Vinhos Toscanos, muito prazer em conhecê-los! (1a Parte)

Morar ou visitar a Itália sem ter um conhecimento básico sobre vinhos pode te deixar em dúvida… Diante de uma carta de vinhos, qual pedir? A escolha do turista geralmente cai sobre aquele produzido na região onde se encontra, conhecido por “della casa” ou “da tavola“. Desde que cheguei à Itália me vi nesta situação várias vezes, mas com o tempo fui aprendendo a diferenciar os vinhos e apurar meu paladar! Neste texto irei guiá-lo pela Toscana, localizar produtores e apresentar de forma resumida e prática os principais vinhos produzidos nesta região da Itália.

Os vinhos toscanos mais famosos são o Bolgheri, Brunello di Montalcino, Nobile di Montepulciano e o Chianti Classico. O Morellino di Scansano vem ganhando espaço nos últimos anos. Entre os brancos a rainha é a Vernaccia di San Gimignano.
Tipos de uvas
A uva toscana por excelência é a Sangiovese. Ela está presente na composição de uvas de praticamente todos os seus vinhos, sempre em diferentes percentuais. Esta mesma uva pode receber um nome diferente para identificar a sua origem. Por exemplo, a Sangiovese produzida em Montalcino (província de Siena) para a produção do Brunello di Montalcino é conhecida por Brunello; a Sangiovese produzida em Montepulciano (província de Siena) para a produção do Nobile di Montepulciano é conhecida por Prugnolo Gentile.

Uva Sangiovese

As outras uvas produzidas na região que se compõem com a Sangiovese são as já muito conhecidas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah, Merlot, Pinot Nero entre outras uvas locais menos conhecidas.
Para ler a continuação deste artigo, clique aqui

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.