Os supersticiosos italianos

Os italianos são muito supersticiosos! Comecei a perceber esta característica quando ainda morava em São Paulo e tinha alguns amigos italianos. Eles são cheios de gestos, amuletos e acreditam em várias coisas que trazem azar!

Além daquelas que muitos de nós também acreditamos – gato preto que cruza o seu caminho, passar por baixo da escada, passar o sal de mão em mão, quebrar um espelho – aqui eles tem muitas outras em que acreditar! O numero 13 também dá azar, e se cair numa sexta-feira, então, é melhor não sair de casa! O mesmo vale para o numero 17 que também não pode ser uma sexta feira. Jamais uma mesa pode conter 13 ou 17 pessoas sentadas. Ou alguém sai ou alguém entra.

Se você passar um dia chuvoso na Itália, ao entrar em um local coberto, jamais abra o seu guarda-chuva para secar!! Dá azar, Madonna Santa!
Para se proteger ou se defender de toda essa sfortuna, guai, sventura ou malaugurio – os sinônimos para azar em italiano – não poderiam faltar os amuletos e os gestos em reação aos acontecimentos de azar.
Os objetos que dão sorte são o quadrifolio (mas basta olhar ou tocar, não precisa levar consigo), o peperoncino (pimentinha vermelha), o chifre vermelho e a ferradura de cavalo que deve ser pendurada na parede de casa.
Portafortuna – Amuletos de sorte

Se alguém disser algo negativo, se faz o sinal da “corna” para evitar que aquilo aconteça. Se o sal cair sobre a mesa, para evitar infurtúnios pegue um pouco dele e jogue-o para trás sobre o ombro esquerdo. Se a champagne ou o prosseco transbordarem do copo molhando a mesa, umedeça os dedos com a bebida caída e passe na nuca como um perfume.

É no entanto sinal de bom pressagio se um copo de vinho virar em direção de um casal. Essa eu descobri na primeira vez que sai com o meu namorado, há quase 1 ano e meio atrás, e o copo virou em nós! Pelo jeito funciona… 🙂
E você? Acredita em alguma destas superstições dos italianos? Talvez não, mas nunca se sabe! Não custa evitar a escada, o sal e quem sabe a partir de agora se perfumar com umas gotinhas de champagne…Nada mal!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários

  1. Anônimocomentou

    Isso porque tem um Papa bem pertinho e não dão valor!!!!
    Rsrs.

  2. Anônimocomentou

    mega interessante