![]() |
| Cheguei! 🙂 |
Abro minha caixa de entrada e um e-mail em especial salta em frente aos meus olhos. Era um convite para fazer um estágio de 15 dias em um escritório de Florença! O ano de 2009 foi o ano da crise no Brasil. Muitos dos meus amigos recém-formados tinham sido despedidos, o escritório onde eu trabalhava tinha poucos projetos e eu estava trabalhando só meio período. Isto me deu a oportunidade de ir assistir às palestras da feira Revestir em São Paulo. Em uma destas palestras eu me encantei por um projeto ecológico e muito inovador do arquiteto italiano David Fisher. Na hora pensei: “uau! Quero trabalhar com isso!”, e tive a “cara-de-pau” de mandar um bilhete pedindo uma oportunidade no escritório dele. Qual não foi a minha surpresa ao receber uma resposta por e-mail no dia seguinte pedindo meu curriculum e portfólio. Enviei o meu trabalho de TCC que era um Instituto Cultural Italiano em São Paulo (hehe… era o meu lugar dos sonhos!). Depois de 3 meses o convite de estágio chegou! Detalhe: eu começaria em 2 semanas!!!
Desembarquei na Itália dia 25 de julho, um sábado, e dia 27 iniciava o estágio. Eu não seria paga, mas me ofereceram a estadia em hotel e já estava contentíssima! As duas semanas passaram rápido e logo em seguida iriam iniciar as férias de Ferragosto, quando praticamente tudo fecha por ao menos 2 semanas. O meu curso iria começar em Setembro, então aproveitei esses 15 dias para viajar para o Sul da Itália e Paris! Foi incrível!
O curso sobre Andrea Palladio era em Vicenza, cidade natal do arquiteto, na região do Veneto, norte da Itália. Além de mim, tinham outros 10 brasileiros bolsistas. Durou 10 dias, full time e além da parte teórica visitamos simplesmente TODAS as villas projetadas e construídas por Palladio. Um sonho!
![]() |
| Villa Rotonda, Vicenza |
Voltando à Firenze, fui chamada no escritório. Eles tinham gostado de mim e me ofereceram um trabalho, com contrato e tudo! Não podia ter sido mais perfeito! Com a estabilidade no trabalho pude iniciar a minha pesquisa de um curso sobre arquitetura ecológica. Participei de um processo seletivo para uma bolsa integral em Bioarquitetura do Fundo Social Europeu e….consegui! 😀 Foi mais um ano de curso!
Hoje faz exatamente 10 anos que estou na Itália. Na verdade não planejava ficar tanto tempo assim, mas as oportunidades foram acontecendo e o tempo foi passando… me apaixonei pela vida na Itália, pelo vinho, boa comida, belas paisagens… ao ponto de me especializar no recebimento de brasileiros na Itália! Desde 2015 trabalho como guia de turismo oficial e privada em Florença e Toscana! Meu objetivo é de compartilhar com as pessoas que escolheram visitar a Toscana comigo não somente a sua história, cultura e gastronomia local, mas a minha experiência de vida e amor por este país que me fez atravessar o Oceano!!! <3

Se você também tem o sonho de vir morar na Itália, ou qualquer outro sonho, o conselho que te dou é de ir atrás. Mexa-se, não espere que as coisas caiam no seu colo. Mas o mais importante, acredite no seu sonho de verdade e haja como ele já estivesse concreto em suas mãos. Um dia a oportunidade passará por você, esteja pronto! 😉


Oi! Estasiado com sua história!! Nossa que legal! Minha esposa eh filhas de italianos, minha sogra deseja muito mudar para Itália, minha sogra tem apartamento em verbicaro, na região da Calábria, aqui no Brasil trabalho com execução de obras, instagram.com/borgesaep, sou filho de arquitetos, e estudei arquitetura, mas me voltei para a empreiteira, agora
Amei seu blog, sempre sonhoei em morar na Italia, estou terminando a faculdade de Arquitetura aqui no Brasil e quando li sua história me deu mais força para continuar a buscar este meu sonho, de poder trabalhar na Italia como arquiteta e poder fazer o Master. Como você disse, o universo conspira a nosso favor, é verdade. Comecei a estudar italiano sozinha e de tanto insistir na internet bolsas de estudos, consegui uma bolsa para estudar italiano em Recanati em Janeiro deste ano, e realizei uns dos grandes sonhos da minha vida que era conhecer a Itália. Retornei ao Brasil este mês com o coração partido de deixar esta terra linda e apaixonante. Tenho certeza que retornarei, e retornarei de vez. Parabéns pelo seu blog e por mostrar que sonhos não são impossíveis. Ci vediamo un giorno in Italia. Bacione
Oi, Ana! Espero que você também consiga realizar seu sonho!!! Não desista! Um beijo e in bocca al lupo!
Sua história e inspiradora! Sempre sonhei em morar na Itália e já fui a passeio 4 vezes. Esse ano resolvi aprender a língua e para me aperfeiçoar um pouco mais, vou passar o mês de agosto por aí. Já enviei um e-mail solicitando informações sobre apartamentos para alugar! Seu site é lindo! Parabéns pela coragem e simpatia!
Oi, Carla!!! Muito importante estudar a língua antes de vir morar aqui. Precisa saber ao menos o básico para depois ser mais fácil a sua adaptação na Itália! Espero que consiga realizar o seu sonho! Un bacio!
Olá Babi, ja fui pra itália e sou completamente apaixonada pelo país, e tenho muita vontade de morar lá durante um tempo. Você pode dar dicas de bolsas de estudos ou de trabalho ai na Itália? Obrigada
Oi, Isadora!
Na sessão “Vida na Itália”, tem um artigo chamado “10 Dicas para quem sonha Morar na Itália”. Ali vc encontra esta informação que me pediu! 😉 Baci, obrigada pela visita e comentário!
Olá linda amei a sua história real .muito bom,parabéns, assim que se faz.devemos mesmo lutar pelo nosso sonhos.
Me chamo Barta morro porto Velho RO.
Oi, Barta! Obrigada pela visita e por deixar seu recadinho! 😉 Bjos!
Ciao Babi! Ho scoperto il tuo blog e mi piace tantissimo! Mio padre é italiano di Milano e cosi ho la cittadinanza italiana ! Habito a San Paolo, ho 51 anni e sono inamoratissima dell`Italia ; e da anni voglio vivere in questo paese ! A casa abbiamo la cultura italiana…da mangiare , cultura, musica , mio padre solo vedi la RAI in TV; ( faccio a lui la Pasta Frolla che li piace tantissimo …rrs )…. Chissá ancora riesco a realizare questo sogno da tanti anni e che per una cosa o un`altra non l`ho fatta ancora…Sempre ripetto da sola la stessa frase : ¨Perchè io non sono nata in Italia ? ¨ Baci e auguri
Ciao, Silvia! Si, devi venire!!! Organizzati per realizzare questo obbiettivo! Chiamiamolo “obbiettivo” invece di “sogno”, così sembra più reale! 😉 Baci, grazie della visita!
Oi, sou a Manu que te add no snap esses dias. Amei sua história e acredito muito que quando queremos tudo acontece para realizarmos o que queremos.
Muito sucesso para você! bju
Oi, Manu! Que legal que veio visitar o blog também! 🙂 Obrigada por deixar seu comentário! <3 Sucesso pra vc tmb! Bjos
Ciao Babi, adorei conhecer a sua história. É o que sempre digo para os meus filhos, se vocês tem um sonho, corram atrás, não esperem cair do céu. Em primeiro lugar, a gente precisa acreditar ?
Há dois anos tive o privilégio de conhecer a Itália. Cada pedacinho daí, cada italiano que eu via na rua, me faziam lembrar de meus avós que vieram da província de Treviso, de Breda di Piavi e através deles conseguimos nossa cidadania italiana. Adoro ver seus snaps ?
Eu e minha filha mais nova estudamos italiano há algum tempo e temos o sonho de passar um mês estudando italiano numa escola na Itália.
Vou correr atrás do meu sonho! Bacione ?
Oi, Luciana! Legal que passou aqui no blog também! Na sessão CULT > Língua Italiana tem um artigo com uma lista de todas as principais escolas de línguas de Florença com um comparativo de valores e vantagens. Pode ser útil para realizar o sonho de vcs! 😉 Bjos e obrigada pela visita!
Estávamos vendo na Scuola Dante Alighieri em Camerino por orientação da minha professora de italiano, mas essa escola esta fechada por um período por causa do terremoto ?
Mas vou olhar essas escolas em Florenca!
Muito grata pelas dicas ?
Boa noite Babi,
Já lhe ocorreu de ler sua história escrita por outra pessoa?
Estou no 3º ano de arquitetura na PUCPR e adivinha? Estudo italiano desde o primeiro ano…
Você me fez ver que é realmente possível e não apenas um sonho.
Te agradeço imensamente,
Torça por mim, por favor.
Sarah
Oi, Sarah! Nossa, que bacana!!! Seja determinada naquilo que você quer que tenho certeza que também vai conseguir! 😉 Baci!
Ciao Babi…Adorei sua matéria..Morei em Pisa 4 anos e sou apaixonada pela Itália..so estou esperando terminar minha faculdade para poder correr atrás de algo ai de novo…Já tenho a cidadania…Até patente…Muitos me desmotivam ..mais não vou desistir…Amo esse país e sei que um dia irei voltar…!! Sua matéria nos dá muito força…!! Sucesso sempre e espero conhece-la um dia!! Abbraccio!!
Ciao, Marilia! Se este é o seu plano, não desista dele! Cada um faz a sua história, não podemos deixar os outros nos influenciarem! Espero que volte para a Itália em breve! Baci! 😉