Tamerò – O Restaurante de uma Firenze Jovem e Alternativa

Esta semana trago uma dica imperdível pra quem procura algo moderno e jovem que se destaque das tradicionais tratorias toscanas de Firenze: o Tamerò se define como um “pasta bar“, um restaurante especializado em massas caseiras com o clima informal e descontraído de um bar. Localizado em um dos bairros mais boêmios da cidade, onde gente bonita se reúne no fim de tarde e o agito é garantido! Costumo frequentar o Tamerò sempre e por isso recomendo e assino em baixo! 😉

tamero_03

O Tamerò trabalha basicamente com quatro menus ao ano, um para cada estação, garantindo assim pratos feitos com ingredientes frescos, de qualidade e sabor. A especialidade é a massa caseira, produção própria, e isto você pode conferir e apreciar logo no corredor de entrada, onde toda a cozinha é visível através da vitrine. Só isso já diz muito sobre a qualidade do local!

Picci con pesto e pomodorini freschi

Mas o menu não é feito somente de massas, os pratos com peixe são deliciosos! E pra quem torce o nariz para ‘coisas do mar’, há opções de pratos com carne. O Tamerò também repropõe pratos típicos toscanos, com variantes criativas do chef Gianmarco Desole, como por exemplo a tradicional salada panzanella com o acréscimo de cubos de atum cru.

Panzanella com atum cru em cubos
Os pratos propõe variadas combinações de sabores que exaltam o paladar, com composições sempre criativas e atrativas, coloridas como um quadro!
Salmão com crosta de cereais e salada

Outro carro chefe do Tamerò são os queijos e frios. Em uma tábua alta de oliveira eles montam uma composição maravilhosa, só os produtos típicos da Toscana: pecorino, finocchiona, salame, presunto, frutas secas e geleias para os queijos. Comece seu jantar por aqui! 😉

Grande tagliere di salumi e formaggi – 20€ (2 pessoas)
Um dos meus vinhos preferidos da Toscana é o Bolgheri, produzido em uma zona do sul da Toscana entre o litoral e as colinas.

Se o que você procura é somente um local para fazer um aperitivo, o buffet do Tamerò é bem variado e o preço é ótimo! Outro diferencial é o take away que dificilmente encontramos pelo centro de Firenze.

Buffet do aperitivo e o famoso e delicioso Spritz
O serviço é sempre muito bom! Procurem pelo Toto para atendimento em português!

O Tamerò fica na Piazza Santo Spirito, no Oltrarno, um bairro da cidade caracterizado pela presença de artesãos, restauradores, lojas e mercados de antiquariado, frequentado por gente jovem e alternativa. Talvez seja o único bairro histórico de Firenze que ainda consegue manter seu caráter fiorentino, frequentado sobretudo pelos locais. No fim de tarde, principalmente nesta época do ano mais quente, a praça é tomada de gente de todas as idades, fiorentinos e alguns estrangeiros, que se reúnem nos bancos da praça e ao redor da fonte sob a fresca sombra das árvores. O Tameró dispõem mesas externas para quem quiser curtir o clima ao aberto.

Mesas externas na Praça Santo Spirito

O espaço interno é amplo, com móveis modernos misturados com antigos e de design. Na sala principal, uma estante com livros para leitura livre, um palco reservado para shows de jazz, blues, rock, soul, eletronic e piano em algumas noites da semana, outro diferencial do Tamerò que eu adoro!

De vez em quando rola até um som brazuca! Esse é o Gil Badarò!

A decoração é única na cidade, pois traz uma bagagem histórica. Ali naqueles muros por muitas décadas existiu uma oficina mecânica. Sei que para nós brasileiros isto parece pouco importante, mas os italianos valorizam estes pequenos comerciantes que por gerações prestaram serviços ao seu bisavôs, avôs, pais, etc… Para manter a memória da ocupação original, os arquitetos decidiram preservar o caráter rústico da histórica oficina do bairro de Santo Spirito, deixando as paredes tais como eram.

No Tamerò tudo é bom, do início ao fim, então, deixe um espacinho para a sobremesa! Já experimentei todas (hehe), mas a minha preferida é esta espécie de petit gateau de chocolate amargo recheado de queijo roquefort… Divino!!!

Tortino fondente

O Tamerò fica aberto todos os dias da semana para almoço e jantar até às 2:00 da noite, em alta estação fazem horário continuado (sem pausa entre os serviços). Confira no site a programação de música ao vivo.

Uma última coisa: Tamerò = Ti amerò = te amarei <3 Uma promessa de que todos que entram se apaixonam pelo Tamerò! 🙂

Tamerò Pasta Bar
Piazza Santo Spirito 11r – Firenze
www.tamero.it

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Anônimocomentou

    Simplesmente fantástico esse lugar! Ambiente super autêntico, atendimento bom demais e os comes e bebes melhores ainda!!! Parada obrigatória em Firenze! Bravíssimo!!!!!!

  2. Vou encerrar minha visita a Firenze no Palazzo Pitti, por volta das 17:30 de uma quinta-feira e nosso trem sai as 20:10. Estava pensando, que, no caminho de volta para a Estação SMN, poderíamos parar em algum lugar para tomar um aperitivo. Pensei no Tameró, mas so a partir das 19h, que devido a distancia ficaria muito em cima da hora. Você indica algum lugar legal para passarmos 1h30 tomando uma bebida, que fique na nossa rota para a Estação SMN, antes da viagem de retorno para Roma?

  3. Oi, Guilherme! Então… os aperitivos costumam começar às 19h30, então vcs teriam que achar um lugar muito próximo mesmo à estação. Te indico alguns, mas não são aquela maravilha, mas são práticos pela proximidade: News Café Bar e Café Curtatone.