10 Coisas que Amo na Minha Vida na Itália

No ano de 2013 atravessei um momento de muita dúvida se voltar ou não pro Brasil… O que me fez ficar? Bem, aqui estão alguns motivos: as coisas que mais amo na minha vida na Itália! <3

certaldo_07
Certaldo

1. Participar de eventos culturais gratuitos

São várias as iniciativas públicas que nos proporciona uma vida cultural agitada! Algumas delas são a Domenica del Fiorentino, com entradas e guias gratuitos nos museus estatais para os residentes, e Una Notte nel Museo, abertura noturna extraordinária de alguns museus italianos com ingresso gratuito. Os residentes da cidade de Firenze entram grátis em vários monumentos da cidade. Além destas oportunidades gratuitas, as pagas não custam um absurdo, como por exemplo  o festival de música Melodia del Vino que custa 15 euros e uma noite no Teatro del Sale que por 35 euros oferece teatro e jantar de altíssima qualidade!

Onde está a Babi??? rsrs                                                                         foto: divulgação

2. Fazer aperitivo com as amigas

Uma das coisas que mais adoro fazer!!! O aperitivo é uma “invenção italiana” que amo! Consumindo um drink, o bar te oferece uma mesa de buffet com comidinhas várias à vontade que às vezes incluem até mesmo risotti e carnes! Os preços e a qualidade/variedade do buffet variam muito. Gasta-se de 5 à 12 euros por um drink. A gente sempre pede uma garrafa de vinho, pois um único copo nunca basta para a serata delle ragazze! rs… Para entender melhor como funciona o aperitivo italiano, clique AQUI.
Minhas amigas del cuore e eu, sempre com o copo na mão! 😛 rs!
3. Me locomover usando meios alternativos
Uso meios de transporte públicos como o ônibus e o trem, que contribuem para a diminuição da poluição atmosférica, além da super prática bicicleta, que me leva para todos os cantos do centro da cidade e de quebra ajuda a queimar as calorias dos vinhos que tanto amo! rs!

4. Ter tempo para mim mesma
A vida aqui tem outro ritmo. Por mais que tenha que dividir meu tempo entre trabalho e estudo, sempre me sobra um tempinho para fazer uma caminhada de fim-de-tarde, ler um livro sentada no banco da praça ou assistir ao pôr-do-sol. Coisas boas da vida que são de graça!

Um dos meus passa tempos preferidos é a fotografia!

5. Viagem low-cost pela Europa
Pra nós brasileiros que estamos acostumados a pagar uma fortuna pela ponte aérea Rio-SP, os preços de bilhetes aéreos para outro país ou mesmo as passagens de trem dentro da Itália parecem piada. Você só precisa saber onde e principalmente quando comprar. Com o trem é possível economizar mais de 50% se você comprar com antecedência usando a tarifa Promo. Já a companhia que bate todos os low-cost do mundo é a Ryanair! Já fui à Barcelona pagando 1 euro pelo trecho! Juro que não é lorota…rs! A volta custou um pouco mais caro, mas ainda sim, valeu, foi tipo 60 euros… Outra viajem muito legal que fiz foi ir de trem até Paris!!! A viagem é noturna e comprando com antecedência (programe-se!!!) você encontra até por 29 euros o trecho!!! Como dizem meus amigos gaúchos… é barbada!!! ;D

Portugal, Londres, Grécia, Barcelona, Paris

6. Segurança

Sem dúvida este é um dos motivos decisivos que determinou minha permanência na Itália… Aqui eu ando sozinha nas ruas do centro de noite ou de madrugada sem a neura de olhar pra trás e para os lados a cada minuto, uso celular e o ipad no ônibus sem preocupação, posso usar joia e bolsa de marca sem o medo de chamar atenção nas ruas.
7. Comer com qualidade gastando o justo
Tudo aqui parece mais saboroso, desde alimentos frescos como as frutas e os legumes até alimentos industrializados como o yogurt e o pão. O tomate italiano é uma verdadeira fruta doce que é possível comer puro, sem condimentos! Os yogurts (da mesma marca do Brasil), são deliciosos e podem ser consumidos até mesmo como sobremesa! Os pães doces e salgados da Mulino Bianco sempre frescos, as infinidades de queijos e salames que eu tanto amo, sem falar no verdadeiro azeite extra-virgem e os produtos do outono sensacionais!!! E o melhor de tudo… ninguém te cobra o dobro do valor real do produto, nem mesmo nos restaurantes.

Mulino Bianco, pães/biscoitos/bolinho, tudo maravilhoso – Yogurt Muller é como diz o slogan, “fazer amor com o sabor” – Activia da Danone, nada a ver com o do Brasil (que injustiça conosco!) – Molho de tomate pronto não é acido – o tomate fresco parece fruta de tão doce – a massa Rana saborosa e fresca – queijos italianos frescos, semi-maduros e maduros, que maravilha!!! E por tudo isso, gastei menos de 15 euros.

8. Beber só vinho nacional

Ahhh… eu amo vinho!!! E aqui não preciso desembolsar meia fortuna para ter um vinho de modesta qualidade! No supermercado encontramos vinhos bons à partir de 5 euros, como por exemplo o vinho Santa Cristina da Antinori que em um supermercado de São Paulo eu vi por 55 reais!!! E por que não beber um copinho de vinho por 2 euros num almoço de dia de semana no restaurante do lado do escritório? Aqui a gente pode!

E de vez em quando também poder provar um dos melhores vinhos do mundo! Tignanello decantando…

9. Passear pelo Chianti no fim de semana

Firenze é cercada por lindas colinas e além delas estão os maravilhosos vinhedos e campos de oliveiras do Chianti. Bastam poucos minutos para passar de uma paisagem urbana para uma paisagem rural. Percorrer a Strada in Chianti é um passeio que costumo fazer no fim de semana para ir almoçar em um restaurante diferente, ou visitar alguma feirinha gastronômica. Veja AQUI o artigo com fotos deste passeio com Vespa.
10. Poder levar a minha Lua para todo lugar!
Pra quem ainda não sabe, eu tenho uma cachorrinha linda chamada Lua, uma vira-lata napoletana que eu adotei em 2012. A Lua é sem dúvida muito feliz, pois aqui na Itália ela pode entrar em praticamente todos os lugares! Ela anda de ônibus comigo, vai à restaurantes, bares, lojas, até mesmo no supermercado! Em alguns restaurantes que frequentamos ela já tem até um potinho de água reservado! 🙂

Lua num bar do centro fazendo aperitivo e na cestinha da minha Bike!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

60 comentários

  1. To meio atrasado na data do post, mas hoje que encontrei esse texto maravilhoso! É exatamente esse o tipo de vida que tenho procurado e que infelizmente minha casa (o Brasil) não proporciona. Saúde, Segurança, Qualidade de Vida, Educação… Enfim, coisas que a Itália, mesmo em crise, ainda oferece. É realmente triste ver que meu país é desse jeito (e não se enganem, ainda será assim por muito tempo), mas tenho dado passos largos em direção a minha vida fora do Brasil. Tenho direito a cidadania italiana e já percorri algumas partes do caminho. É meio trabalhoso, verdade, mas o final com certeza valerá todo o esforço. Espero poder conseguir a qualidade de vida que tanto sonho para mim e minha esposa e futuramente, nossos filhos. É muito importante pra mim hoje, que meus filhos cresçam bem longe desse lugar, infelizmente.

  2. Anônimocomentou

    Seu blog aumenta ainda mais meu sonho de visitar a Toscana. Como uma pessoa romântica, quero alugar um lugar pra ficar: em casa, fazer compras, cozinhar, enfim, viver como se fosse uma cidadã e não turista. Não dirijo, e quero saber se essas condições são complicadas, já que precisarei usar outros meios de locomoção. Me ajude a escolher um lugarzinho singelo pra ficar e, se possível, não muito caro. Tenho 68 anos e pretendo ir no próximo ano. Não gosto do calor, pensei no outono. É uma boa época pra passear, sem morrer de frio? Se eu alugar um chalé numa região rural (região medieval) fica difícil visitar outras cidades? Estou aprendendo italiano pra me virar melhor e viver esse sonho antigo. Grazie mille!

  3. Anônimocomentou

    Boa tarde Babi!!!
    Você tem toda razão em amar a vida aí!!!
    Acabei de conhecer seu blog, e parabéns por nos trazer para mais perto da vida aí na itália!!!
    Adorei a cidade, linda, tranquila, arborizada…perfeita!!!!!
    Nem pense mais em voltar! rs

    Nayara

  4. Oi, Cris!
    Eu estava pensando em voltar para o Brasil por causa da crise. Eu já tinha feito todos os cursos da minha área que eu queria, mas o mercado de trabalho não estava bom. Por isso pensei em voltar. A violência e qualidade de vida me fez escolher a Itália, mesmo com seus problemas…
    Bjos e obrigada pela visita!

  5. Criscomentou

    Estou lendo teu blogue e adorando. Talvez meu único lamento na vida foi não ter emigrado quando eu era jovem. A pergunta sobre a postagem é: "mas, afinal, por que cogitar voltar ao Brasil (em 2013)?"

  6. Oi, Paty! Para viver aqui legalmente você pode pedir um visto para estudante, ou de trabalho. O primeiro é mais fácil e pode te abrir portas para o mercado de trabalho… mas saiba que as coisas por aqui ainda não estão tão boas… 😛 Bjos pra vc e tudo de bom!

  7. Oi, Anônima! É mto bom mesmo viver aqui! Me sinto privilegiada! Vocês podem passar um mês de férias aqui e sentir um pouco o gostinho da vida na Itália! 😉 Bjos e tudo de bom pra vcs!

  8. Oi, Rita! Que delícia realizar o sonho de tanto tempo! Parabéns! 🙂 Muito bom o seu roteiro! Esta é a época certa para conhecer Cinque Terre! Boa viagem e aproveite mto! Bjos

  9. Patycomentou

    Vida perfeita não existe.. mas a beleza de viver esta nos detalhes e com certeza a Itália tem isso de sobra..
    Agora me diz.. eu como uma infelizmente cidadã brasileira sem descendentes de italiano conseguiria viver ai? Seria um sonho.. É o meu sonho