Carro Matto – Festa do Vinho em Florença

No último sábado de setembro, acontece em Florença uma festa histórica que relembra uma antiga tradição dos produtores de vinho: o Carro Matto! A “carroça louca” passa pelas ruas do centro histórico puxada por bois e acompanhada de um cortejo de figurantes vestidos à moda renascentista e jogadores de bandeiras (Sbandieratori)! 
 Carro Matto Fi
Esta é uma revocação histórica do tempo da República Fiorentina, quando era costume trazer a carroça com a primeira produção de vinho do ano até o bispo de Florença para receber a bênção e depois seguir em direção ao Palazzo Vecchio para presentear o Gonfaloniere de Florença e Priores com o carregamento de vinho. Era então aberto um dos frascos e feito um brinde à saúde de todos os fiorentinos!
carro-matto-05
O frasco de vinho é um dos símbolos da Toscana: um tipo de garrafa com o fundo redondo e o colo alongado e capacidade para 1 litro e 3/4 de vinho. Seu uso começou a se difundir à partir do século 14. As garrafas eram produzidas com a técnica do sopro e depois eram revestidas na parte baixa com a palha que desempenhava uma dupla função: proteger o vidro do contato com as outras garrafas e manter a temperatura do vinho estável. Poucas são as pessoas que ainda hoje dominam a técnica especial para empilhar os frascos de vinho como se fazia em épocas passadas, mas durante os festejamentos do Carro Matto podemos ver esta curiosa pirâmide invertida!
 carro-matto-09
São cerca de 2 mil frascos de vinho empilhados com habilidade em Rufina, a capital do vinho Chianti Rufina, zona vinícola antiguíssima localizada ao norte de Florença. Aqui nesta cidade, dois dias antes e no dia posterior ao Carro Matto, acontece a feira Bacco Artigiano, com música, artesanato, esporte, espetáculo e, claro, degustação de vinho!
carro-matto-02

 

O Carro Matto acontece no último sábado do mês de Setembro por volta de 15:30. O cortejo histórico passa pela Piazza della Repubblica, Via Roma, Piazza del Duomo, Via dei Calzaioli até chegar à Piazza della Signoria onde o prefeito e outras autoridades do governo aguardam para o brinde à saúde de todos!

carro-matto-11

 

Acompanhe a festa do “Carro Matto” neste sábado dia 23 de Setembro de 2016 pelo Snapchat!!! adicione pelo snapcode ou pelo nome babicampanaro.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários

  1. Luciene Villa Wertheimcomentou

    Parabéns ?
    Adorei as informações!
    Felicidades! Que continue sempre com essa maravilhosas informações!

  2. Maurício zakicheskicomentou

    Cara massa esse lugar em dia 23 de março vou , morar na Itália só não sei onde queria trabalhar no vinhedo será que você sabi me endicar algo por aí? Valeu e abraços qualquer coisa meu Facebook e Maurício zakicheski!

    1. LUIZ LISKAcomentou

      PREZADO MAURICIO, TUDO BOM, JÁ ESTA NA ITÁLIA? ESTOU CHEGANDO EM SORICO PRÓXIMO A LUGANO NO DIA 14/05/2018, ESTOU TIRANDO MINHA CIDADANIA ITALIANA, ABRAÇO DA FAMILIA LISKA.