Setembro, o mês Gordo de Eventos!

Um buongustaio” sabe degustar e apreciar a boa comida e bebida, e valorizá-la como se fosse a oitava arte! Se você se identificou com esta definição, deve vir à Toscana no mês de setembro! Este é o meu mês preferido, pois é o início da estação enogastronômica! O calorzão do verão começa a ir embora e o apetite para receitas e sabores mais sustanciosos volta! O mês é repleto de eventos para degustar vinhos e produtos típicos. Confira o programa:
salames típicos toscanos

 

Festa del Cacio
28 de Agosto a 4 de Setembro de 2016, Pienza

Começamos explicando o que é o “cacio“: este ó o nome do queijo pecorino feito em Pienza (50 Km de Siena). O programa dos 7 dias de festa é muito variado, com premio ao melhor produtor, apresentação dos sbandieratori, música, degustação e, a parte mais esperada, o Palio (competição), entre as contradas (bairros) de Pienza. Um “jogo” particular e difícil de explicar em poucas palavras… Consiste em fazer rolar um cilindro de queijo cacio dentro de círculos com diferentes pontuações. Só vendo para entender! hehe!
Mais info: www.portalepienza.it
fonte: www.sienafree.it
Sagra della Cipolla
27 de Agosto a 4 de Setembro de 2016, Certaldo
Um ingrediente tão simples, mas tão essencial na nossa culinária! Aqui em Certaldo (50 Km de Florença) a cebola é levada muito a sério! Presente na bandeira da cidade e nos versos do seu mais famoso morador, o poeta Giovanni Boccaccio. Na rua principal do Borgo Alto de Certaldo, será possível degustar pratos do antepasto ao secondo, além de doces com a base do ingrediente mais famoso da cidade: la cipolla di Certaldo!
fonte: www.quinewsvaldelsa.net

Gelato Festival

01 a 04 de Setembro de 2016, Florença
Após 5 meses e 9 etapas em diversas cidades Italianas e Europeias, o Gelato Festival retorna à Florença para a grande final! Os dois primeiros colocados de cada etapa do festival, ao todo 18, se desafiam para o título de melhor sorveteiro da Europa! O júri é composto em parte por profissionais e parte pelo público. Comprando o Gelato Card (12€), você pode provar os sabores e votar no seu preferido!
Mais info: www.gelatofestival.it
Settembre diVino
1 a 4 de Setembro, Pitigliano
Pitigliano é um dos burgos mais bonitos da Itália, construído em tufo, uma rocha típica desta região entre Toscana e Lazio. Durante os quatro dias de festa, dez históricas cantinas escavadas no tufo se abrem para degustação de vinhos produzidos na região e produtos típicos. Pela cidade a programação é rica de música, dança e espetáculo que se estendem até de madrugada!
Veja a programação completa [aqui].
 
Expo Chianti Classico

8 a 11 de Setembro de 2016, Greve in Chianti
Esta é a principal feira de vinhos da região do Chianti! Existe desde 1970 e hoje conta com a participação de mais de 100 produtores de vinho. Comprando a taça de vinho do evento, você tem direito a 7 doses de degustação. A programação cultural é rica: música de todos os tipos, apresentação de dança e dos sbandieratori. Eu participei da feira ano passado e conto tudo aqui: Expo Chianti Classico – Feira de Degustação de Vinho


Vino al Vino

15 a 18 de Setembro de 2016, Panzano in Chianti
Este é o 18° ano que acontece a feira de degustação de vinho na praça principal da cidadezinha medieval de Panzano in Chianti, localizada a 35 Km de Florença. Com a compra da taça de vinho do evento (15 euros), você poderá degustar vinhos de 19 produtores da região. À partir das 18 horas de sábado e domingo música jazz ao vivo!
fonte: www.viticoltorepanzano.it
Bacco Artigiano
22 a 25 de Setembro de 2016, Rufina
Este ano a festa chega à sua 40° edição. A cidade de Rufina fica a cerca de 30 Km de Florença, territorio onde é produzido o Chianti Rufina. Durante a feira é possível degustar e comprar direto do produtor. Muitas vinícolas abrem as portas para visita. No último dia, domingo, um show pirotécnico que conclui os 4 dias de evento.
Mais info aqui: Comune di Rufina

fonte: www.casadelvino.it
Carro Matto
24 de Setembro de 2016, Florença
Esta é uma festa folclórica ligada ao vinho e a festa Bacco Artigiano. “Carro Matto” significa “Carroça Louca”, que se refere ao modo como os mais de 2 mil frascos de vinho eram empilhados séculos atrás para transporte. Era uma tradição de época renascentista os produtores de vinho oferecerem à República de Firenze os primeiros frascos de vinho. Hoje este costume é relembrado com o Carro Matto e a procissão histórica pelo centro de Florença que ocorre todos os anos no dia anterior ao último dia da feira em Rufina.
Mais info: Comune di Rufina
carro-matto-07

 

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Julianicomentou

    Olá! Adorei as informações. Você teria o calendário oficial das festas da Toscana em outubro 2017? Obrigada!