Passeio Panorâmico de Bicicleta por Florença

Uma vez que você aprendeu à andar de bicicleta, não esquece jamais! Quando cheguei à Itália e me convenci que de fato ter uma bike era algo indispensável para a vida fiorentina, cheguei a duvidar que ia conseguir me equilibrar sobre as duas rodas… que nada! Não esquece jamais, mesmo! Hoje a bicicleta virou algo cotidiano na minha vida em Florença, mas este passeio panorâmico foi diferente… como iniciar novamente a andar de bike!

biketour_15
Biketour Panorâmico em Florença

Foi a primeira vez em muitas coisas: que usei uma bicicleta de marcha, que usei capacete de bike, que pedalei em subida e que passei por lugares nunca antes desbravados da minha Florença! Estávamos em um grupo de 7 pessoas guiados pelo Bill da We Like Tuscany, parceira do Viva Toscana nos passeios de Bike, Vespa e Fiat500. O percurso de cerca 4 horas passa pelos arredores de Florença, proporcionando belíssimas vistas panorâmicas para a cidade berço do Renascimento e para o campo!

O caminho de bike nos proporciona lindas vistas panorâmicas para o campo e cidade!
O caminho de bike nos proporciona lindas vistas panorâmicas para o campo e cidade!
O início do Percurso já inicia com uma prova de fogo: 1 km de subida, da Porta Romana à Villa de Poggio Imperiale. Tá, pra quem já é “profiça” isso não é nada, mas pra quem como eu é atleta só nas horas vagas, chegar ao topo foi como ter vencido o Giro d’Italia!!! Nem todo mundo consegue, e se tiver que empurrar a bike, não é um problema, acontece!
Villa Poggio Imperiale

A Villa de Poggio Imperiale era uma das mansões da Família Médici que governou Florença por mais de 3 séculos. Ela foi construída no início de 1500 mas modificada nos séculos seguintes e o aspecto atual é neoclássico, do início de 1800. Aqui, em época de Florença capital (1865-71), foi aberto um dos primeiros colégios femininos da Europa, funcionante até hoje!

biketour_03

À partir daqui, o percurso continua por ruas estreitas e menos traficadas, rodeadas por muros em pedra e com linda vista para o campo! Uma das coisas que gosto muito em Florença, é que bastam poucos minutos e você já se encontra no meio do campo cultivado de oliveiras e parreirais!

Villa La Piazzole
Villa La Piazzole

Então vamos conhecer uma destas produtoras de vinho! Neste passeio é previsto visita à cantina da Villa Le Piazzole e almoço com degustação de produtos típicos e um vinho tinto e branco produção própria. Mas nada de muita comilança e “bebança”, pois ainda estamos na metade do percurso e temos muito que pedalar!

Degustação de vinho e produtos típicos dentro da cantina!
Degustação de vinho e produtos típicos dentro da cantina!

Continuamos a percurso pelas ruinhas estreitas que se abrem a belas paisagens, até finalmente nos depararmos com o Duomo! Já estamos retornando para a rua principal, o Viale Galileo que nos leva ao Piazzale Michelangelo.

biketour_09

E a propósito de Galileo Galilei, ele viveu seus últimos anos de vida aqui neste bairro de Florença! Passamos em frente ao seu último endereço, a Villa il Gioiello, e também pelo Observatório Astrofísico e Instituto Galileo Galilei.

Bill explicando sobre o observatório astronômico
Bill explicando sobre o observatório astronômico
Depois de alguns vários cliques com a máquina fotográfica no Piazzale Michelangelo e sua belíssima vista panorâmica para toda Florença, o percurso segue todo em descida pela rua de curvas suaves, passando pelas antigas muralhas medievais, até chegar no bairro boêmio de San Nicolò.

Piazzale Michelangelo
Piazzale Michelangelo
Descida do Piazzale Michelangelo direção San Nicolò
Descida do Piazzale Michelangelo direção San Nicolò

Agora, somente terreno plano, costeando o Rio Arno, até chegar na Ponte alla Carraia para finalizar o passeio com um dos melhores sorvetes da cidade na Gelateria alla Carraia!

Minha amiga e fotógrafa Marcela e eu!
Minha amiga e fotógrafa Marcela e eu!


Se animou para fazer o passeio também?! Veja [aqui] os detalhes deste e outros passeios de bicicleta por Florença e arredores! Percursos de poucas horas a dois dias para iniciantes e avançados!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.