Por que Firenze se chama Firenze?

Ahhh… Firenze!!! Lindo e sonoro nome em italiano e em todas as línguas traduzidas…. Florença, Florence, Florencia, Florez… mas quando esta cidade foi fundada, no século I a.C. pelos romanos, o nome dado era em latim: Floretia! Mas por qual motivo os romanos decidiram chamá-la assim? Claro que a pergunta exige mais de uma resposta e uma mais poética do que a outra… Escolha a sua preferida! 😉

O Militar Fiorino
Segundo Giovanni Villani, um comerciante, histórico e cronista que viveu em Firenze durante o século XIII, o nome da cidade foi uma homenagem à um soldado chamado Fiorino que se destacou e morreu durante a batalha de Firenze contra os Etruscos que viviam na colina próxima de Fiesole. Assim Julio César decidiu dar o nome à cidade em sua homenagem.

Área arqueológica de Fiesole com vestígios da ocupação etrusca e romana.
O Encontro dos Rios
A área ocupada inicialmente pelos Romanos, corresponde à atual Piazza della Repubblica e entorno. A principal motivação desta ocupação foi o fato de estar próxima ao Rio Arno e seus afluentes Africo e Mugnone, que favoreciam o comércio e a comunicação. Assim, Florentia poderia derivar da palavra latina que significa “confluência”, fazendo referência ao Arno e seus afluentes.
Hipotética reconstrução da cidade de Florença em época romana (séculos I a.C – II d.C.)
O rio Arno está à esquerda da imagem, anfiteatro romano fica nas proximidades da Piazza Santa Croce, o teatro romano e Foro na Piazza della Signoria e o Campidoglio na Piazza della Repubblica.
A Deusa Flora
A fundação da cidade de Firenze teria coincidido com a Festa Fioraia dedicada à Deusa romana das flores, da fertilidade e da primavera, chamada Flora.
La primavera, Sandro Botticelli (1482)
Lê-se o quadro da direita para a esquerda: Zefiro (vento da primavera), rapta a ninfa Clori e a engravida. A partir deste acontecimento, a ninfa renasce transformando-se em Flora, a personificação da Primavera.
Um Bom Presságio
Era costume dos romanos darem nomes que trariam sorte, força e prosperidade. O nome derivaria de “Florida” que significa “em ótima condição, em pleno desenvolvimento”.
Os Campos Floridos
Os campos floridos de Iris, chamado de giagiollo, ao redor do rio Arno teriam inspirado os romanos na escolha do nome da cidade. Esta flor à diante irá mais uma vez inspirar o brasão da cidade, conhecida como o Giglio de Firenze.
Giardino dell’Iris, próximo ao Piazzale Michelangelo

Deixe seu comentário

12 comentários

  1. ilmacomentou

    Gostei também de ter novas informaçoes. Seja qual for a origem o certo é que para mim, Florença é arte e cultura em um só lugar, além de bela, lógico.
    Me aguarde!

  2. Ilma, Firenze é tudo isso, MESMO!!! Linda e apaixonante! Bjos e obrigada pela visita! 😉

  3. magcomentou

    Gostei bastante das informações.

  4. Vivian de Menezescomentou

    Maravilhosa Florença! Bem detalhado o texto. Senti que estava me transportando para esta incrível cidade, que eu adoro.

  5. Ilanacomentou

    Linda Florença! Amei visitá-la e espero voltar.
    Amei saber das flores Iris, ainda mais porque é o nome de minha mãe. 🤗

  6. Ana Lúcia Santoro Zamboncomentou

    Adorei. Sobretudo à descoberta acerca de um dos sobrenomes da minha avó: Giglio, que quer dizer lírio, flor de íris. Que é o símbolo do brasão da cidade….💕

  7. Maria Angela Santanacomentou

    Florença floresce para o mundo é em nossos corações!

  8. Elza Vargas do Nascimentocomentou

    Cidade linda! Amei!