Tradicional Mercado de Natal em Firenze

O espírito natalino finalmente chegou à Firenze! Cada dia que passa mais uma rua é iluminada com a decoração de luzes, formando um “mapa” de compras pelo centro da cidade! Mas o evento mais esperado desta época do ano é sem dúvida o Mercadinho de Natal da Piazza Santa Croce que por cerca de 25 dias torna-se o ponto de encontro das famílias fiorentinas e também dos turistas!

mercato-di-natale-piazza-santa-croce

O mercado nasceu com o nome de Weihnachtsmarkt, dedicado exclusivamente a venda de produtos alemães. Com passar dos anos houve a crescimento da participação de expositores provenientes de outros países – franceses, ingleses, austríacos, suecos e mesmo italianos – que vieram enriquecer o comércio.


Mercado-de-Natal-Florença

Mercado-de-Natal-Florença

São cerca de 50 expositores de artesanato, objetos para a casa, acessórios, roupas, decoração, mas principalmente gastronomia!


Mercado-de-Natal-Florença

Mercado-de-Natal-Florença

Já virou tradição ir ao Mercado de Natal da Santa Croce para comer o wurstel com crauti acompanhado de cerveja alemã, claro!


Mercado-de-Natal-Florença

cerveja-e-wurstel-alemão

Impossível resistir às demais especialidades alemãs: strudell, sacher, bretzel…


bretzel

Strudell

Mas o problema é que as tentações não param por aí… temos também as especialidades do norte da Itália que se misturam com a Áustria e Suíça.


especialidades-gastronomicas

salames-especiais

Falando em Suiça, lembro de chocolate… hummm!


chocolates


Entre as bancas gastronômicas também encontramos produtos básicos como ervas aromáticas e temperos.


temperos-e-salsas

Uma das minhas bancas preferidas é a de biscoitos amanteigados franceses! A variedade é enorme e tem para todos os gostos: chocolate, café, côco, pistache, nozes, amêndoas, com geleia de morango, amora, framboesa… Uma maravilha!


biscoitos-franceses


Outra banca que eu gosto muito é a de cerâmica inglesa. Xícaras, canecas, pratos, bules entre outras peças decoradas com motivos tradicionais ingleses. Também vendem velas aromatizadas para ambiente.


porcelanas-inglesas

 

porcelanas-inglesas


E para completar, geleias e queijos ingleses! Aqui entramos em uma variedade incrível! Tem queijo cheedar combinado com alho, com vinho, com ervas, com pimenta e o mais exótico de todos: tequila com limão.


geleias-inglesas


A Escócia também marca presença com sua banca de gadgets muito originais!


gadget-escocia


As bancas de artesanato mostram toda a sua criatividade utilizando materiais simples e tradicionais como a madeira, metal e tecido.


brinquedos-de-madeira

 

enfeites-em-madeira

bonecos-de-metal
objetos-e-toalhas-em-tecido

O frio é um companheiro constante durante o passeio pelo mercado. Teve um ano que até nevou! E que conforto é olhar para a banca de produtos feitos com lã de ovelha: pantufas, gorros, protetor de orelha e até bichinhos de pelúcia muito fofos! Quero tudo! 🙂


sapatos-pantufas-em-la


Adoro passear pelo Mercado de Natal da Santa Croce! Encontro presentes para os amigos, objetos de Natal para decorar minha casa, e principalmente, tanta coisa boa pra comer!!! Ainda bem que posso dividir as calorias durante os 4 finais de semana de mercado… Até o próximo ano!


enfeites-de-natal


Em 2018 o Mercado estará aberto de 28 de Novembro à 20 de Dezembro, todos os dias das 9:00 às 20:00, embora muitas vezes as bancas fiquem abertas até mais tarde, principalmente durante o fim de semana.

Deixe seu comentário

9 comentários

  1. Oi Babi,
    Me parece que infelizmente este será o último ano da feira.Primeiro eles queriam mudar de praça e agora não terá mais…Espero que mudem de ideia,não é?
    Um abraço.

  2. Oi, Marina!
    É verdade, tmb ouvi boatos que este seria o último ano do Mercadinho na Piazza Santa Croce… Mas como isto tmb foi dito o ano passado, espero que a mudança continue sendo adiada tmb para os próximos anos!!! O Mercado já existe há tantos anos e funciona tão bem, não entendo pq nosso sindaco quer mexer no time que está ganhando… 😛 Bom, é só aguardar o ano que vem…
    Obrigada pela visita e recado!
    Abraços!

  3. BAbi, delicia essa atmosfera do mercado, nao e'???? E o cheirinho de tds essas guloseimas? Adorei o post. E vms torcer para que nao acabem com o evento… BAcione, D

  4. Oi, Gabriela! O Mercado teoricamente termina dia 19, mas talvez vá até dia 21… Nem os expositores tem certeza ainda do último dia! 😛

  5. Solange Victorinocomentou

    Babi, que encanto esse lugar! Amei tudo que vi, aliás, tudo que vc publica é de um bom gosto admirável! Bjs!

  6. Solange, você iria a-do-rar passear por esta feirinha de Natal! Dá vontade de comprar tudo! 😉 Obrigada pela visita e recadinho! Bjos!

  7. Tania Regina Prestes Peccinicomentou

    Pretendo ir em 2017 e vou focar nessa data da feira adorei acho q vou precisar de um guindaste na volta kkk qdo vc acha q devo fazer reservas de hoteis e voo ? P uns 10 dias na Toscana ,obrigada bjs

  8. Cristiano Hansencomentou

    Achei tudo lindo muito perfeitoparace ser um sonho de conto de fadas, gostei mesmo fi as casinhas miniaturas será que eles exportam para o Brazil, hunnnnnnnnnnnn legal!