Dicas Práticas para Viajar de Trem

Pra quem nunca pegou um trem na vida, a primeira vez pode parece ser um bicho de 7 cabeças. Aconteceu comigo mesma na minha primeira vinda à Europa. Meu primeiro bilhete comprado foi para um trem que ia de Milão à Como e que estava para sair em 5 minutos. Comprei e sai correndo. Pra onde eu não sabia, só sabia que tinha que correr e quando escutasse “o homem do trem” apitar significava que o trem estava saindo. Corri em direção a esse homem, com o bilhete na mão e meus pais que vinham atrás de mim e perguntei com meu italiano de iniciante: 

È questo il treno que devo prendere? (É este o trem que eu tenho que pegar?)
No signorina, il suo treno è quello lì! (Não senhorita, o seu trem é aquele alí!)
E toca a correr de novo em direção ao outro trem! No fim deu tudo certo, pegamos o trem correto e milagrosamente descemos na estação correta! O stress foi só inicial!


Meu objetivo com este post é justamente de evitar este estresse do primeiro trem de sua vida. Comigo deu tudo certo por sorte ou pela vantagem de falar italiano, mas podia ter sido um fim mais tragi-cômico. 😀
Comprando seu bilhete
Existem 3 modos diferentes para adquirir seu bilhete de trem: comprando on-line pelo site de Trenitalia, nas bilheterias dentro das estações e nos caixas automáticos também dentro das estações.
Vou ser sincera a respeito do site Trenitalia: é ótimo para ver datas, horários e itinerários, mas eu NUNCA consegui finalizar uma operação de compra! Sempre dá mensagem de erro no fim de tudo, então eu já há algum tempo desisti de tentar e compro diretamente na estação. Mas vai saber se é uma série de coincidências?! De repente com você dá certo!
Bilheteria: Você tem bastante tempo disponível para perder em uma longa fila cheia de estrangeiros que não falam italiano e não sabem como, onde e porque comprar um bilhete sei lá pra onde? Acho que não, né?! Então esqueça essa opção! Vamos à melhor delas…
Caixa Automático: serviço self-service disponível em várias línguas, entre elas o português! Sim, é um milagre, tem português! Escolha sua cidade de origem, sua cidade de destino, o horário de saída, tipo de tarifa (Base), preferência de acento, controle sua compra e pague com dinheiro ou cartão de crédito ou débito. O bilhete é impresso e feito! As máquinas que aceitam dinheiro não aceitam cartões e vice-versa. Veja o passo-a-passo de compra neste Link.
Caixa Automático: Biglietti Veloce
Dica: Quando for escolher a tarifa a ser cobrada, procure pela tarifa Mini que é promocional. Mas os bilhetes descontados são limitados, então a compra tem que ser feita com certa antecedência!

Atenção! Não se esqueça de convalidar seu bilhete carimbando-o em uma das maquininhas amarelas localizadas no início de cada plataforma. Se por algum motivo você esquecer ou não conseguir carimbar o bilhete, procure o controler do trem e avise-o. Assim você evitará multas.

Identificando sua Plataforma (“Binario“)
No lobby da estação estão instalados dois grandes painéis com os próximos trens em chegada (“Arrivi“) e saída (“Partenze“). Procure pelo seu trem através do número dele – por exemplo, AV9585 – e não pelo nome do seu destino, pois se sua cidade estiver no meio do trajeto do trem e não for seu destino final, o nome não aparecerá no painel.
Identificado seu trem, você encontrará o número da plataforma (“binario“) e informação de possíveis atrasos. Quando o trem estiver para sair, uma luz amarela começará a piscar ao lado do seu número de identificação.

No início de cada plataforma tem um painel com o número, nome do trem, hora de saída, e os nomes das cidades de parada intermediaria. Verifique novamente se você está no lugar certo, pois acontece – raramente, mas acontece – do trem mudar de plataforma na última hora. Se isso acontecer, também será anunciado nos auto-falantes em italiano e em inglês. A chegada e a saída dos trens também são anunciadas.

Encontrando seu vagão (“carrozza“) e assento (“posto“)
Estas informações se encontram no seu bilhete. O número do vagão está escrito nas portas de entrada, bem como o número da classe. Normalmente a primeira classe se encontra nos primeiros vagões do trem.
Dentro do vagão, se seu assento estiver ocupado, peça que a pessoa se levante e dê o lugar a você. Se você sentar em outro lugar que estiver livre, pode ser que na próxima parada do trem o dono do assento chegue e você terá que se levantar.
Onde coloco as malas?
Há um espaço na entrada de um dos lados do vagão que é destinado às malas maiores. As malas médias cabem no chão entre o espaço de duas poltronas de costas uma à outra. As malas pequenas podem ir nas prateleiras acima das poltronas.
Cuidado com a sua mala! Não digo que é perigoso, ou que você corra o risco de ser roubado. Mas talvez ela seja confundida com a de alguém que a pegue por engano. Então, fique de olho nas paradas intermediarias.
Destinos Regionais
Se você viaja para cidades pequenas dentro da região em que se encontra (treno Regionale), pode ser um pouco mais complicado encontrar o trem e a plataforma, pois como são bilhetes que não fazem reserva de horário nem assento, estas informações não constam impressas no seu bilhete. Para encontrar estas informações, o melhor é procurar pelo balcão de informação. Caso contrário procure por um cartaz com todos os nomes dos trens regionais e seus itinerários de parada, organizados por horário de partida. Procure pela sua cidade entre as cidades de parada intermediaria e assim você terá o nome do trem, número e o horário de partida. Com estas informações você encontrará no painel de trens em “partenze” o binário onde ele se encontra.

Tipos de Trem
– Freccia Rossa: Viaja a 360Km/h e liga as cidades Torino-Milão-Bologna-Firenze-Roma-Napoli-Salerno
– Freccia Argento: Viaja a 250Km/h, liga a cidade de Roma com Venezia, Verona, Bari/Lecce, Lamezia Terme/ReggioCalabria.
– Freccia Bianca: Viaja a 200Km/h, liga a cidade de Milão com Venezia, Udine e Trieste, faz também Genova-Roma, Riviera Adriatica-Bari/Lecce.
– Eurostar Itália: Liga a cidade de Roma às cidades de Ancona, Genova, Lamezia Terme, Reggio Calabria, Perugia, Ravenna, Rimini, Taranto.
– Intercity e Regionale: Trens de baixa velocidade que ligam pequenas, médias e grandes cidades.
– Treno Notte: trens que viajam à noite e possuem vagões com opção leito.
– Eurocity e Euronignt: Ligação com os países Suíça, Áustria, Alemanha, França, Espanha, Croácia, Eslovênia e Budapeste.

fonte: www.trenitalia.it

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

31 comentários

  1. Olá Babi!

    tudo bem com você? Estou precisando de uma ajuda. Conheci seu blog e estou adorando as dicas da Itália. Vou viajar em setembro e consegui comprar meus trechos de trem através do site da Trenitalia. Contudo, no meu último trecho que é de Veneza até Zurique (trajeto internacional) terei uma conexão em Milão e ai serão duas empresas ferroviárias diferentes.

    Recebi apenas o e-ticket via e-mail do primeiro trecho "Veneza–> Milão". Com relação ao segundo trecho que será através da empresa EuroCity recebi apenas o número das reservas (são dois bilhetes), número do trem e a na informação forma de retirada: self service (empresa EuroCity).

    Ou seja, pelo que entendi devo me dirigir a uma máquina self service e imprimir os meus tickets. O valor total dos dois trechos foi cobrado em meu cartão de crédito. Só que parece que é possível enviar um e-mail para a Trenitalia apenas se a pessoa for registrado e esta opção é aberta apenas para italianos. Para pessoas que não são da Itália você tem a opção de comprar os tickets sem necessidade de registro.

    Você sabe algo a respeito se este é o procedimento?? Preciso ter certeza do que fazer porque tenho pouco tempo entre um trem e outro! Se alguém souber e puder me ajudar agradeço!

  2. Olá, Arquivo Art! Na Itália são duas as empresas de transporte ferroviário: a estatal Trenitalia e a privada Italo. A Trenitalia cobre todo o território nacional, você pode comprar o bilhete pelo site oficial, o link encontra-se na coluna da esquerda daqui do Blog em "Links Úteis". Fim de Outubro ainda não é super frio, então não é necessário calçado especial. Usando uma bota de salto baixo ou mesmo um tênis você não passará frio. 😉 Caso prefira comprar algo específico de inverno, eu deixaria pra comprar aqui pois eles tem artigos mais adequados pro frio que nós no Brasil. Na loja Bata tem várias opções com preço bom, se quiser qualidade made in Italy, te indico Geox e Nero Giardini. Abraços e obrigada pela visita!

  3. Ola Babi, sigo seu blog desde que eu e meu marido decidimos visitar a Italia, iremos no final de outubro e visitaremos varias cidades, e queremos ir de trem para Turim,vc saberia me informar qual empresa ferroviaria faz este percurso? Outra duvida, qual o melhor tipo de calçado devo levar para não passar frio e ficar confortavel???Desde já agradeço pelas dicas otimas do seu blog, abraços!!!

  4. Anônimocomentou

    Olá Babi. Achei uma preciosidade o seu blog. Estou organizando minha viagem para a Toscana para maio/14 e fiquei muito feliz em saber que posso contar com os serviços do Vivatoscana! Você acha que ainda é cedo para começar a ver os detalhes ou já podemos? Grande abraço, Neusa

  5. Oi, Renata!
    Que bom que tem gostado dos artigos do Blog! Fico muito feliz! 🙂 Realmente o site da Trenitalia melhorou muito! Das últimas vezes que comprei bilhete eu consegui chegar até o fim! Um abraço e obrigada pela visita! 😉

  6. Anônimocomentou

    Olá Babi!

    Adoro seu blog, e estou anotando as dicas enquanto monto meu roteiro de viagem para a Toscana, vou em outubro agora.
    Seu site é super útil, vale a pena ler todos os posts.

    Vim te contar que semana passada consegui comprar 2 bilhetes de trem FrecciaRossa pelo site da Trenitalia e foi super rápido e prático, paguei com paypal e logo em seguida recebi o bilhete por email. Sei que você teve experiências ruins com esse site, mas talvez eles tenham melhorado o sistema.

    Bjos,
    Renata

  7. Babicomentou

    Oi, Fabio!
    Com certeza tem trem de Milão para o Lago de Como. Fiz esta viagem há uns 8 anos atrás, então não me lembro muito bem, mas se não me engano, o seu destino se chama "Como San Giovanni" e a viagem não é muito longa. Dá pra fazer ida e volta em um dia! Faça o passeio com o traghetto que dá uma volta no lago com paradas nas cidades que a circundam. Vale a pena!
    Abraço e bom passeio!

  8. Olá Babi..muito bem descrito..vai ajudar bastante..você sabe se tem trem para o lago de Como saindo da estação central de Molão?? Meu hotel fica encostado na estação e pretendia passar o dia em Como..e vale a pena esse passeio??
    Abraço e obrigado desde já !!
    Fabio

  9. Babicomentou

    Oi, Vera!
    Que bom ouvir isto de uma leitora! Nos incentiva a prosseguir e melhorar cada vez mais! Obrigada pelas visitas!!! Abraço!

  10. Veracomentou

    Acompanho vocês aqui de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil…. sou appaixonada por Firenze e através desse espaço caminho pelas delicias da cidade. Obrigado. VERA