As Melhores Sorveterias de Firenze

Verão é a estação do sorvete! As gelaterie italianas ficam mais cheias que o normal, pois nem turistas nem os italianos deixam esta maravilha gastronômica de lado durante o inverno! Mas durante os dias quentes, quando os termômetros marcam temperaturas de dar alucinação, nada como se refrescar com um bom sorvete italiano! Em Firenze as opções são inúmeras, mas fique ligado para não cair naquela sorveteria “pega turista”! Quanto mais decorada e vistosa for a vitrine do gelato, maior a probabilidade dele não ser lá essas coisas… Então fica aqui uma dica das minhas sorveterias preferidas de Firenze pra você não errar na escolha!

VIVOLI
Via Isola delle Stinche, 7

É a sorveteria mais antiga da cidade e a decoração interior revela a sua idade! Tradição desde 1930, quando o sorvete era feito com a neve trazida das montanhas de Valombrosa. Com o passar das décadas ganhou fama mundial, então a fila por um “cono” é sempre garantida! Mas vale à pena, pois o sorvete é realmente uma delícia! Sabores preferidos: banana, chocolate com laranja, pera e ricota.
GROM
Via del Campanile esquina com Via delle Oche

A fila por um “gelato” Grom sempre gira a esquina. Mas a espera vale à pena! A sorveteria que nasceu em Torino em 2003 tem uma grande preocupação com a qualidade da matéria prima. Fato que os levou montar sua própria empresa agrícola com o cultivo de frutas para a fabricação dos sorbettos que levam 50% de fruta. Para os demais sabores ao leite, somente ingredientes com certificado de qualidade e proveniência, os IGTs. Os atendentes tem um trabalho especial no momento de servir que é imprescindível para a qualidade final do sorvete. Além do sorvete, também oferecem chocolate quente no inverno, as granitas sicilianas refrescantes para o verão e frappé. Nenhum produto recebe colorante, conservante ou aromas artificiais. A qualidade determina o sucesso e a Grom hoje possui mais de 80 lojas espalhadas por toda a Itália e lojas no exterior em Nova York, Malibu, Toquio, Osaka e Paris.

RIVARENO 
Borgo degli Albizi 46r

É uma sorveteria menos badalada que as anteriores, talvez porque sua qualidade de sucesso ainda não tenham saído da Itália. Em Firenze a loja é consideravelmente nova. A rede RivaReno nasceu em Milão no ano de 2005, e de lá pra cá já recebeu muitos prêmios, inclusive a de melhor sorveteria da Itália em 2008.  O sorvete servido é preparado todo dia no laboratório nos fundos da loja que pode ser observado através da parede de vidro. Sempre fresco com ingredientes naturais e de qualidade, não recebem conservantes, aromas ou colorantes. Além dos sabores tradicionais de fruta e ao leite, a RivaReno propõe receitas com combinações exóticas e exclusivas, e granitas. Com tantas lojas espalhadas pela maior parte das capitais e lojas no exterior em Sydney e St. Julian’s.

CARAPINA
Piazza Oberdan 2r
Via lambertesca 18/r

Conheci recentemente esta gelateria que estava listada em um ranking das melhores sorveterias da Itália. Tive que ir conferir e aprovei! A coisa que mais me chamou atenção ao entrar nesta gelateria foi o enorme calendário anual com os meses das estações das frutas. Nada de morango no inverno ou de laranja no verão. Escolhi dois sabores que eu acredito sejam os mais difíceis de serem realmente bons em versão sorvete: pêssego e melancia. Divinos! Aprovado! A variedade de sabores e a rotatividade ao longo do ano é grande, pois a matéria prima tem que ser rigorosamente de qualidade e fresca. O sorvete é produzido diariamente e não é estocado. Você pode encontrar alguns sabores inesperados, como manjericão, formaggi italiani e tomate.  

CANTINA DEL GELATO
Via de Bardi 31
Borgo la Croce 30r

Saudades dos sabores do Brasil? Além do sorvete delicioso, eles também servem Açaí com banana e granola, e sucos de frutas tropicais: maracujá, cajú, abacaxi com hortelã, manga, limão, acerola e goiaba. Em dois endereços de Firenze, próximo ao Ponte Vecchio e próximo à Piazza Beccaria. 
Deixe a sua opinião! Já esteve em alguma dessas gelaterias? Gostou? Conte pra gente!

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. Já experimentei a do Vivoli e do Grom, mas a primeira eu gostei mais. São maravilhosos os sorvetes e compensa a falta de conforto dentro da loja. Ótimo post! Amei e bateu uma saudade imensa dos gelatos.

  2. Há uma outra, que talvez conheça: A Venchi pertinho do antigo mercado.
    Trata-se de uma marca de Torino especializada em chocolates de alto padrão. Seus sorvetes são um show à parte e o de nocciola vale uma visita. Um abraço.

  3. Oi, Marilia! Sim, tmb conheço a Venchi! Mto boa! Obrigada por lembrar! Bjos

  4. Pois é, Sandra, nessas sorveterias tem sempre muita gente e muita fila… A melhor coisa é pegar seu "cone" e sair pelas ruas! 😉

  5. Conheci em Firenze o melhor sorvete do mundo o da Venchi, sabor cremino. Simplesmente uma delícia. Tambem tem o chocolate , diversos, que eles vendem . Tomei vários. E para a minha alegria , encontrei em Veneze essa sorveteria. Foi outro ataque de sorvete e chocolate.

  6. hahaha! Impossível resistir, né, Joseane?!? A Venchi é una rede de chocolates e sorvetes que tem por toda a Itália! Eu tmb adoro!!! Principalmente o sabor "doce de leite" pra lembrar o gostinho brasileiro…rsrs… Baci mille! Obrigada pela indicação de mais uma sorveteria maravilhosa da Itália!!!

  7. Anônimocomentou

    Esse é divino!! Fui em várias outras gelateria, difícil dizer qual é a melhor!