Viaje à Toscana com Livros

Para quem está planejando ir à Toscana e quer iniciar sua viagem de casa, ou pra quem já foi e quer relembrar lugares e momentos da viagem. Segue abaixo uma seleção de livros que são ambientados na Toscana, organizados por data de lançamento. Romance, culinária, vinhos e Ficção, tem para todos os gostos! Se já leu algum deles, ou conhece algum não listado, deixe seu comentário/dica no fim do artigo! 🙂

capa-de-livros-2


Pasta Senza Vino (2014)

Autor: Eduardo Krause
Editora: Terceiro Selo

Sinopse: O jovem Antonello Bianchi é um italiano indolente, machista e metido a conquistador. Sua única ocupação é atrair clientes para o restaurante em que trabalha (ou para si, quando for una bella donna). Essa vida de aventuras amorosas sofre uma virada quando ele conhece uma turista carioca, que o leva a atravessar um oceano em plenos anos 60 para compreender o próprio coração. Em tom leve e envolvente, Eduardo Krause apresenta um romance com sabor e graça, os ingredientes da boa literatura. Saiba Mais


Essência (2014)

Autor: Willian Saints
Editora: Modo
Sinopse: O que você faria se estivesse apaixonada por uma estátua, e essa estátua fosse do garoto mais perfeito do mundo? E se de repente através da magia de Vênus, ele ganhasse vida e se tornasse mais lindo na forma humana do que no mármore? Não será nada fácil para a jovem Beatrice Leonard conviver com a mais perfeita escultura do mundo em carne e osso. Lindo, com um corpo perfeito e dono de olhares e sorrisos hipnotizantes e de tirar o fôlego David de Michelangelo está prestes a mudar tudo na vida da inteligente garota. Apaixonada desde criança pelo lindo e perfeito David de Michelangelo, ela cresceu nutrindo esse amor secreto pela bela escultura. Seu pai o curador do museu, um homem jovem que sofre com a separação da mulher, sempre a levava a tribuna do David. Mas durante uma noite de Halloween algo extraordinário acontece. Invocando um encantamento a Vênus, a deusa do amor milagrosamente da vida a bela escultura. O que Beatrice não espera é que com todas as intrigas e as tramas seu grande amor corre perigo de se transformar novamente em uma estátua.A magia que o trouxe a vida pode acabar quando o amor não for mais verdadeiro.Ambos é a essência de uma verdadeira história de amor que ultrapassara barreiras e os limites da própria realidade. Romântico ‘’Essência’’ é o livro que vai fazer os leitores suspirarem com a intensidade do amor entre uma garota e uma estátua.


Antônia e suas Filhas – Segredos, Amor e Amizade na Toscana (2013)

 
Autor: Marlena de Blasi
Editora: Sextante
Sinopse: Depois de levar os leitores a um passeio por diversas regiões da Itália, desta vez Marlena vai até o oeste da Toscana para descobrir e revelar a história surpreendente e real de Antonia e suas filhas. Marlena se instala em uma casa rústica, de pedra, com apenas um aposento, que lhe serve de refúgio para escrever seu novo livro. Nos arredores ela conhece Antonia e uma de suas filhas, Filippa, e depois passa a conviver com toda a família, participando das refeições preparadas e servidas na grande propriedade do clã, denominada Il Castelletto. A princípio, Antonia provoca Marlena, mostrando toda a sua aversão aos estrangeiros que decidem adquirir terras e viver na Toscana. Com habilidade e perspicácia, Marlena procura entender os motivos de Antonia, e à medida que conversam, cozinham, bebem e comem juntas, as duas descobrem que, apesar das diferenças culturais, têm muito em comum.
É no verão de 2003 que Antonia conta a trajetória de sua vida, revela segredos de família, feridas não cicatrizadas, reflete sobre o amor e a amizade, erros e acertos, e descreve momentos de fartura e também de dificuldade passados durante a Segunda Guerra Mundial.
Antonia e suas Filhas” é uma história verídica sobre a matriarca de quatro gerações de mulheres belas e valentes. Ao final do livro, a autora presenteia o leitor com receitas de deliciosas iguarias de Antonia.


Inferno (2013)
 
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
 
Sinopse: Neste novo e fascinante thriller Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em O Código da VinciAnjos e Demônios e O Símbolo Perdido e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.
No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado em uma das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.
Numa corrida contra o tempo, Langdon luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o arrasta para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o sombrio poema de Dante, Langdon mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.


Adágio com Brio – Uma Aventura Toscana (2013)

 
Autor: Fernanda Pitella
Editora: Scortecci
Sinopse: Uma família. Uma viagem. Gastronomia. Arquitetura. Poesia. Lindas paisagens. “Adágio Com Brio – Uma Aventura Toscana” é um pouco disso tudo. Escrito num estilo coloquial, divertido, leve e criativo, transporta o leitor para uma viagem com passagens fantásticas, em companhia de uma família espirituosa e barulhenta, que está resolvida a celebrar a vida num dos lugares mais belos da Europa.
 
 
Cartas da Toscana (2012)
 
Autora: Domenica de Rosa
Editora: ASA
 
Sinopse: Emily tem uma vida de sonho: uma casa maravilhosa nas colinas da Toscana, três filhos lindos, um marido gentil, e um emprego que consiste em descrever tudo isto na coluna de um jornal inglês. Mas quando o marido a deixa por SMS, ela tem subitamente de enfrentar uma nova e dura realidade: está isolada numa região rural cuja língua não domina, sem dinheiro e entregue a uma empregada doméstica psicótica. E como se isto não bastasse, Siena, a filha mais velha, está perdida de amores pelo galã da zona; Paris, a filha do meio, está perigosamente magra; e Charlie, o seu bebé fofinho, está a transformar-se num fedelho irritante. Mas o seu trajeto rumo ao desespero tem também o efeito de a aproximar da aldeia de Monte Albano, um lugar mais intenso e mágico do que alguma vez imaginou. Depois de anos a descrever uma Toscana idílica nas suas Cartas, Emily descobre finalmente a vida genuína e complexa da região… e um homem intrigante que tem para lhe oferecer a maior aventura da sua vida

Imortal (2011)

Autora: Traci Slatton

Editora: Bertrand Brasil

Sinopse: Em pleno século XIV, um lindo menino de cabelos dourados é abandonado e submetido a crueldades indescritíveis. Mas Luca Bastardo não é uma criança comum. Ele possui um dom que o levará a abraçar os antigos mistérios da alquimia e da cura e a tornar-se fiel confidente dos poderosos Médici. E, quando ele desaparece, tem início um suspense surpreendente de fé, arte e magia.
Depois de anos vivendo sozinho nas ruas, Luca percebe que é diferente de todos os outros garotos. Ele possui uma compleição física perfeita, um grande poder regenerativo e um relógio biológico mais lento do que o das outras pessoas.
Com isso, Luca sai à procura de informações sobre seus pais e sua linhagem, visando a entender de onde ele veio e para onde deverá seguir. E, ao empreender a busca de respostas para suas angustiantes indagações, por intermédio dos mais bem guardados segredos da fé religiosa e da ciência, mudará não apenas a si próprio, mas também o curso da história.
Com extremo realismo, Imortal apresenta ao leitor a cidade de Florença em um período turbulento de sua história, com vários acontecimentos trágicos e marcantes: a Peste Negra, a Inquisição, a ascensão ao poder dos Médici e a Renascença. Além disso, a autora combina personagens fictícios, como o protagonista, com personalidades famosas, dentre elas Giotto, Da Vinci, a família Médici.
 
Aquele Verão na Toscana (2011)
 
Autor: Domenica de Rosa
Editora: ASA
 
Sinopse: Todos os anos, Patricia O’Hara abre as portas do seu magnífico castello do século XIII e organiza um curso de escrita criativa na deslumbrante região da Toscana. Mas este ano, algo paira no ar quando os sete aspirantes a escritores se juntam à beira da piscina para trocar mexericos, namoriscar e escrever o livro das suas vidas. Em pouco tempo, Mary, a solteira convicta, descobre os encantos de partilhar uma Vespa; o sedutor Jeremy rende-se a talentos que não apenas os seus e até a pragmática Patricia vai arranjar tempo para uma paixão acidental. Graças a esta mistura explosiva de egos e criatividade, segredos obscuros e visitantes inesperados, uma coisa é certa: nunca se assistiu a um Verão como este. Quando o curso chegar ao fim, as suas vidas terão mudado para sempre. E um deles chegará mesmo a escrever um livro
Um Vinhedo na Toscana (2011)
Autor: Ferenc Máté
Editora: Seoman
 
Sinopse: Achar a casa dos seus sonhos na Toscana, com um vinhedo no quintal, é como procurar cogumelos porcini na floresta: é preciso trabalhar com amor. Tais tarefas necessitam de paciência, discernimento, determinação e um senso de humor indestrutível. Mas a recompensa é grande, pois o futuro lar da família Máté e a sua propriedade vinícola estão situados em um cenário deslumbrante, cercados por uma comunidade calorosa e cordial. Em Montalcino, a zona vinícola de maior prestígio da Itália, eles restauram um mosteiro do século XIII, localizado entre duas colinas, com sessenta acres de florestas, olivais e vinhedos. Lá, eles plantam quinze acres de videiras, constroem a sua vinícola, e aprendem com seu vizinho Angelo Gaja, um experiente vinicultor, os segredos de como cultivar as melhores uvas e fazer vinhos soberbos. Como resultado, já nos primeiros anos, os vinhos Máté recebem reconhecimento internacional. Prepare-se para conhecer uma história cativante e inspiradora, de como dois sonhadores perseveraram na Toscana, desvendando os bastidores de uma propriedade vinícola familiar.
 
Mil dias na Toscana (2010)
 
Autora: Marlena de Blasi
Editora: Sextante
 
Sinopse: Há alguns anos, quando se conheceram, Marlena e Fernando se apaixonaram à primeira vista e começaram a viver uma história de amor que mais parecia um conto de fadas. Agora, decidem que chegou o momento de dar adeus a Veneza, onde tudo começou, e partem em busca de uma vida mais tranquila.
 
 
Romance na Toscana (2009)
 
Autora: Elisabeth Adler
Editora: Quinta Essência

 

 
Sinopse: Gemma Jericho é uma médica nova-iorquina a braços com uma filha adolescente que não lhe dá um minuto de descanso e uma mão que se preocupa com o fato de ela não ter vida própria. Por isso, quando a mãe, Nonna, recebe uma carta informando-a de que recebeu uma misteriosa herança na Toscana, Gemma, a donzela de gelo, arrisca: as três deixam para trás as precauções e partem para Itália em busca de um sonho e de uma nova vida. Mas o que as três encontram no paraíso da Toscana não é exatamente o que haviam sonhado. Afinal, a herança de Nonna, uma bela villa que precisava de obras, poderia pertencer a um americano, Ben Raphael. Entre Gemma e Ben surge de imediato uma forte atração, mas a relação amorosa é abalada pela intensa disputa imobiliária.
Será o amor de ambos suficientemente forte para resistir a todas as provações? Ou prevalecerá a força dos laços que ligam Gemma, Nonna e Livvie? Gemma terá de escolher entre o homem que ama e a herança da família. E a sua vida nunca mais será a mesma…
Romance na Toscana é uma história de amor arrebatadora, marcada pela beleza daquela região italiana, onde, afinal, todos os sonhos são possíveis.

 

Um Fio de Azeite – No cenário da Umbria e da Toscana (2009)
 
Autora: Rosa Neponuceno
Editora: Casa da Palavra

 

Sinopse: Viajar por um roteiro charmoso, em boa companhia, por um motivo muito nobre e saboroso: visitar belas cidades, conhecer a culinária regional e os seus azeites. Será possível conjugar tudo isso em uma só viagem? O livro Um fio de azeite – No cenário da Úmbria e da Toscana, da jornalista e escritora Rosa Nepomuceno, faz isso numa linguagem sedutora, trazendo muita informação. Você será capaz de embarcar numa saborosa turnê por essas regiões da Itália, na busca dos mais especiais azeites, visitando moinhos, grandes empresas exportadoras, feiras livres e mesas italianas. Com um roteiro que parte da região da Úmbria em direção à Toscana, Rosa passa por cidades interessantes como Perugia, Assis, Massarosa, Lucca e, entre degustações de pratos e azeites, conta a história do óleo de oliva e dos seus processos de produção – nos antiqüíssimos moinhos de pedra ou nos modernos tanques de aço inox. Escrito como um diário de viagem, a narrativa desperta os sentidos e nos liga de forma afetiva à Itália, deixando o didatismo em segundo plano. Na obra estão presentes fotos da viagem e, o que seriam notas de rodapé, transformam-se em charmosos “post-its”.O livro ainda traz capítulos dedicados à dieta mediterrânea (que tem no azeite um ingrediente essencial) e às pesquisas em curso, em vários países, sobre as qualidades nutricionais e os benefícios do azeite. Muitas dicas sobre como escolher e utilizar os azeites lá estão. O chef Marcelo Scofano, companheiro de viagem de Rosa, selecionou as melhores receitas experimentadas no percurso. Mais que informativo, Um fio de azeite é um livro saboroso, que valoriza a reputação gastronômica do país e mostra porque a Itália é um fantástico produtor de azeites.

 

Perdidos na Toscana (2009)
 
Autora: Affonso Romana de Sant’Anna
Editora: L&pm
Sinopse: Para viajar não é necessário fazer as malas nem comprar uma passagem. Basta embarcar nos relatos de Perdidos na Toscana juntamente com Affonso Romano de Sant’Anna, e dar uma volta ao mundo. De uma só vez é possível percorrer o Oriente Médio, a América Latina e do Norte, a Ásia, a África e a Europa, e conhecer um pouco de cada cultura, muitas vezes incursionando por territórios pouco explorados, outras, com novas visões sobre paisagens que já estão estabelecidas no nosso imaginário. As crônicas reunidas neste volume são ordenadas como nossas lembranças: um lugar remete ao outro, uma iguaria nos faz lembrar de uma obra de arte, um som traz à memória uma rua onde tomamos um café inesquecível. Dos Andes ao Irã, do Marrocos a Nova York, Perdidos na Toscana apresenta as crônicas-memórias de um escritor viajante que está sempre à procura de um novo destino.
 
Sob o Sol da Toscana (2002) 
 
Autora: Frances Mayes
Editora: Rocco
 
Sinopse: Frances Mayes, exímia narradora de viagens e amante da gastronomia, nos apresenta o incrível mundo que descobriu quando comprou e reformou uma casa de campo abandonada no interior da Toscana. Com uma linguagem sensual e evocativa, ela faz com que o leitor a acompanhe à medida que vai descobrindo a beleza e a simplicidade da vida na Itália. Seguindo a tradição de turistas famosos em visita à Toscana, ela refaz passeios de D.H. Lawrence e Henry James, e consulta o poeta Virgílio. Tão talentosa na cozinha quanto ao escrever sobre vinhos e culinária, Mayes também cria dezenas de deliciosas receitas sazonais, todas elas incluídas no livro. Ao fazer pela Toscana o que M.F.K. Fischer e Peter Mayle fizeram pela Provence, Mayes fala das singularidades e prazeres de um país estrangeiro com entusiasmo e paixão. Uma enaltação da extraordinária qualidade de vida da região, Sob o sol da Toscana é um banquete para todos os sentidos, e como tal foi consagrado nas listas de mais vendidos de todo o mundo e adaptado com enorme sucesso para o cinema.
Bella Toscana – A Doce Vida na Itália (2002)
 
Autora: Frances Mayes
Editora: Rocco
Sinopse: Em ‘Bella Toscana – a doce vida na Itália’, Frances Mayes – autora de ‘Sob o sol da Toscana’ – aprofunda a percepção da riqueza cultural de um país a partir da pequena província da qual ela agora definitivamente faz parte, e se estende à Sicília e a Vêneto em pequenas viagens, revelando ainda mais detalhadamente as alegrias de um cotidiano onde as gentilezas e surpresas agradáveis são constantes. Nestas regiões ela travou contato com diversas formas de cozinhar e ingredientes, vinhos, arte, jardinagem e gente. As descrições e receitas incluídas nesta obra tornam mais completo o retrato feito em Sob o sol da Toscana.
Se já leu algum livro sobre a Toscana que não se encontra na lista, deixe sua dica nos comentários! E se já leu algum deles, deixe sua opinião! 🙂 

Deixe seu comentário

15 comentários

  1. Elisangela Trevisancomentou

    O Mil dias na Toscana da Marlena é simplesmente perfeito! Bella Toscana tbm é bom, mas a Marlena é tudo!

  2. Muito interessante sua relação de livros.Quero ler vários!!rs Já li "Inferno" e não gostei,esperava mais."Sob o sol da Toscana" é beeem diferente do filme,não é?!E "Mil dias na Toscana" é gostosinho de ler. Obrigada pelas dicas!

  3. O livro "Imortal" se passa em Firenze e mistura ficção e realidade. Personagens históricos, como Da Vinci e a família Médici, se misturam de um jeito surpreendente e maravilhoso com o personagem principal. É uma história linda que li em 3 dias. A autora é Traci Slatton

  4. Obrigada pela indicação, Naiara! Já inclui sua dica na lista e, aliás, fiquei morrendo de vontade de ler!!! Vou ver se encontro por aqui na Itália! Abraços!

  5. Olá. Sou apaixonado pela Toscana, assim como todo o pais italiano. Amei conhecer esses livros também sou autor e esse ano vou estar lançado um livro cuja história se passa em Florença e cujo personagem principal é a maior estrela da cidade, magia, romance e ficção: http://www.skoob.com.br/livro/363296-essencia

  6. Que legal, Will! Seu livro já está na lista de recomendados do Blog!!! Parabéns e sucesso!

  7. Julieta de Fortier, Anne é um romance contemporâneo que ensina muito sobre Siena, além de apresentar a história de Romeu e Julieta de forma inusitada e cativante. Recomendo

  8. Eu li Inferno de Dan Brown, no qual gostei muito.
    Agora estou lendo O senhor do falcão da romancista italiana Valeria Montaldi, o livro contém relato histórico verossímil e é ambientada em Milão na Baixa Idade Média.

  9. Eu e meu filho de 18 anos lemos o Inferno de Dan Brown antes de viajarmos, no último julho. O autor descreve vários locais e obras de arte com uma grande riqueza de detalhes, que nos deixou mais curiosos em conhecer a belíssima Florença.

  10. Anônimocomentou

    Olá Babi, adorei as dicas, todos parecem ser ótimos livros. Estou começando a aprender italiano agora. Na sua opinião qual desses livros tem uma linguagem mais simples: Essência, Antônia e suas Filhas ou Mil dias na Toscana?

  11. Anônimocomentou

    Mil dias na Toscana, Sob o sol da Toscana, Um fio de azeite…a Toscana, a Itália é linda!