O Novo Mercado Central de Florença

Esta semana finalmente fui conhecer o novo mercado central de Firenze! Há alguns meses o segundo andar do Mercato Centrale di San Lorenzo foi aberto com uma nova proposta de uso, uma área de alimentação onde encontrar todo o tipo de comida típica toscana e italiana. 

A ideia se parece muito com o mercado central de São Paulo que já há mais de uma década conseguiu requalificar um local esquecido pelos paulistanos. O mesmo resultado eles obtiveram aqui. Antes quando ia ao mercado de San Lorenzo, via mais turistas que fiorentinos, mas desta vez achei a proporção muito equilibrada, o que mostra que o mercado voltou a ser um local a ser frequentado também pelos locais!
Antes o mercado central de Firenze ficava aberto somente até a hora do almoço, mas depois da abertura do segundo andar o horário de funcionamento foi ampliado até meia noite!

Enoteca

O que encontramos

Opção é que não falta: tem pizzaria de forno à lenha, um restaurante especializado em massa fresca caseira, um que faz tábua de frios e sanduíches (os panini italianos) com salames, presuntos e queijos típicos, um local que faz só fritura (um típico street food italiano). Não pode faltar o tradicional lampredotto, um sanduiche típico fiorentino feito com o intestino do boi, nem uma sorveteria de primeira qualidade. 
Além da parte de alimentação, tem uma loja do time da cidade, a Fiorentina, uma livraria com livros de culinária, e uma loja da Eataly, um empório de produtos típicos com filiais em diversas cidades italianas e internacionais. Em breve será aberta uma em São Paulo!

Cervejaria

Também tem uma grande cozinha onde são organizados cursos de culinária e uma área para degustação de vinho. Ou seja, isto aqui é o paraíso para os apaixonados pela gastronomia Italiana!

Como funciona

As mesas estão à disposição de todos os estabelecimentos. Não tem atendimento na mesa, então é só escolher (uma tarefa não muito fácil, por sinal…), fazer o pedido, pagar e ir se sentar.

A minha escolha
Depois de muito rodar por entre as mil e uma opções todas muito convidativas, escolhemos o Restaurante Tosca. O meu pedido foi uma Panzanella com salmão defumado e o meu namorado escolheu um salmão com molho agridoce. Estava tudo divino! O total da conta foi 33 euros com uma chop médio e uma garrafa de água.

O passeio no Mercado Central de San Lorenzo, na minha opinião, é parada obrigatória em Firenze!

Deixe seu comentário

11 comentários

  1. Anônimocomentou

    Mamma mia ! `Preciso retornar urgente a Firenze e me perder por entre essas delicias. A cidade ficou ainda mais completa.

  2. Atração em Firenze é o que não falta! Têm muitos lugares a serem descobertos! 🙂 Tem que voltar mtas vezes!!! 😉

  3. Ciao Babi, que coincidência, por pouco não nos encontramos, hehehe. Na verdade tem tempo que estava querendo falar sobre o novo mercado. Que espaço interessante, não é? Lindo o teu post! Um Bj, denya

  4. Sim, Denya! Eu amei o novo mercado! Mto moderno e ao mesmo tempo tradicional no produto! Voltarei mais vezes! Bjos!

  5. ilmacomentou

    Gostei muito. Estive hoje nele e realmente está lindo. Moderno sem perder o espírito "italiano".

  6. Oi, Ilma! Que legal que foi conferir a dica do Viva Toscana! Ficou bacana mesmo, né? 🙂

  7. Babi, vi que o museu Accademia e Ufizzi fecha no dia 01/5, quando estarei aí. E ai me pergunto se o Mercado Central fecha. E o que mais fecha nesse 01/5???

  8. Oi, Angie! É…infelizmente mta coisa fecha no feriado do dia do trabalhador. esta é a lista do que estará aberto:
    – Giardino di Boboli dalle 8,15 alle 18.30 (excluso os museus degli Argenti, delle Porcellane, del Costume e Bardini);
    – Museo Nazionale del Bargello das 8,15 às 13,50;
    – Museo di Palazzo Davanzati das 8,15 às 13,50;
    – Chiesa di Orsanmichele das 10 às 17;
    – Cenacolo di Andrea Del Sarto das 8,15 às 13,50
    – Villa medicea della Petraia das 8,15 às 18,30;
    – Villa medicea di Cerreto Guidi das 9 às 18;
    – Villa medicea di Poggio a Caiano das 8,15 às 18,30;
    – Giardino della Villa medicea di Castello das 8,15 às 18,30
    Lembrando que dia 30 de Abril tem a Notte Bianca, e os seguintes museus ficam abertos até meia-noite: Museo Nazionale del Bargello, Museo delle Cappelle Medicee e Cenacolo di Ognissanti.

  9. Anônimocomentou

    Neste mercado vi uma bandeira do Brasil ao lado da bandeira da Itália. Achei o máximo! Fiquei imaginando quem teria colocado, se um brasileiro ou um italiano.

  10. Oi, Anônimo! Imagino que tenha sido um brasileiro, pois tem muitos de nós trabalhando no Mercado e arredores!!!

  11. José Antônio Portocomentou

    Em Agosto fico três dias em Florenca. Sem falta vou conhecer.
    Obrigado pela dica.
    Abraços.