10 Micos e Gafes à mesa que você pode evitar na Itália

Para os italianos, comida é um assunto muito sério! O que para o resto do mundo é uma simples questão de preferência ou gosto, aqui na Itália pode ser considerado um pecado gastronômico! São regras que não estão em nenhum manual de etiqueta e claro que quem vem de fora não é obrigado a saber ou a segui-las, mas conhecer os costumes locais pode evitar algumas gafes:


1. Cadê o queijo ralado?
Se você pedir num restaurante um prato de massa à base de frutos do mar, funghi porcini ou tartufo e o garçom não trouxer o queijo ralado à mesa, não é que ele se esqueceu, mas simplesmente porquê não deve colocar nenhum tipo de queijo nestes pratos!!! São ingredientes que não devem ser  misturados, pois 1) não se combinam na gastronomia e 2) o queijo irá cobrir o sabor do ingrediente principal que, vamos combinar, são refinados e já saborosos por si só.
Pappardelle ai funghi porcini
2. PF na Itália nãaaaaao!!! :O
Lembre-se, as refeições na Itália são divididas em Antipasto (entrada), Primo (massas e risotos) e Secondo (carnes e peixes). Vamos provar o esquema deles? Pedir em um único prato carne e massa ou arroz vai soar muuuuito estranho para o chef…
3. Bistecca alla Fiorentina bem passada
Isso é algo MUITO-grave-MESMO. Não sou eu que estou dizendo isto. Os verdadeiros restaurantes fiorentinos se recusam a fazer a bistecca em outro modo e muitos até colocam um cartaz na porta já avisando aos clientes que não fazem bistecca bem passada. 
“Não servimos (bistecca) fiorentina bem passada. Respeitamos as nossas tradições. Viva a carne boa”
4. Misturar água no vinho
Principalmente se for vinho bom! Para quem não esta acostumado à esta bebida, o vinho italiano pode parecer “forte”. É tudo uma questão de hábito e leva tempo para adaptar o paladar. Uma dica: beba água em um copo separado do cálice de vinho e alterne os goles.
5. Pedir pizza dois sabores achando que dá pra dividir
Tenho certeza que todos que comeram pizza na Itália pela primeira vez pensaram que era um absurdo comer uma pizza inteira sozinho não é mesmo?! Mas depois que ela chega, quero ver alguém deixar um pedacinho de lado! rsrs! A massa da pizza italiana é bem mais fina que a nossa, não tem borda e a cobertura não é abundante, então dá pra comer uma inteira sozinho fácil! 😉 Alguns lugares fazem 2 sabores…
Dicas de boas pizzarias em Firenze [aqui].

6. Ketchup só no McDonald’s
Longe da pizza ou na massa! O pizzaiolo faz o molho de tomate com todo amor e carinho e a pessoa resolve colocar uma coisa industrializada em cima?! Ele quer morrer!!! 😛
7. Faca e massa não são amigos
Cortar a massa para os italianos é um pecado mortal. Prepare-se para olhares incrédulos das mesas ao redor! Mas, sério, não faça isto, per favore!!!
8. Pedir cappuccino depois da refeição
Na Itália toma-se cappuccino no café da manhã, com uma brioche doce. hummm… nham! Se depois do almoço/jantar quiser um café mais fraco, peça pelo lungo e se quiser com espuma de leite, peça pelo macchiato.
Café da manhã típico italiano: cappuccino com brioche
9. Vinho suave
O garçom irá ficar confuso com este pedido. Não há vinho suave na Itália, talvez só o de caixinha do supermercado! Se quiser um vinho mais leve, peça pelo vinho da casa. Na Toscana geralmente é um Chianti ou um Toscano IGT e chega a custar menos ainda de uma coca-cola! 🙂
10. Pão com manteiga
Na Itália não existe aquele couver que as tratorias italianas do Brasil servem com manteiga, berinjela, azeitonas e sardela. Se quiser uma entrada, veja no menu os Antipanti. O pão servido à mesa serve para acompanhar os pratos.
Proibido pela etiqueta, permitido na Itália 😀
1. Limpar o prato com pão
Existe até mesmo um termo para isto: fare la scarpetta! Se depois de terminar a massa, o molho delicioso permanecer no prato, não se acanhe de limpar com o pão! O chef ficará feliz! É como um elogio!
2. Comer pizza com as mãos
Exige um pouco de habilidade, pois a massa é fina. Observe as mesas ao lado. Eles cortam fatias menores e depois usam as mãos! 🙂

Deixe seu comentário

31 comentários

  1. Sandra tavarescomentou

    Amei as dicas, pretendo conhecer a Itália um dia.

  2. Vera Lucia Araújocomentou

    Icrivel.muito ultil.

  3. Caterina franzilcomentou

    É próprio cosi viva gli italiani….istruisco sempre i miei alunni quando hanno intenzione di viaggiare nella mia terra amata

  4. Paulo Vidalecomentou

    Gratíssimo pelas dicas…

  5. Robson Rosacomentou

    Boa noite!
    Excelente comentário, bem completo e direto ao ponto. Merece uma só ressalva: Se pedir um vinho Soave, o garçom te atenderá com o vinho da região do paese Soave, região de Verona.
    Parabéns

    1. Paulofernandescomentou

      Mas foi o que ela disse, será servido o vinho da casa ( regiāo )

  6. Sandra Rami Ribascomentou

    Eu pedi o queijo pra acompanhar ao molho a l’ arrabiata. Era 2012, a crise devia estar feia pq o dono do estabelecimento de explicou me empreendendo.

  7. Rossanacomentou

    Excelente, bem assim!!!

  8. Zery Camposcomentou

    Estou na Itália, e queria tomar um vinho suave, obrigado pela dica.

  9. Déboracomentou

    Puts, como pedir vinho da casa em um cruzeiro italiano ?