Richard Ginori – Tradicional Porcelana Fiorentina agora assinada Gucci

Em 2013, a manufatura de porcelana mais antiga da Itália e a segunda da Europa, a Richard-Ginori, ganhou nova vida! Após décadas de má administração nas mãos de diversos proprietários até declarar falência, o Grupo Gucci apareceu para dar novo sopro de vida para esta marca fiorentina que desde sempre foi sinônimo de tradição, qualidade artesanal e luxo.

richard-ginori-01

1737. O ano de fundação da Richard Ginori é um ano de grandes mudanças no cenário político da Toscana. O último dos Médicis, Gian Gastone, morreu sem deixar herdeiros e o comando do Grão-Ducado da Toscana passou à Família austro-húngara dos Lorena. Carlo Ginori inicialmente produzia maiólicas, mas assim que conseguiu achar a justa fórmula da porcelana (1740), presenteou o futuro Grão-Duque da Toscana, Francesco Stefano di Lorena, com um jogo de xícaras pintadas à mão.


 

Por muitos séculos este material branco, duro, compacto e naturalmente brilhante restou um mistério para os Europeus. O primeiro à trazer a porcelana para o velho continente foi o grande Marcopolo, durante o século 8. Eram objetos preciosos que provinham da China, e somente reis e rainhas poderiam se permitir, por isto, chamado de “ouro branco”. Durante e após o Renascimento, com as Companhias das Índias, o comércio de porcelana aumentou na Europa, mas a sua constituição ainda permanecia desconhecida.

O Grão-duque Francesco I dos Médicis, e seu grande interesse pela alquimia, foi curiosamente o primeiro a produzir porcelana na Europa, no fim de 1500. Não era uma porcelana de grande qualidade, pois ainda apresentava porosidade. A verdadeira porcelana só vai ser produzida na Europa à partir de 1707 em Meissen, na Alemanha, quando encontram o elemento mineral que determina a diferença entre a porcelana e a cerâmica: o caulino.
Carlo Ginori foi o segundo a abrir na Itália uma manufatura de porcelanas, em 1737. A primeira foi aberta em Veneza, mas não resistiu à virada do século 18. Em 1896 a Ginori se fundiu com outra manufatura italiana, a Richard, do piemontês de origem suíça, Giulio Richard. Atualmente é a mais antiga da Itália e a segunda mais antiga da Europa, atrás somente da primeira em absoluto, a Meissen!
Com a compra da Gucci, a Richard-Ginori conseguiu retomar o seu prestígio de outros tempos e fazer valer a sua tradição secular na produção de porcelanas. Em Florença foi aberta uma grande loja que apresenta uma variada coleção se serviços de mesa e objetos de decoração. Os elementos decorativos passam pelos motivos geométricos aos floreais, orientais e de paisagem.
Ter um conjunto da Richard-Ginori é como ter um pedaço da história de Florença na própria casa!

Informações Uteis
Loja em Florença: Via Rondinelli 17r
Loja em Milão: Piazza San Marco 3

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Sandracomentou

    Nossa, meu sonho de consumo ter uma única peça deles. Está na listinha de locais a ser visitado.