Tutti al Mare! E’ Ferragosto!

Cheguei na Itália em pleno verão. Era meados de Julho, os termômetros mostravam uma média de 30 graus, os dias eram de céu azul sem uma nuvem cinza sequer anunciando a chegada de chuva para aliviar o calor abafado e úmido da cidade. Não imaginava que pudesse fazer tanto calor na Europa! Após algumas semanas de trabalho no escritório, me avisaram que eu teria 15 dias de férias. Alguém aí já teve férias com tão pouco tempo de trabalho? Pois na Itália não poderia ser diferente! Agosto é indiscutivelmente mês de férias para a grande maioria dos italianos. As portas do comércio se fecham e “Tutti al mare perché è Ferragosto!

Com o passar das semanas de Agosto percebe-se claramente que a cidade começa a esvaziar-se e o ápice é na semana de 15 de Agosto (Ferragosto) quando passear em alguns bairros de Firenze pode lembrar o deserto do Saara. Não encontra-se uma viva alma caminhando pelas ruas e 99% do comércio está fechado para férias. Só no centro o comércio permanece aberto para os poucos e corajosos turistas que enfrentam o tórrido verão fiorentino afim de visitar seu belíssimos monumentos.

Ilha de Elba , um dos melhores destinos da costa Toscana

Mas, enfim, que feriado é esse? Quando estudava italiano no Brasil, nem os professores sabiam me explicar o que era Ferragosto. Bem, no calendário cristão dia 15 de Agosto comemora-se a Assunção de Maria aos céus. Mas o que isso tem a ver com mar, praia, areia e brisa do mar? Isso mesmo: Nada. A verdade é que a origem deste costume remete à épocas muito longínquas, antes mesmo do nascimento de Cristo!

Fonte: http://feriaeaugusti.wordpress.com

O termo Ferragosto deriva da frase em latim “Feriae Augusti“, ou seja “Festas (em honra) de Augusto”. Foi o imperador de Roma, Ottaviano Augusto que no século I a.C. determinou que no mês de Agosto – após um longo período de colheita do trigo – todos os cidadãos tinham direito à repouso do trabalho. Era neste mês que se concentravam importantes festas pagãs, como a Consualia, a Festa de Diana, a Opiconsiva e a Volturnalia, assim sendo era uma época de grandes festas e banquetes. Em todo o império organizavam-se corridas à cavalo, tradição que perdurou ao longo dos séculos em algumas cidades, como em Siena que até hoje comemora o “Palio dell’Assunta” em 16 de Agosto. Os trabalhadores recebiam de seus patrões um extra no pagamento ou uma cesta de alimentos e os animais de tração, como o boi, a mula e o burro, eram decorados com flores e fitas e também tinham seu repouso garantido.

Muitos séculos depois, durante o regime fascista de Mussolini, a tradição popular do passeio de Ferragosto se afirmou através das associações e cooperativas trabalhistas que colocavam á disposição das classes sociais menos favorecidas centenas de propostas de viagens. Os “Trens Populares de Ferragosto” ofereciam bilhetes a baixíssimo custo durante os dias 13, 14 e 15 de Agosto. Esta iniciativa possibilitou à grande parte das famílias italianas ver pela primeira vez o mar, a montanha ou as cidades de arte como Firenze.

Hoje em dia, algumas cidades organizam procissões entre as estradinhas do centro histórico lembrando a data sacra de 15 Agosto.

Buon Ferragosto a Tutti!!!

Se você planeja vir a Firenze durante o mês de Agosto, saiba que nem tudo está perdido! A vantagem é que a cidade está consideravelmente mais vazia e isso significa menos fila. Alguns eventos especiais ocorrem neste mês, como o “Aperitivo d’Arte” – aperitivo acompanhado de tour nos museus Uffizi, Bargello e Accademia -, “Estate al Bargello” – espetáculos de música, dança e teatro no pátio do palácio -, abertura extraordinária de parques e jardins, entre tantos outros que você pode conferir no site: www.estatefiorentina.it

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Anônimocomentou

    Muito bom post. Gostei muito de saber um pouco mais da história de Ferragosto, que, para mim, era totalmente desconhecido. Bom Ferragosto para vc, Bárbara!

  2. Rosa Tâniacomentou

    Buon Ferragosto Bárbara, te vi na Settimana Italica, parabéns!

    1. Oi, Rosa! Que legal que acompanhou a Settimana Italica! 😀 Bjos pra vc!!!