O Dia Mais Importante do Ano em Florença

Vinte e quatro de Junho é o dia do padroeiro de Florença, São João Batista! Da manhã até a noite são diversos os eventos especiais que ocorrem na cidade! Veja a programação para este dia:

Desfile San Giovanni

Manhã – Procissão Religiosa

Na manhã do dia 24 por volta de 9 horas, o Corteo Storico da República Fiorentina, composto de figurantes em veste histórica, banda, com a presença do Prefeito da cidade e oficiais, fazem uma procissão do Palazzo Vecchio até o Batistério de São João Batista, na Piazza Duomo, onde presenteiam simbolicamente o Arcebispo de Florença com velas, uma antiga tradição. O Arcebispo leva a grande vela acesa até a catedral, onde por volta de 10:30 acontece a missa.

Sbandieratori

Tarde – Final do Calcio Storico

O Calcio Storico, ou Calcio in Costume, é um jogo que mistura rugby com boxe. Tem origens no treinamento do exército romano e se popularizou na Firenze Medieval e Renascentista. Em 1927 Florença retomou esta tradição e todo mês de Junho organiza o campeonato jogado pelos 4 bairros históricos da cidade identificados por 4 cores: Santo Spirito (Bianchi), San Giovanni (Verdi), Santa Croce (Azzurri) e Santa Maria Novella (Rossi).

Calcio Storico 01
No dia 24 às 17 horas acontece a final entre os dois times que venceram as semifinais jogadas no fim-de-semana anterior. Em 2016 as semi acontecem nos dias 11 e 12 de Junho e os ingressos já estão à venda on-line [aqui], tickets de 22 a 43 euros.
Jogadores do Calcio Storico antes do jogo
Jogadores do Calcio Storico antes do jogo
Meu conselho: como você pode imaginar, é um jogo violento, e os fiorentinos levam a sério a torcida pelo seu time, então, se quiser assistir ao jogo, use uma camiseta de outra cor que não seja branco, verde, vermelho ou azul. 😉
Eu já assisti aos jogos diversas vezes e conto mais sobre o Calcio Storico, nestes artigos:
O Futebol que só os Fiorentinos Sabem Jogar
Calcio Storico Fiorentino Antes
Calcio Storico Fiorentino Depois

Noite – Show Pirotécnico no Rio Arno

Por volta de 22 horas tem início ao show de fogos de artifício no Piazzale Michelangelo. O espetáculo é assistido por todos ao longo do Rio Arno e suas pontes. Chegue cedo para garantir um lugar!
Fuocchi di San Giovanni
 
 

Deixe seu comentário