Oceano!!! <3

Se você também tem o sonho de vir morar na Itália, ou qualquer outro sonho, o conselho que te dou é de ir atrás. Mexa-se, não espere que as coisas caiam no seu colo. Mas o mais importante, acredite no seu sonho de verdade e haja como ele já estivesse concreto em suas mãos. Um dia a oportunidade passará por você, esteja pronto! 😉

Este post foi originalmente escrito EM julho de 2015 e atualizado em 01/07/2019 para conter informações atualizadas/completas.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

107 comentários

  1. Juliana Talalacomentou

    Oi Babi,
    Te sigo nas redes há um tempo.
    Sua história e atuação me inspiram.

    Sou apaixonada pela Itália desde os 10 anos e no ano passado eu estive no País para conhecer 5 cidades, além de conferir o show da Elisa, Alessandra Amoroso e Marco Mengoni. Foi uma experiência incrível. E, agora, penso em amadurecer o sonho de viver na região de Vêneto.

    Sou jornalista, rabalho como redatora/planner e gostaria de saber se o caminho mais simples, se é que existe, é pela educação, ou abre oportunidades para estrangeiros, levando em conta a crise imigratória e migratória (da geração Erasmus)?

    Parabéns pelo trabalho.
    Beijos,

  2. Sou neta de italianos e tenho a cidadania. Adoro a Itália e ja estive nela algumas vezes…culminando com o ano passado quando fiquei num apto em Firenze durante um mês quando estudei por 15 dias na escola italian.me. Estudei italiano há muitos anos no Consulado do RJ. Qdo fiz a cidadania me submeti a teste oral e psicotécnico para frequentar um curso de restauro de telas à óleo com professores do Palazzo Spinelli que se revezavam indo ao Brazil para as aulas que eram ministradas em italiano. Foi uma cortesia do Ministério das Relações Exteriores, não tive nenhum gasto durante 1 ano e meio! Sou pintora e restauradora…

  3. Mariannacomentou

    Ciao Babi,
    Conheci vc pelo canal Italica!
    Tenho cidadania italiana e meu sonho toda manhã é, ao invés de acordar em São Paulo, acordar em qualquer cidade da Itália…de preferência Firenze. Mas, sinceramente não estou sabendo por onde começar….pq, não tenho como sair daqui do Brasil sem pelo menos um trabalho ai….
    Bjo gde 🙂

    1. Oi, Mari! Que legal! Fico feliz que tenha me conhecido através do Italica!!! Bom, o primeiro conselho que te dou é escolher a cidade! rs! Ou por afinidade ou por oportunidade… Procure oportunidades na sua área de atuação, cursos ou mesmo emprego e veja onde ela te leva! 😉 Un bacio e in bocca al lupo!

  4. Edison Carneirocomentou

    Boa Noite Babi, estava assistindo o vídeo do Darius, e já tinha visto você conversando com ele sobre os lugares da Itália.
    Pretendo visitar a Itália com minha esposa, estamos decidindo se será agora em fim de setembro e início de outubro, ou no alto verão.
    Gostaria de saber a respeito do seu serviço de guia de turismo, pois adoramos a Toscana, já assistimos vários filmes desse incrível lugar, pra ser ter uma idéia já assisti 05 vezes o filme “CARTAS PARA JULIETA”, e toda vez me emociono com a história e os lugares lindíssimos retratados no filme.
    Por favor se possível entre em contato pelo meu email acima mencionado pois seria de grande valia para conosco.
    Um grande abraço e fique sempre com DEUS.

  5. Nely Aparecida MAIANTEcomentou

    Amei a sua história….eu a conheci no vídeo do Darius Emrani, hoje com 65 anos ainda sonho em morar na Itália contra a vontade do meu marido….ele sim,Neto de italianos de Treviso não se interessa com esta terra maravilhosa. Já estive na Itália pi r quatro vezes e irei em Abril novamente. Quem sabe visito você. Um beijo menina linda!Ah!Tenho dois filhos: um filho de 43 anos administrador de empresas é uma filha de 40 que é médica.

    1. Oi, Nely!!! Que bom que veio conhecer o blog! Fico muito feliz em saber que me conheceu através do Darius do Italica! Se nao puder morar aqui, venha a passeio matar as saudades deste pais que é apaixonante!!! Quem sabe não combinamos um passeio juntas?! 😉 Abraços!!!

  6. Silvia Macedo Cabralcomentou

    Oi Babi, também sou apaixonada pela Itália, principalmente pela Toscana. Ainda não tive a oportunidade de conhecer e brinco que quando vejo seus posts no Instagram é como se eu estivesse lá rsrs. Obrigada por esses momentos tão especiais! ??

    1. Oi, Silvia!!! Que bacana ler a sua mensagem! fico muito feliz em saber que estou trazendo um pouquinho da Toscana na sua vida!!! 🙂 <3 Um beijo grande e obrigada pela visita e recadinho!!!

  7. Maria do Carmo Vivancomentou

    Gostei muito de sua historia e de suas dicas no video dp Prof DARIO. COMO FAÇO PARA ASSISTIR TEUS VIDEOS. Não levo muito jeito com o comp. SE POSSÍVEL GOSTARIA DE RECEBER UMA AJUDA TUA. Abraços

    1. Olá, Maria do Carmo! Eu não tenho muitos vídeos publicados no Youtube… Para você me achar nas redes sociais, é so clicar nos ícones correspondentes que ficam na coluna lateral ou ao final da tela! Abraços e obrigada pela visita!

  8. Ivone Regina Aguiar Fialhocomentou

    Você não imagina o quanto sua história me emocionou, amo a Itália, talvez se eu fosse mais jovem, com certeza gostaria de morar nesse país. É algo muito estranho, mas me identifico muito com tudo que há nessa cultura, amei ter conhecido a Itália, um dia pretendo voltar, boa sorte pra você.

    1. Oi, Ivone! Obrigada pela visita e pelo seu comentário! Viver na Itália é e continua sendo um sonho! Espero que possa visitar a Itália várias vezes para apaziguar seu coração! <3 Un bacione!

  9. Yan Aguiar Serafimcomentou

    Olá, descobrir o blog pesquisando na internet.Estou precisando de um guia brasileiro em Florença do dia 11 ao dia 14.
    Vc podeia me ajudar?
    Obrigada pela atencao.

  10. Cristiane Penna Schumanncomentou

    Olá, Babi.
    A sua história realmente é impressionante e nos deixa ainda mais esperançosos para correr atrás dos nossos objetivos. A nossa vida segue uma trilha aonde nosso coração apontar… Acredito muito nisso também. Deus vai nos acompanhando, mas a busca tem ser nossa. Parabéns! Sucesso! Bjs Cris