Feliz ano novo Pisa!

Pisa inaugura hoje o ano de 2012! Isso mesmo, estamos ainda em Março, mas seguindo as tradições hoje para todos os efeitos é ano novo em Pisa! Segundo o Calendário Gregoriano utilizado até 1750 o ano se inicia no dia da Anunciação, ou seja, no dia em que o Arcanjo anunciou a maternidade de Maria, exatamente 9 meses antes do Natal. Coincidentemente (ou não), neste dia acontece um fenômeno astrológico muito curioso no Duomo de Pisa. Ao meio-dia um raio de sol entra na Catedral através de seu vitral e ilumina diretamente o púlpito de Giovanni Pisano, “batizado” com este nome em homenagem ao arquiteto escultor do século XIII quem o esculpiu.

As comemorações em Pisa começaram cedo e vão até os últimos minutos do dia! A cidade está decorada com as cores da sua bandeira vermelha e branca. Os museus estão abertos em horários especiais, bem como o comércio. Alguns bares oferecem degustação de vinhos produzidos nas colinas pisanas e restaurantes oferecem menus especiais com comidas típicas. Nas praças, apresentação de dança renascentista, concertos e espetáculos de espada! E para finalizar o dia, um show de fogos de artifício! Esses pisanos sabem como festejar!

Eu infelizmente não pude ir a Pisa hoje para participar e documentar a festa, pois afinal é sexta-feira e mesmo sendo quase fim de semana ainda é um dia de trabalho… Então as fotos aqui publicadas foram retiradas do site Around Tuscany da Regione Toscana.
Para saber a programação completa do Capodanno em Pisa, visite o site da Provincia clicando aqui.
Auguri!

Deixe seu comentário