10 Micos e Gafes à mesa que você pode evitar na Itália

Para os italianos, comida é um assunto muito sério! O que para o resto do mundo é uma simples questão de preferência ou gosto, aqui na Itália pode ser considerado um pecado gastronômico! São regras que não estão em nenhum manual de etiqueta e claro que quem vem de fora não é obrigado a saber ou a segui-las, mas conhecer os costumes locais pode evitar algumas gafes:


1. Cadê o queijo ralado?
Se você pedir num restaurante um prato de massa à base de frutos do mar, funghi porcini ou tartufo e o garçom não trouxer o queijo ralado à mesa, não é que ele se esqueceu, mas simplesmente porquê não deve colocar nenhum tipo de queijo nestes pratos!!! São ingredientes que não devem ser  misturados, pois 1) não se combinam na gastronomia e 2) o queijo irá cobrir o sabor do ingrediente principal que, vamos combinar, são refinados e já saborosos por si só.
Pappardelle ai funghi porcini
2. PF na Itália nãaaaaao!!! :O
Lembre-se, as refeições na Itália são divididas em Antipasto (entrada), Primo (massas e risotos) e Secondo (carnes e peixes). Vamos provar o esquema deles? Pedir em um único prato carne e massa ou arroz vai soar muuuuito estranho para o chef…
3. Bistecca alla Fiorentina bem passada
Isso é algo MUITO-grave-MESMO. Não sou eu que estou dizendo isto. Os verdadeiros restaurantes fiorentinos se recusam a fazer a bistecca em outro modo e muitos até colocam um cartaz na porta já avisando aos clientes que não fazem bistecca bem passada. 
“Não servimos (bistecca) fiorentina bem passada. Respeitamos as nossas tradições. Viva a carne boa”
4. Misturar água no vinho
Principalmente se for vinho bom! Para quem não esta acostumado à esta bebida, o vinho italiano pode parecer “forte”. É tudo uma questão de hábito e leva tempo para adaptar o paladar. Uma dica: beba água em um copo separado do cálice de vinho e alterne os goles.
5. Pedir pizza dois sabores achando que dá pra dividir
Tenho certeza que todos que comeram pizza na Itália pela primeira vez pensaram que era um absurdo comer uma pizza inteira sozinho não é mesmo?! Mas depois que ela chega, quero ver alguém deixar um pedacinho de lado! rsrs! A massa da pizza italiana é bem mais fina que a nossa, não tem borda e a cobertura não é abundante, então dá pra comer uma inteira sozinho fácil! 😉 Alguns lugares fazem 2 sabores…
Dicas de boas pizzarias em Firenze [aqui].

6. Ketchup só no McDonald’s
Longe da pizza ou na massa! O pizzaiolo faz o molho de tomate com todo amor e carinho e a pessoa resolve colocar uma coisa industrializada em cima?! Ele quer morrer!!! 😛
7. Faca e massa não são amigos
Cortar a massa para os italianos é um pecado mortal. Prepare-se para olhares incrédulos das mesas ao redor! Mas, sério, não faça isto, per favore!!!
8. Pedir cappuccino depois da refeição
Na Itália toma-se cappuccino no café da manhã, com uma brioche doce. hummm… nham! Se depois do almoço/jantar quiser um café mais fraco, peça pelo lungo e se quiser com espuma de leite, peça pelo macchiato.
Café da manhã típico italiano: cappuccino com brioche
9. Vinho suave
O garçom irá ficar confuso com este pedido. Não há vinho suave na Itália, talvez só o de caixinha do supermercado! Se quiser um vinho mais leve, peça pelo vinho da casa. Na Toscana geralmente é um Chianti ou um Toscano IGT e chega a custar menos ainda de uma coca-cola! 🙂
10. Pão com manteiga
Na Itália não existe aquele couver que as tratorias italianas do Brasil servem com manteiga, berinjela, azeitonas e sardela. Se quiser uma entrada, veja no menu os Antipanti. O pão servido à mesa serve para acompanhar os pratos.
Proibido pela etiqueta, permitido na Itália 😀
1. Limpar o prato com pão
Existe até mesmo um termo para isto: fare la scarpetta! Se depois de terminar a massa, o molho delicioso permanecer no prato, não se acanhe de limpar com o pão! O chef ficará feliz! É como um elogio!
2. Comer pizza com as mãos
Exige um pouco de habilidade, pois a massa é fina. Observe as mesas ao lado. Eles cortam fatias menores e depois usam as mãos! 🙂

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

31 comentários

  1. Paula Azevedocomentou

    heheheheheh!
    Adorei o texto e as recomendações. E viva as tradições reginais!!
    Já avisarei aos navegantes as regras para não cometerem gafes!! hehehehe!!

  2. Olá, sou proprietário do blog calabriainfoco.com . Adorei o seu blog e esse post em especial, me vi nele várias vezes.. hehehe
    Vou colocar o post lá no Calábria in Foco, obviamente dando todos os créditos e links.

    Grande abraço e sucesso,

    Fabio

  3. haha! Isso aí, Alessandro! Valorizar a tradição do local que vc se encontra!
    Agora que vc falou desta massa típica de Roma, me lembrei que esta é uma exceção, afinal, tem pizza de alici (anchova), que aliás eu adoro! 😀 E se compararmos com a pizza brasileira, a italiana é sim mais fina e sem borda… Não tem comparação!
    Abraços pra vc e obrigada pela visita!

  4. Sou italo-brasileiro e vivo em Roma. Alguns pontos do artigo são corretos e outros não. Queijo ralado na massa com frutos do mar não é usual salvo alguns pratos típicos como por exemplo em Roma a "Pasta alici pecorino e fior di zucca".
    Refeição é um ritual, uma forma de compartilhar sabores e momentos com família e amigos então o sistema de vários serviços proporciona isso além de valorizar as características singulares do prato.
    A verdadeira Bistecca alla Fiorentina é um corte muito alto o que sem mais delongas já justifica ser AO SANGUE.
    Misturar água no vinho? Acredite se quiser, já vi mais aqui que no Brasil, normalmente feito por pessoas de muita idade ou qse abstêmia… só de comentar com minha esposa, uma sommelier ela fez cara de tristeza. Rsrs
    Ketchup é raridade mesmo mas a moda do fast food tem aumentado sem contar que italiano ama batata frita.
    Cortar a massa? Como assim? Kkkkkk
    Capuccino normalmente até as 11:00. Depois da refeição se bebe café expresso ou feito com a Moka.
    Vinho suave é discurso pra sommelier, mas dizer que é seco não significa ser estruturado, forte… O importante é que o sommelier tenha perspicácia pra entender o gosto do cliente e dar a melhor sugestão.
    O pão na mesa italiana tem uma função semelhante ao arroz na mesa brasileira então nada de manteiga.
    Agora o principal??? Sem ter comido pizza em Nápoles é difícil falar de pizza italiana. Ela tem sim borda, e não é fininha não mas é extremamente leve e digestível. Quem estiver programando vir pra Itálica deve pesquisar "migliore pizzerie napoletane".
    O incrível daqui é que de cidade pra cidade já mudam as tradições e as receitas então imagina as diferenças de região pra região? Valorizar a cultura escolhendo o prato característico da região é sempre a melhor escolha. Viva a pizza napolitana, a carbonara romana, o pesto genovês, o risotto milanês, o abbacchio (cordeiro) de Abruzzo!!!
    O importante é comer bem e lembrar que "o cliente tem QUASE sempre razão" hahaha.

    Chef Alessandro Hartery.

  5. Obrigada, pelas dicas, algumas são bem óbvias, mas é sempre bom lembrar os desavisados!

  6. Oi, Lucas!
    Tranquilo que sua última preocupação na Toscana é passar fome! haha!
    Obrigada pela mensagem e boa viagem!!!

  7. Lucascomentou

    Estarei indo para Agliana em Maio Babi!

    Pelos pratos que você apresenta são todos com quantidades moderadas de comida, espero não passar fome…HEHEEH

    Acompanho direto seu blog, parabéns pelo excelente trabalho!
    Nos vemos em Firenze!

    Abraccio