9 Datas Imperdíveis para estar em Florença

Ao longo do ano, são inúmeras as festas tradicionais que acontecem em Florença para comemorar eventos religiosos e mundanos. Se você estiver em Florença em alguma destas datas, vai ver desfile do corteo storico, dezenas de figurantes vestidos à moda renascentista, banda de músicos e os sbandieratori (jogadores de bandeiras). É um espetáculo inesquecível, então, programe-se!!!

"Sbandieratori", os jogadores de bandeiras
“Sbandieratori”, os jogadores de bandeiras, que participam à todas as Festas históricas e tradicionais de Florença!

Festa dei Magi

6 de Janeiro
O ano começa com o desfile do maior cortejo histórico de todos: damas, cavalos, exército, banda, falcoeiros e sbandieratori. saem de frente do Palazzo Pitti atravessando o Ponte Vecchio e a Piazza della Signoria, até chegar ao “palco principal”, entre o Duomo e o Batistério. Alí é reproduzido a cena do nascimento de jesus com um presépio vivo que aguarda os 3 reis magos que atravessam Florença à cavalo para prestar homenagem ao menino Jesus. Saiba mais detalhes aqui: “La Cavalcata dei Magi”
La Cavalcata dei Magi - 6 de Janeiro
La Cavalcata dei Magi – 6 de Janeiro

Ano Novo Fiorentino

25 de Março
Até 1750 o ano novo em Florença começava no dia 25 de março, dia da Anunciação. O cortejo histórico passa pelas ruas do centro histórico em direção à Piazza di Santissima Annunziata, onde fica a Igreja de mesmo nome e que possui uma imagem milagrosa da Virgem Maria. Saiba mais detalhes aqui: “Capodanno Fiorentino – O Ano Novo dedicado à Madonna”
Corte Storico di Firenze

Lo Scoppio del Carro

Domingo de Páscoa
Três cortejos históricos partem de lugares diferentes da cidade, se encontram na Piazza della Repubblica e seguem para a Piazza Duomo. O cortejo mais esperado é àquele do Brindellone, uma carroça em madeira de 1765, alta 11 metros que carrega fogos de artifício a serem explodidos em frente ao Duomo. Saiba mais detalhes aqui: “Lo Scoppio del Carro – Espetáculo de Pásqua em Florença”
Lo Scoppio del Carro - domingo de Pásqua
Lo Scoppio del Carro – domingo de Pásqua

Calcio Storico Fiorentino

em Junho
É um jogo que mistura rugby com boxe, disputado pelos 4 bairros históricos de Florença identificados por 4 cores. Sua origem vem dos veteranos de guerra romanos e se tornou muito popular em Florença Medieval e na época dos Médicis. A arena é montada na Piazza de Santa Croce e é preciso comprar o ingresso com muita antecedência, principalmente para a final. Saiba mais detalhes aqui: “Calcio Storico Fiorentino”
Calcio Storico Fiorentino - em Junho
Calcio Storico Fiorentino – em Junho
Festa de São João Batista
24 de Junho
São João Batista é um dos patronos de Florença. Neste dia acontece de manhã uma missa solene na Piazza Duomo com a participação de um pequeno corteo storico, os sbandieratori e autoridades do governo fiorentino. De tarde tem a final do Calcio Storico Fiorentino, antecipado por um grande corteo storico com mais de 200 figurantes e os sbandieratori que se apresentam na arena de Santa Croce. De noite, show de fogos de artifício no Rio Arno. Saiba mais detalhes aqui: “O Dia Mais Importante do Ano em Florença”
Noite de São João Batista - 24 de Junho
Noite de São João Batista – 24 de Junho

Festa di Sant’Anna

26 de Julho
Sant’Anna, mãe de Maria, é uma das protetoras de Florença. Um cortejo passa pela Piazza della Signoria, onde acontece a apresentação dos Sbandieratori, segue em direção à Piazza Duomo e depois à Igreja de Orsanmichele, onde acontece a bênção e homenagem à Sant’Anna. Saiba mais detalhes aqui: “Sant’Anna”, a Padroeira de Florença”
 Corteo Storico Fiorentino 01

La Rificolona

7 de Setembro
Uma festa folclórica que ilumina as ruas de Florença com lanternas de papel feitas pelas crianças. Ela é em parte católica, para lembrar o nascimento de Maria no dia 8 de Setembro, e parte popular, pois virou uma brincadeira entre as crianças com prêmio para a lanterna mais bonita! Saiba mais detalhes aqui: “Florença Iluminada à Luz de Velas para a Rificolona”
Rificolona - 7 de Setembro
Rificolona – 7 de Setembro

Carro Matto

Último sábado de Setembro
Esta festa lembra uma tradição da época da República Fiorentina (séc. XIV), quando os produtores do vinho Chianti Rufina vinham em procissão até Florença para receber a bênção do bispo e presentear o governo da cidade com uma carroça de frascos de vinhos! O corteo storico composto por dezenas de figurantes vestidos à moda renascentista percorre a rua Calzaiuoli, do Duomo ao Palazzo Vecchio, levando uma carroça com mais de 2 mil frascos empilhados em forma de pirâmide. Saiba mais detalhes aqui: “Carro Matto – Festa do Vinho em Florença”
 
Carro Matto
Carro Matto – último sábado de Setembro

Imaculada Conceição

8 de Dezembro
Último feriado antes do Natal, é o dia oficial de inauguração da árvore de Natal da Piazza Duomo de Florença, com a participação do Corteo Storico da Repubblica Fiorentina, dos Sbandieratori e oficiais do governo. Durante o dia, acontece na Piazza Santissima Annunziata a Fiera dell’Imaculata, com produtos agrícolas de pequenos produtores biológicos e artesanato. Outras feiras de Natal também acontecem pela cidade neste dia.
Natal Firenze 02

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários

  1. Telmacomentou

    Simplesmente lindo!

  2. Sueli Santana Magalhãescomentou

    Ottime queste informazioni, cumplimenti Babi.