![]() |
Claudio Sgobino |
Que sorte a minha! Conheci justamente o fundador do associação! 🙂 Claudio Sgobino é um tipo particular… Se declara anarquista já pra começar a conversa, mas logo em seguida acrescenta: “Eu não respeito o uniforme, mas respeito a pessoa. Se você me respeita eu te respeito.” Seu corpo mostra o desgaste dos anos de trabalho como madonnari que lhe trouxe complicações nas costas e joelhos devido à incômoda posição de trabalho.
![]() |
Matteo realiza Dama com Arminho de Leonardo da Vinci, 1488 |
Foi conversando com Claudio que descobri o nome correto de chamá-los: madonnari. Por que Madonnari? Sim, essa também foi a minha primeira pergunta à ele… Desde o fim do século XII, ainda na Idade Média, importantes instituições chamadas de Arte começaram a surgir. A função era muito semelhante aos sindicatos de hoje. Os pintores deviam se inscrever na Arte dos Médicos e Boticários, pois era através da química que obtinham as cores das tintas com que trabalhavam. O brasão desta arte era a Madonna della Rosa, motivo pelo qual tais pintores começaram a ser chamados de madonnari.

![]() |
As pinturas são feitas com pastel |
Uma coisa que me deixou chocada, foi saber que por muitos anos a associação teve que pagar uma taxa de ocupação do solo publico à prefeitura de Firenze. Claudio me contou diversos problemas que já tiveram com o governo, uma delas inclusive foi resolvida com o apoio dos fiorentinos que promoveram um abaixo assinado para que eles não fossem proibidos de continuar com sua atividade. Dai descobrimos que na Itália também acontecem esses absurdos inexplicáveis…