O Novo Mercado Central de Florença

Esta semana finalmente fui conhecer o novo mercado central de Firenze! Há alguns meses o segundo andar do Mercato Centrale di San Lorenzo foi aberto com uma nova proposta de uso, uma área de alimentação onde encontrar todo o tipo de comida típica toscana e italiana. 

A ideia se parece muito com o mercado central de São Paulo que já há mais de uma década conseguiu requalificar um local esquecido pelos paulistanos. O mesmo resultado eles obtiveram aqui. Antes quando ia ao mercado de San Lorenzo, via mais turistas que fiorentinos, mas desta vez achei a proporção muito equilibrada, o que mostra que o mercado voltou a ser um local a ser frequentado também pelos locais!
Antes o mercado central de Firenze ficava aberto somente até a hora do almoço, mas depois da abertura do segundo andar o horário de funcionamento foi ampliado até meia noite!

Enoteca

O que encontramos

Opção é que não falta: tem pizzaria de forno à lenha, um restaurante especializado em massa fresca caseira, um que faz tábua de frios e sanduíches (os panini italianos) com salames, presuntos e queijos típicos, um local que faz só fritura (um típico street food italiano). Não pode faltar o tradicional lampredotto, um sanduiche típico fiorentino feito com o intestino do boi, nem uma sorveteria de primeira qualidade. 
Além da parte de alimentação, tem uma loja do time da cidade, a Fiorentina, uma livraria com livros de culinária, e uma loja da Eataly, um empório de produtos típicos com filiais em diversas cidades italianas e internacionais. Em breve será aberta uma em São Paulo!

Cervejaria

Também tem uma grande cozinha onde são organizados cursos de culinária e uma área para degustação de vinho. Ou seja, isto aqui é o paraíso para os apaixonados pela gastronomia Italiana!

Como funciona

As mesas estão à disposição de todos os estabelecimentos. Não tem atendimento na mesa, então é só escolher (uma tarefa não muito fácil, por sinal…), fazer o pedido, pagar e ir se sentar.

A minha escolha
Depois de muito rodar por entre as mil e uma opções todas muito convidativas, escolhemos o Restaurante Tosca. O meu pedido foi uma Panzanella com salmão defumado e o meu namorado escolheu um salmão com molho agridoce. Estava tudo divino! O total da conta foi 33 euros com uma chop médio e uma garrafa de água.

O passeio no Mercado Central de San Lorenzo, na minha opinião, é parada obrigatória em Firenze!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 comentários

  1. Oi, Anônimo! Imagino que tenha sido um brasileiro, pois tem muitos de nós trabalhando no Mercado e arredores!!!

  2. Anônimocomentou

    Neste mercado vi uma bandeira do Brasil ao lado da bandeira da Itália. Achei o máximo! Fiquei imaginando quem teria colocado, se um brasileiro ou um italiano.

  3. Oi, Angie! É…infelizmente mta coisa fecha no feriado do dia do trabalhador. esta é a lista do que estará aberto:
    – Giardino di Boboli dalle 8,15 alle 18.30 (excluso os museus degli Argenti, delle Porcellane, del Costume e Bardini);
    – Museo Nazionale del Bargello das 8,15 às 13,50;
    – Museo di Palazzo Davanzati das 8,15 às 13,50;
    – Chiesa di Orsanmichele das 10 às 17;
    – Cenacolo di Andrea Del Sarto das 8,15 às 13,50
    – Villa medicea della Petraia das 8,15 às 18,30;
    – Villa medicea di Cerreto Guidi das 9 às 18;
    – Villa medicea di Poggio a Caiano das 8,15 às 18,30;
    – Giardino della Villa medicea di Castello das 8,15 às 18,30
    Lembrando que dia 30 de Abril tem a Notte Bianca, e os seguintes museus ficam abertos até meia-noite: Museo Nazionale del Bargello, Museo delle Cappelle Medicee e Cenacolo di Ognissanti.

  4. Babi, vi que o museu Accademia e Ufizzi fecha no dia 01/5, quando estarei aí. E ai me pergunto se o Mercado Central fecha. E o que mais fecha nesse 01/5???

  5. Oi, Ilma! Que legal que foi conferir a dica do Viva Toscana! Ficou bacana mesmo, né? 🙂

  6. ilmacomentou

    Gostei muito. Estive hoje nele e realmente está lindo. Moderno sem perder o espírito "italiano".

  7. Sim, Denya! Eu amei o novo mercado! Mto moderno e ao mesmo tempo tradicional no produto! Voltarei mais vezes! Bjos!

  8. Ciao Babi, que coincidência, por pouco não nos encontramos, hehehe. Na verdade tem tempo que estava querendo falar sobre o novo mercado. Que espaço interessante, não é? Lindo o teu post! Um Bj, denya

  9. Atração em Firenze é o que não falta! Têm muitos lugares a serem descobertos! 🙂 Tem que voltar mtas vezes!!! 😉

  10. Anônimocomentou

    Mamma mia ! `Preciso retornar urgente a Firenze e me perder por entre essas delicias. A cidade ficou ainda mais completa.