As Melhores Lojas de Fiesole

Fiesole é a minha cidade! Troquei o agitado centro Fiorentino pela calmaria desta cidade de colina há cerca de dois anos. Localizada à apenas 15-20 minutos de ônibus convencional do centro de Firenze, é uma daquelas cidadezinhas encantadoras com a típica organização do comércio em torno de sua praça principal. As mesas dos restaurantes, bares e cafeterias são dispostas nas calçadas sob o sol que aquece durante o inverno ou sob a fresca sobra das árvores durante o verão, onde podemos degustar um copo de vinho ou um simples cappuccino em plena tranquilidade. Embora pequeno, o comércio de Fiesole é original e diferenciado. Eu recomendo uma passadinha nem que seja para “curiosar” nestas lojas:


Mastrociliegia

Piazza Mino 3 – Fiesole

Compro tudo para minha casa aqui! Faltou um copo, um prato, uma vasilha para o jantar? É só atravessar a praça e ir à Mastrociliegia, uma loja de artigos para casa com peças originais e selecionadas.  Encontramos artigos que passam da tradicional cerâmica italiana feita à mão, à peças importadas. Conjuntos de louças e copos, peças em cobre, toalhas e conjuntos americanos, cestas, cafeteiras e lembranças da cidade. Tudo de muito bom gosto! A proprietária está sempre presente na loja e recebe à todos com sorriso e simpatia. Talvez por este motivo o sucesso de mais de 20 anos sempre no mesmo ponto! Uma curiosidade sobre o nome: Mastrociliegia é o nome do amigo de Geppetto que lhe presenteia com o tronco de madeira que se tornará Pinocchio. Seu nome deriva de maestro (mestre) e ciliegia (cereja), pois havia o nariz redondo e vermelho.

Carâmicas de Vietri sul Mare (Salerno) – Peças em resina e de cerâmica de Montelupo (Firenze)
Peças de cerâmica de Napoli

Il Fabbro di Fiesole

Piazza Mino 8 – Fiesole

O “fabbro” é a pessoa que trabalha com o ferro. A loja foi aberta em 2004 e expõe os mais variados e belíssimos exemplares de peças em ferro battuto trabalhadas da maneira mais tradicional: luminárias, prateleiras, mesas, cadeiras e outros móveis vários mas também pequenas peças, como ganchos e enfeites que podem ser levados na mala. Um profissão de tradição e ainda muito valorizada na Itália.


CoBALTO

Via Portigiani 4 – Fiesole 
www.cobaltoart.it

Cinco artistas plásticas estrangeiras e italianas que trabalham com a cerâmica se juntaram para abrir esta associação cultural que tem suas portas em frente à entrada do Teatro Romano. Cada artista tem uma maneira diferente de trabalhar a matéria prima, conseguindo resultados únicos, e isto fica claro até mesmo para um leigo sobre o assunto arte! No backstage da loja fica o atelier onde três vezes por semana são organizadas aulas de torno. O curso não tem uma duração minima, você pode até mesmo fazer apenas um dia de aula.

Umi Amanuma (Japão) e Eleana Gentile (Bélgica)
Valentina Carroli (Itália)
Pascale Jabain (França) e Silvia Redditi (Itália)
Umi Amanuma e suas alunas

Il Bobolino

Via A. Gransci 14 – Fiesole
Via del Pratellino 12 – Firenze
www.ilbobolino-fiesole.com

Uma floricultura de tirar o chapéu! Il Bobolino propõe arranjos florais maravilhosos para a decoração da casa que não deixam nada a desejar quando comparados às sofisticadas floriculturas do Morumbi em São Paulo. Ao mesmo tempo apresenta simples vasos com ervas aromáticas ou mesmo flores do campo em encantadoras composições típicas da Toscana. Peças de decoração complementam a loja: velas, vasos de vidro, cachepôs e essências para ambientes. A vitrine muda constantemente mostrando quais são as plantas e flores da estação. Embora a loja de Fiesole tenha apenas um ano de abertura, em Firenze existe há mais de 10 anos.

Variada linha de perfume para ambientes
Velas, vasos, cachepôs e objetos de decoração complementam a loja.
Linha de cuidados com corpo feito com azeite de oliva.
Sugestões de “Il Bobolino” para a decoração de Natal

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários

  1. Solange, são lindas mesmo! E recomendo porquê frequento e compro muita coisa pra minha casa alí! Adoro! 😉 Um bjo!

  2. Solange Victorinocomentou

    Babi, estou encantada com essas lojas! São lindas demais!

  3. Sandra, algumas destas lojas são novas… Você terá que voltar pra Itália para conhecê-las! 😉 Bjs!

  4. Sami, espero que você tenha tido a oportunidade de conhecer esta cidadezinha que eu tanto adoro!!! 🙂 Um abraço! Obrigada pelo recado!

  5. Puxa!!! Onde estavam essas lojas que eu não ví quando estive em Fiesole????

  6. samicomentou

    barbara, linda interessantíssima e enrriquecedora reportagem sobre o comercio desta linda cidade.
    sami