Comidinhas de Rua

Comida na Itália é coisa séria, até mesmo quando o assunto é street food. Elas são a tradução da cozinha típica de um lugar do seu modo mais simples, mas nem por isso menos delicioso! Ela pode salvar a sua vida naquele dia em que você se deparar sem opção de almoço, pois todas as cozinhas dos restaurantes do centro estão fechadas já às 14:30… Em vez de cair no erro de todo o turista, entrando naquela famosa rede de fast food americano, que tal experimentar as especialidades dos cibi di strada?

Panino con Lampredotto

Tipicamente fiorentino, o sanduíche de lampredotto pode ser encontrado nas diversas bancas móveis (conhecidas como “banca dei trippai“) sobre a sombra de palácios históricos de Firenze. O lampredotto é uma das 4 partes do estômago do bovino que é cozido por muitas horas em água com tomate, cebola, salsinha e salsão. É servido no pão toscano Semelle e temperado à gosto do cliente com sal, pimenta, molho verde e azeite picante. Por último, a pergunta ritual do trippaio fiorentino: “Lo vuole bagnato?” Se responder que sim, ele ira molhar a parte de cima do pão da água onde o lampredotto foi cozido e você terá em mãos o verdadeiro lampredotto fiorentino!

Porchetta di Monte San Savino (Arezzo)
Nos mercados de rua da Toscana não pode faltar a banca da Porchetta, uma especialidade de Monte San Savino, província de Arezzo. O leitão é cozido inteiro em forno à lenha, temperado com um pesto feito com ervas aromáticas, sal e no caso da porcheetta Savinese incui a erva-doce selvagem. O sabor característico é ser suculento, macio por dentro e crocante por fora. Servido com pão. 
No segundo fim-de-semana do mês de Setembro ocorre na cidade de San Savino a Sagra della Porchetta, que possui o título de porchetta mais longa no mundo.

Tortelli alla lastra del Casentino (Arezzo)
Ainda não tive o prazer de ser apresentada à esta especialidade antiguissima que só em descrevê-la já me dá água na boca! Massa folhada (sem ovo) cozida em uma chapa de pedra refratária em contato direto com o fogo. É recheada com batata, cebola refogada e queijo. Típico da região de montanha entre a Toscana e a Emilía-Romagna.

Frittelle di San Giuseppe da Savelli da Piazza del Campo de Siena
Não vejo a hora de chegar Fevereiro para provar mais um pecado gastronômico italiano!!! As Frittelle di San Giuseppe é um doce típico em comemoração do dia de San Giuseppe (São José), e as frittelle feitas pelos Savelli são as mais famosas! O doce de receita típica senese é vendido somente entre os meses de Fevereiro e Março em uma casinha de madeira na Piazza del Campo, a praça principal de Siena. São bolinhos fritos de massa feita com arroz, farinha e lascas de laranja, por fim polvilhadas com açúcar.

5 e 5 Livornese
Eu amoooo!!! A massa é feita basicamente com farinha de grão de bico e azeite cozida em forno à lenha. Pode ser degustado simples, cortado em pedaços e temperado com pimenta preta, ou na versão Livornese como um panino (sanduíche) com focaccia ou pão francês. Também conhecido como “Cecìna” em Pisa e “Farinata” em Genova.

Necci della Garfagnana
Típico da Garfagnana, zona de vale da Toscana localizada na província de Lucca.
É uma espécie de crepe com massa feita de farinha de castanha, água e pouco sal, cozida entre dois círculos de ferro com longas alças sobre a chapa do fogão à lenha.
Pode ser degustado simples, sem recheio, (o que sinceramente é bem sem graça…) ou recheado na versão doce com ricotta e raspas de chocolate e/ou frutas cristalizadas, ou Nutella (o melhor!!!) e na versão salgada com bacon ou com linguiça.

E você? Já experimentou alguma destas maravilhas gastronômicas? Qual é a sua preferida? 😉

Deixe seu comentário

5 comentários

  1. samicomentou

    Barbara vc judia muito da gente com esses post, agua na boca [e pouco
    prof. sami

  2. Rsrsrs… E eu, quando estou escrevendo, não fico também com água na boca?! hehe! 😉 Abçs!

  3. Babi,
    Chorei…quero comer tudo. Quando eu for aí vamos combinar um tour de street food alla toscana. Bjão
    Isa

  4. Isa, faz tempo que promete uma visitinha, heim?!? rs… Quando vem??? Baci mille