Sant’Anna, a Padroeira de Firenze

Dia 26 de Julho, dia de Sant’Anna a mãe de Maria, é um dia muito especial para Firenze. Ela é considerada a protetora da liberdade de Firenze e é comemorada com grande festejamento na cidade!

orsanmichele_sant_anna
Interno da igreja de Orsanmichele

A veneração à figura de Sant’Anna vem de um episódio de natureza política entre as mais importantes para a Firenze Republicana do século XIV: a expulsão de Walter de Brienne, conhecido como o duque de Atenas, com uma revolta popular. O dia de vitoria do povo coincidiu o dia de Sant’Anna, 26 de julho de1343, quando finalmente se pos fim à tirania de estrangeiros em Firenze iniciada no ano anterior. Em memória da expulsão do duque, o tema da Santa tomou então um valor cívico além de religioso, a ponto de tornar-se a santa padroeira da cidade de Firenze.

affresco staccato, 270x280
Afresco “La Cacciata del Duca di Atene”, Orcagna, Palazzo Vecchio

Nos velhos tempos, no dia do aniversário de Sant’Anna, a população oferecia velas e dinheiro diante de sua imagem na igreja de Orsanmichele.

Hoje, o dia de Sant’Anna è comemorado com a Procissão Histórica da República Florentina, que parte do Palagio di Parte Guelfa em direção à  Piazza della Signoria onde internamente recebe as autoridades civis e um representante do Rotary Club, em seguida, prosseguem à igreja de Santa Maria del Fiore, onde recebem as autoridades religiosas e, juntos, a Procissão segue para a Igreja de Orsanmichele onde há a bênção e a entrega das velas.
 

Deixe seu comentário