10 Motivos para Visitar a EXPO

Muita gente no Brasil ainda não sabe que em Milão está acontecendo a Expo, a exposição mundial, cujo tem este ano é “Alimentar o Planeta. Energia para a Vida”. Este é o terceiro maior evento mundial depois das Olimpíadas e da Copa do Mundo, com a previsão de mais de 20 milhões de visitantes nesta edição de 2015. A feira começou em 1 de Maio e vai até 31 de Outubro. Veja 10 motivos porque você deve incluir Milão e a Expo no seu roteiro pela Itália:

1. Uma volta ao mundo sem sair de Milão
Visitar a Expo e cada um dos mais de 90 pavilhões de diferentes países é como fazer uma viagem ao redor do mundo! Embora o tema seja sobre alimentação, a Expo é também uma oportunidade dos países fazerem a sua publicidade turística. Muitos deles conseguem através da criatividade e da tecnologia te transportar para o seu país!

Pavilhão Russia e Tailândia

2. Experimentar comida do mundo inteiro!

Prepare suas papilas degustativas para diversos sabores! A maioria dos pavilhões vende comidas típicas do país. Eu optei por não fazer pausa para almoço ou jantar, pois preferi comprar comidinhas ou bebidas diferentes em cada país que passava.

Korea, Qatar, Suíça, Eslovênica, Romania, Turquia

3. Tecnologia na ponta dos dedos
Parece até mesmo uma competição entre os países para mostrar qual é o mais tecnológico. Hologramas, mega telões de led, efeitos visuais, sonoros e olfativos. Visitar a Expo é um constante estimulo para a mente, com objetos interativos, telas touch-screen… Ao contrário de museus, aqui a plaquinha diz “touch, please“.

Pavilhão do Azerbaidjão, o mais interativo –  a tela mostra um chef de cozinha virtual na mesa em frente, enquanto que as pessoas reais são projetadas na imagem.

4. Conhecer países que você não lembrava (ou mesmo nem sabia) que existiam…

Olá, Oman, prazer em te conhecer… Onde é que você fica, mesmo? E você Bahrain, vem sempre por aqui? Azerbaidjão, Uzbequistão, Turcomenistão, Cazaquistão, undiéquistão?   Ahhhhh, então Belarus e Bielorússia são o mesmo país! 😛 hehe… 

Pavilhão Bahrain

5. Sustentabilidade

Uma ótima oportunidade de conhecer novas tecnologias e iniciativas sustentáveis de cada país. Israel ,por exemplo, mostrou como conseguiu transformar desertos em áreas cultiváveis através de modernos e eficientes sistemas de irrigação que economizam mais de 50% se comparada ao sistema tradicional.
Parede verde do Pavilhão de Israel e ao fundo o  Pavilhão da Itália

6. Praticamente um “desfile” de Arquitetura

Todos os arquitetos devem visitar a Expo!!! É um concentrado de diversidade estética, de soluções e sistemas de construção tradicionais, como Romania ou Vietnan, até os super contemporâneos como Itália, Reino Unido e Emirados Árabes! Importantes nomes assinam os pavilhões, para citar alguns: Wolfgang Buttress, Daniel Libeskind , Foster and Partners, Herzog & de Meuron.

Pavilhão Malasya

7. Jardins Encantados

Muitos países mostraram sua tradição culinária através do paisagismo, com plantas, vegetais, árvores frutíferas, plantas aromáticas e ervas. Os jardins mais bonitos são do Marrocos, Brasil, Áustria, Bahrain, Irã, Polônia e o jardim vertical de Israel.

Pavilhão Polônia

8. Conhecimento nunca é demais

Visitar a Expo é sem dúvida um banho de cultura! Conhecer melhor cada país, sua cultura, seus costumes, sua geografia, língua… Dá vontade de ir visitar cada um deles! Você vai sair da Expo com programação de viagem para os próximos 10 anos!

Pavilhão do Chile

9. Diversão para grandes e pequenos

De vez em quando é bom voltar a ser criança… Já que estou de férias (e sou adulto), posso me permitir: escorregar no escorregador de ondas da Alemanha, rodopiar na cadeira vermelha da Coca-Cola, desafiar meu amigo na balança da Estônia pra ver quem produz mais energia, pular e escalar a rede de cordas do Brasil, fazer um giro na roda gigante (nem tão gigante assim…) da Holanda, e por fim me balançar na mesa-gangorra do bar da Lituânia. 🙂

Árvore da Vida, Pavilhão Holanda, Pavilhão da Estônia

10. Eventos colaterais

Na cidade de Milão, são vários os eventos paralelos à Expo. Aproveite para visitar uma das maiores mostras sobre Leonardo da Vinci já organizada, no Palazzo Reale até dia 19 de Julho. Confira o calendário de todos os eventos [aqui].
Quer mais dicas para visitar a Expo? Confira todos os artigos da série na tag Expo2015.

Deixe seu comentário