Arte Contemporânea no Palazzo Medici Riccardi

Acabo de retornar de uma visita ao Palazzo Medici Riccardi, a primeira importante residência da Família Medici. Além do museu permanente com obras do renascimento, o palácio dedica espaços expositivos temporários de arte moderna e contemporânea. A mostra atual é de Paolo Staccioli com obras em cerâmica e bronze. Fiquei encantada com suas obras e louca pra postar aqui no Blog! 🙂

No pátio interno, Orfeo e Cerbero de Baccio Bandinelli e a escultura de Paolo Staccioli
As mostras de arte moderna e contemporânea do andar térreo estão em constante rotação e completam o percurso do museu muitas vezes mostrando interessantes contrastes entre a arte moderna e clássica e a própria arquitetura do palácio!
Outras esculturas em bronze de Paolo Staccioli e atrás estátuas de filósofos gregos.
O nome da exposição de Paolo Staccioli é “Le cortesie, le audacci imprese io canto” e mostra personagens que parecem ter saído de um conto de fadas, como os “cavalos” ao redor da fonte, bonecas e figuras aladas. As figuras humanas são inspiradas na arte figurativa pré-romana e etrusca.
Jardim

Paolo Staccioli nasceu em Scandicci, há poucos quilômetros de Florença, na década de 40 e desenvolveu sua habilidade artística em um atelier de Faenza, cidade da Emilia-Romagna com tradição na arte da cerâmica. Ali, aprende a maravilhosa técnica da cerâmica vidrada e “cottura a riduzione”.



O palácio construído no século XV por Michelozzo serviu de residência para a Família Medici até 1659 quando foi comprado pela Família Riccardi e ampliado. Hoje o Palazzo Medici Riccardi tem um uso duplo, como museu e sede de escritórios da prefeitura de Florença.

Podemos ver nestas fotos o desenho no pavimento á esquerda do símbolo da Famíllia Riccardi, a chave, e à direita o símbolo da Família Medici, os seis círculos vermelhos.
Dentro da Limonaia do Palácio, esta linda instalação com esferas em cerâmica e uma estátua ao fundo

Já postei no Viva Toscana um artigo mostrando o que visitar na mostra permanente do museu do Palazzo Medici Riccardi! 🙂 Veja o artigo clicando AQUI.

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. ilmacomentou

    Boa tarde. Adorei isso! Nao conheço o lugar mas pelas fotos achei belíssimo. Vou guardar para uma futura visita; e a exposiçao de Arte Contemporânea também chamou minha atençao.
    Belas fotos.

  2. Oi, Ilma! Em breve vou publicar um artigo falando só sobre o Palácio e a mostra permanente! Vale a visita sim pra quem quer conhecer um pouco mais sobre a história de Firenze e da Família Medici! Obrigada pela visita e recado! Baci! 😉

  3. sami bussabcomentou

    ola, muito lndo o trabalho desse sse escultor. publique um a biografia dele, nao o conhecia, Sempre q leio um post seu tenho vontade de estar em breve em Firenze.

  4. Oi, Sami! Que bom que continua lendo o Blog mesmo depois da sua viagem e que consigo te inspirar a voltar! 🙂 Firenze é muito rica! Tem que ser vista e visitada mais de uma vez!!! ;D Baci