Na “Medida Certa” também em Firenze!

Esta postagem é especial pra quem se animou com a proposta do Fantástico e assim como o Zeca e a Renata estão na corrida para entrar na Medida Certa! Pensam que eu estou por fora do que acontece no Brasil??? Pois eu posso imaginar o “problema” que uma viagem pode ser pra quem entrou numa rotina de exercícios como aquela proposta pelo Atalla, o próprio Zeca passou por isso em Paris. Então resolvi dar uma mãozinha pra você que se encontra nesta situação, sugerindo alguns percursos de caminhada, corrida e até mesmo de bicicleta com lindas paisagens para te incentivar a ir mais longe! Quem sabe não nos encontramos no meio do caminho?!

fonte: www.tuscanyaccomodations.org

Lungarno

Acredito que este seja o local mais “clássico” para uma corrida. Todo mundo procura caminhar ao lado do mar, do lago ou do rio, primeiro porque a vista é sempre linda e segundo porque o terreno é sempre plano. Além do mais, se você estiver em uma cidade desconhecida é impossível de se perder! Correr ao longo do Rio Arno, em Firenze é maravilhoso! Tem ciclovia em quase todo o seu percurso, por este motivo, darei duas opções de trajetórias: uma em direção ao Parque Le Cascine e outra na direção oposta para o Parque Albereta.
Direção “Le Cascine”: o ponto de partida é a Ponte Santa Trinità (ao lado do Ponte Vecchio). Siga pela ciclovia à margem do Rio Arno do lado do Centro Histórico. Após superar duas pontes e percorrer mais um trecho, você verá que a ciclovia dobra à direita, em seguida atravessa uma rua e sobe uma pequena passarela. Do outro lado da passarela, você verá uma pequena praça com uma estátua de bronze. Alí é a entrada do Parque Le Cascine, se quiser, continue o percurso dentro dele!

 

 

Direção “Albereta”: o ponto de partida é a Ponte alle Grazie (do outro lado do Ponte Vecchio). Siga pela ciclovia que se encontra na margem oposta ao centro histórico, ou seja, pela avenida Lungarno Benvenuto Celini e Lungarno Francesco Ferrucci. Após superar a segunda ponte (onde há uma rotatória) a entrada do parque Albereta fica logo em frente, sempre ao longo do Arno, meio escondida. Você poderá continuar a correr dentro do parque por mais alguns minutos em meio á arvores. O percurso passa a ser sombreado depois da primeira ponte.

 

 

Claro que você pode juntar o percurso 1 ao 2, o problema é atravessar o mar de turistas entre a Ponte alle Grazie e a Ponte Santa Trinità (onde no meio se encontra o Ponte Vecchio), trecho que não possue calçadas largas ou ciclovia.

 

Parco Le Cascine
O Parque Le Cascine é o maior de Firenze! Com cerca 160 hectares de terreno, ele acompanha a margem do Rio Arno por uma grande faixa de 3,5Km! O terreno é plano, muito sombreado e existem várias opções de percursos seja em asfalto que em terra. Dentro do parque é possível alugar bicicleta e patins, assim dá para variar o exercício! 😉 Procure pela sede do UISP que oferece bicicleta por 5€ o meio período e patins por preços a partir de 5€ por uma hora. O parque dista cerca de 2Km do centro histórico, mas também é possível chegar com o ônibus 17C direção Kennedy.
Curiosidade: todas as manhãs de terça-feira tem uma feirinha com diversos artigos à venda: de antiquário e coisas para casa à roupas e sapatos. Confira aqui mais detalhes!

 

Percurso pelo asfalto e terra às margens do Rio Arno

 

Piazzale Michelangelo
Para fazer este percurso tem que ter um bom preparo físico, pois metade dele é em subida! Mas a vista que você terá do topo, no Piazzale Michelangelo, vai valer a pena todo o esforço! Aqui também te ofereço duas opções: volta completa – descendo em direção à Porta Romana até a Ponte Santa Trinità – ou meia volta – descendo pelas escadas do Piazzale em direção ao centro e voltando ao ponto de partida na Ponte Alle Grazie. O percurso é todo sombreado, em subida ou descida constante. No meio do caminho lindas casas e jardins!

 

Subida pelo Viale Michelangelo

 

Percurso com volta completa

 

Percurso de meia volta

 

Parco Montececeri – Fiesole
Para quem adora estar entre a natureza, este parque é o local ideal para fazer trekking! Ele possui 44 hectares de área natural protegida. Sendo um parque de colina, os percursos são muito acidentados, haja fôlego! Conta-se que Leonardo Da Vinci ia experimentar suas invenções alí, o que lhe rendeu uma praça com seu nome num dos locais mais altos do parque! Siga a placa.
O Montececeri fica em Fiesole, uma cidadezinha de colina muito próxima de Firenze: são apenas 15 minutos de ônibus comum do centro de Firenze ao centro de Fiesole (pegue o número 7 que sai da Piazza San Marco). Fiesole se encontra a 300 metros de altitude o que lhe permite ter uma bela vista panorâmica de toda Firenze! É maravilhoso!

 

 

Atenção: O parque não é muito bem sinalizado. Se seu senso de direção não for muito bom, é melhor evitar… Vá até o ponto que conseguir lembrar a volta.
Percurso: 2Km de ida e volta até a praça + o que se caminhar dentro do parque.
Tempo: 1 Hora de caminhada considerando como saída a Piazza Mino (praça principal da cidade, onde chega o ônibus 7), uma volta dentro do parque e volta para a mesma praça de partida.

 

 

Como diz o Atalla: “Quem quer fazer exercício faz, quem não quer arruma uma desculpa!”. Coloque o tenis e vamos lá!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários

  1. Complementando o comentário eu disse "Por incrível que pareça vc termina com gosto de quero mais" porque esta caminhada dura em torno de 1.30h e é puxada.

  2. Que saudades de caminhar e morar ao lado do Arno =(
    Realmente são caminhos maravilhosos!

  3. Eu fiz os três percursos: Le Cascine, Albereta e Piazza Michelangelo e posso dizer que são maravilhosos. O percurso que mais gostei foi da Piazza Michelangelo retornando pela Porta Romana. A vista realmente é fantástica e por incrivel que pareça vc termina com gosto de "quero mais".