8 Dicas para Turistas em Firenze

1. Esqueça o ônibus!
Firenze é pequena e praticamente todas as atrações turísticas estão localizadas no centro, podendo ser alcançadas a pé facilmente.

2. Mas caso use ônibus…
Você só precisará do ônibus para ir até o Piazzale Michelangelo (com o número 13 partindo da Estação Santa Maria Novella) ou se quiser ir até Fiesole (com o número 7 da Piazza San Marco). Compre os tickets nos Tabacchi ou bancas de jornal por 1,20 euro cada e não diretamente com o motorista do ônibus que custa muito mais caro (2 euros)! Se você viaja em grupo ou até mesmo em dois, prefira o biglietto da 4 corse (4,80 euros) que são tickets múltiplos. Não esqueça de validar seu ticket carimbando-o ao entrar no ônibus! Para mais informações sobre as linhas, visite o site da Ataf.

Ao comprar seu bilhete, preste atenção à qual estação você chega. Firenze é pequena, mas possui acredite ou não mais de 4 estações de trem! A principal delas é a Santa Maria Novella, que é a mais central. Prefira chegar e sair por ela.

4. Atenção às bicicletas!!!

Em Firenze, a probabilidade que você seja atropelado por uma bicicleta é muito maior do que por um carro. É comum turistas distraídos com a cidade serem surpreendidos por um ciclista apressado. Por isso, antes de atravessar uma rua (mesmo ela sendo exclusivamente para pedestre) ou mudar bruscamente de direção ao caminhar, olhe para um lado, para o outro, pra trás e pra frente, ninguém quer se machucar nas férias!

Mateo Renzi quando era prefeito de Firenze, andando de bicicleta tranquilamente pela Piazza Duomo

5. Almoce no horário da casa da vovó

A grande maioria os restaurantes fecham a cozinha entre o almoço e o jantar. “Mas todos fazem isso, qual é a novidade?!”, você deve esta pensando. O problema é que o horário de almoço é bem restrito, das 12:00 às 14:30, no máximo em alguns casos até às 15:00. Mas você corre o risco de escutar que seu prato escolhido acabou! Depois deste horário, só panini, tramezzini, pizza ou Mc Donald’s…. Programe-se.

Atrações onde se encontra uma enorme fila: Cúpula do Duomo, Uffizi e Accademia, principalmente no verão. Existe a possibilidade de fazer a reserva de tickets para os museus on-line e com isso evitar filas. Não deu tempo de reservar? Esqueceu? Só há uma solução, já dizia meu avô: “Chi dorme non pesca pesce!” Acorde cedo e comece o dia por uma destas atrações. O horário de abertura dos museus e da cúpula do Duomo é às 8:30. Os museus estão fechados na segunda. A Cúpula fecha no Domingo.

7. Fazendo compras longe da muvuca
Uma opção de rua de comércio que foge da confusão do centro e que oferece uma visão do quotidiano fiorentino é a Via Gioberti. Fica a cerca de 10-15 minutos a pé do Duomo. Já a rua que se percorre até chegar nela é cheia de lojinhas interessantes! Para citar alguns nomes, na Gioberti você encontra a Calzedonia, Tezenis, Intimissimi, Oviesse, Upim, Beneton, Carpisa… Mas atenção: essas lojas fecham no horário de almoço (entre 13:00 e 15:00)!

8. Troque o jantar por uma Apericena econômica
Aperitivo (que depois foi rebatizado de Apericena) é muito comum nos bares de Firenze. Pagando-se uma bebida (entre 8 e 10 euros) você tem acesso à um buffê de comidinhas muito boas! Saladas, pizzas, queijos, massas e até mesmo risottos são algumas das opções. Uma verdadeira cena (jantar)!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

14 comentários

  1. Oi, Iracema! Que chata esta situação! Espero que vcs tenham a oportunidade de voltar pra Toscana e conhecer melhor estas cidades que são lindas e merecem muito mais tempo de visita. Obrigada por deixar seu depoimento. Abraços, Babi

  2. Oi, Marcela!
    As obras do Uffizi vão encaminhando devagar e sempre, mas permanece sempre aberto, mesmo com o remanejamento de algumas obras dentro das salas.
    Dica de apericena: Golden View, Tamerò e Rivalta.
    Bjos e boa viagem!

  3. Oi, Jesus! Que bom que o blog está sendo útil para a sua viagem!!! 🙂 Obrigada por deixar o recadinho e boa viagem!

  4. Estou a programar a minha visita a Florença para o dia 18/09/2014 e este site está magnificamente estruturado e rico de informação concisa e directa. Parabéns!

  5. Anônimocomentou

    Oi Babi, Florença é minha cidade favorita no mundo e você é uma privilegiada por morar nela e super generosa por dividir isso tudo com a gente. Parabéns pelo site!
    Estarei na cidade novamente dia 20 de maio e tenho duas perguntinhas: como estão as obras na Galeria Uffizi, ainda cheia de tapumes e com salas fechadas?
    Você teria indicações de bons locais para Apericena?
    Obrigada
    Marcela

  6. Quero compartilhar com vcs minha péssima experiência com uma agência de turismo de Florença que faz pacotes para outras cidades da toscana.
    Compramos um passeio na agência my tour que fica ao lado do hotel que nos hospedamos em Florença. O passeio para "San Giminiano, Siena e Chianti com Monteriggioni, degustação de vinhos e almoço incluso".

    Parecia ser a melhor opção, pelo menos pra mim, grávida e ansiosa pra conhecer esses destinos sem muito estresse. Paguei, então o tour completo com guia na cidade de Siena (tinha opção sem guia por 10 euros a menos). Total: 55 euros com direito a 2 horas em San Giminiano, 3 horas em Siena, almoço na vinícola e visita de 30 minutos a Monteriggioni.
    Nos solicitaram pontualidade, que aparecêssemos no ponto de encontro até no máximo 8h e 30min pois o carro já estaria saindo 8h e 45 min. Cheguei 8h e 15min. e esperei. Esperamos em pé no ponto de encontro até que todos chegassem e então fizeram o embarque de uma vez só. Resultado: atraso de 10 minutos na saída.
    Ao chegar em San Giminiano a guia nos informou que teríamos 1h e 30min de visita. Isso mesmo, nos roubaram 30 minutos pagos e contratados.
    O almoço foi uma piada de mal gosto. Pães sem gosto com patês sem graça em talheres e pratinhos de plástico. Uma massa ao sugo acompanha da degustação de vinhos sempre na mesma taça que fazia com que os sabores se misturassem e não pudéssemos apreciar nada direito (só quem degustou o vinho foi meu esposo dada minha gravidez). Perdemos muito tempo nessa roubada.

    Na visita a Siena nos roubaram 1hora de passeio. Isso mesmo, 1hora! Com o tempo de visita reduzido optamos por não participar da visita guiada para poder otimizar nosso passeio. 10 euros no lixo!

    Para coroar o passeio dos infernos uma das turistas se perdeu. Ainda não entendo como! Adivinhem qual foi a atitude da agência?! Ficamos esperando a criatura em pé por 1 hora!!!! Ao invés de chamar alguém pra esperar e resgatar a turista espírito de porco, penalizaram todos os outros turistas que chegaram a tempo.

    Na saída da cidade uma única turista não queria fazer a visita a Monteriggioni e mais uma vez todos os outros turistas foram penalizados por essa 1 pessoa. Pagamos e não fomos a Monteriggioni.

    Uma empresa séria teria devolvido parte do dinheiro proporcional ao tempo roubado de cada cidade e da não visita ao ultimo destino, mas tudo que conseguimos foi um "desculpa" por parte da guia.

    Fim da picada! Roubada! Fujam dessa empresa!

  7. ilmacomentou

    Ótimas dicas mesmo. Vou usar bastante suas dicas. Abraços

  8. Oi, Beatriz! Fico feliz que você esteja aproveitando as dicas do Blog! Grande bjo e boa viagem pra vocês! 😉

  9. Anônimocomentou

    ótimo o seu blog! muito obrigada por compartilhar, estou indo com meu marido e filha para a Itália no próximo mês e estou devorando seu blog, obrigada! Beatriz