Viva Creta – Coisas de Creta

Neste último artigo da série Viva Creta, reúno diversas imagens da minha viagem que acredito possam mostrar mais um pouco da cultura grega. São fotografias de coisas ou lugares que me chamaram atenção e que traduzem a minha visão desta ilha incrível que eu amei conhecer!

Visitamos Creta na época da Copa de 2014, e sentimos o clima na cidade! Descobri que o Brasil é a seleção preferida dos gregos e que eles torcem tanto quanto para a Grécia! Legal ver a bandeira do nosso país espalhada pelas ruas de uma cidade estrangeira!
Muito comum encontrar pelas estradas essas capelas brancas em meio ao nada. O branco que contrasta com o azul do mar e as flores rosas… São muito poéticas!
Quando pensamos em Grécia, logo vem a imagem das casinhas brancas e azuis… Creta deixa um gostinho de “quero mais” quanto à isto, pois não faz parte da sua tradição as casinhas dos nossos sonhos. 
Fiquei encantada com estas cestas de laranja que enfeitavam a entrada do restaurante do Palácio de Knossos! Me deu até vontade de tomas mais um daqueles sucos maravilhosos! 
Também muito comum ver essas mini capelas pelas estradas. Quando estive em Kos e Rodi também reparei nisso e fiquei curiosa em saber o que significavam. Fiquei surpresa quando 2 gregos pra quem perguntei não souberam explicar direito! Os dois me disseram que provavelmente essas igrejinhas são colocadas em locais onde ocorreu um acidente fatal. Mas nem todos, como este, tinham foto de pessoas…
Figurinha carimbada por todos os lugares que vá! Mais fácil vê-las no fim do dia, quando elas saem dos seus refúgios frescos por entre as rochas para fazer uma “boquinha”. Elas tem um olhar muito inquietante.. não dá pra identificar se fazem cara de paisagem ou se estão prontas pra te mandar embora!
Este catavento me faz lembrar quão ventosas eram as praias de Creta! Em um dos nossos primeiros dias quase desistimos e fomos embora. Naquele momento entendi para quê serviam os mega prendedores que eu havia visto no dia anterior no mercadinho perto do hotel…
Wow!!! Me pergunto por qual motivo este lugar é assim tão especial para quererem construir uma igreja exatamente ali e não um pouquinho mais pra lá! 
E não é que elas também estão por lá?! Acho que os donos de Vespas procuram estacionar sempre em lugares que fazem uma composição perfeita para uma foto… rs
Os burricos são tão simpáticos! Mas me dá muita dó vê-los sobre o sol, ou carregando pessoas… Eles não me parecem ser tão fortes assim e têm sempre este olhar de tristeza… 

Awatara – O comércio da cidade não é muito variado… A maioria das lojas vende roupas made in China, e todas iguais! Esta loja da foto não. E as roupas e acessórios são simplesmente incríveis!!! A produção é artesanal e local, as peças são originais e muitas vezes únicas. Dai você pensa que deve custar uma fortuna, mas não… Os vestidos custavam de 50 à 120 euros e os acessórios preços muito justos. Eu enlouqueci experimentando roupa, levei um macacão e um vestido, além de pulseiras e uma bolsa de palha!

Mari & Jo – lindas peças em cerâmica realizadas à mão por diferentes artistas da ilha. Um souvenir original.

Fish Spa – As pedicures e podólogos não tem vez na Grécia… o trabalho é feito por estes peixinhos! 15 minutos com os pés no aquário por 10 euros. Quem tem coragem?!

Até a próxima, Grécia!!! 😀

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários

  1. Oi, Anônimo!
    Que legal que vc também descobriu o blog e está curtindo os artigos! Eu escrevo principalmente sobre Firenze e Toscana, mas quando conheço lugares legais, como Creta, gosto de compartilhar com vcs minhas experiências de viagem!
    Espero que vc encontre aqui várias coisas que ainda não conhece na Toscana e volte logo!
    Abraços e obrigada pelo recadinho! 🙂

  2. Anônimocomentou

    Boa Tarde!
    Recentemente estive em Firenze, Roma e outros países na Europa. Minha paixão pela Itália é algo intrigante: comecei a postar minhas opiniões sobre lugares que fui em alguns sites, estou sempre procurando mais informações sobre onde fui ( e sempre descubro algum lugar que não fui e perdi a oportunidade de conhecer), quero aprender a lingua, estou sempre revendo minhas fotos…. Já te seguia pelo face, mas o blog é muito mais completo e só descobri agora também. Adoro suas publicações. Um grande abraço e quem sabe um dia eu volto.