Festa do Olio Nuovo

A celebração da colheita e produção do Azeite Novo é uma tradição na Toscana. São diversos os eventos que ocorrem em todo o território italiano, nas grandes e pequenas cidades. Este é o terceiro ano seguido que participo da Festa dell’Olio Nuovo realizada pela Tenuta i Bonsi na região de Regello, à cerca de 45 minutos de Firenze.

Fetunta

A previsão do tempo para este fim de semana em Firenze era de chuva… Poderia atrapalhar os nossos planos para o passeio de domingo até a Tenuta, mas no fim, contribuiu para tornar o dia mais perfeito! Afinal, frio combina com vinho! O que vinho tem a ver com azeite? Na Itália tem tudo a ver, pois é também nesta época que encontramos o Vino Novello, ou “vinho novo”, que não deve ser consumido antes de 6 Novembro e não após 6 meses de sua produção. E como não poderia ser diferente, a bebida da festa era o Vino Novello!

Antiga cantina

Para degustar o olio nuovo, nada melhor que fazer uma fetunta: fatias de pão toscano torrados, uma leve raspada de alho, azeite, sal e pimenta. Hummm! Simplicidade de sabor rico! Outra ótima combinação são os feijões brancos típicos da Toscana, um fio de azeite, sal e pimenta, nada mais!

Para acompanhar a degustação do azeite e do vino novello de produção própria, uma mesa com presuntos e queijos onde era possível montar uma tábua de frios com poucos euros. Um senhor preparava na hora o Croccante alle Mandorle um doce a base de açúcar e amêndoas típico de época natalícia. Outras opção de doce eram o bomboloni e ciambelle preparados na hora, uma espécia e sonho, e tortas várias. Tudo uma delícia!

Croccante alle mandorle
A Festa ocorre geralmente nos dois primeiro domingos de Novembro. Além de provar o azeite novo, também é possível visitar o frantoio e acompanhar todo o processo de produção do azeite, e a antiga cantina de produção de vinho.

Frantoio

E o nosso estoque de azeite está feito para o ano! Duas latas de cinco litros de olio nuovo: uma para nosso consumo e a outra para enviar para o nossos parentes no Brasil, pois azeite igual ao italiano, não existe!

Na Itália não é um problema beber vinho em copo de plástico!
Sobremesa! Torta della Nonna, Crostata e Torta di melle

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários

  1. AvatarAnônimocomentou

    Acabo de decidir. Vamos visitar vocês no início de novembro. Vamos ver isso de perto e se precisar ajudo na colheita…abraço.

  2. Sandra e Sami, vocês estão me dando uma ideia… Vou construir uma vila de casinha (de pedra) para aposentados brasileiros que querem viver na Toscana! hehe! Acho que poderia funcionar, não?! 😉 Obrigada pela visita e comentário! Baci!

  3. Acho que também irei me aposentar e procurar uma casinha de pedra e ficar quietinha esperando por esses dias de experiências inesquecíveis. Muito bom o post. Estou adorando saber cada vez mais sobre os costumes dos italianos.

  4. Avatarsamicomentou

    Acho que vou me aposentar e mudar para Toscana e ficar de olho no blog da Babi