Firenze Lowcost – 12 Atrações Gratuitas

O patrimônio histórico e artístico de Firenze é enorme! Mas para quem viaja com o orçamento apertado, o ingresso para os principais museus da cidade berço do Renascimento pode ser salgado… Neste artigo da série Firenze Lowcost apresento à vocês uma lista de 12 atrações gratuitas para todas as idades e nacionalidades! São verdadeiras pérolas da arte!

1. Duomo
O complexo do Duomo de Santa Maria del Fiore inclui diversas atrações entre Catedral, Batistério, Torre e Cúpula. A catedral começou a ser construída em 1296 pelo arquiteto Arnolfo di Cambio e finalizada em 1426 com a construção da cúpula de Brunelleschi. Internamente é decorada com um afresco do juízo final por Giorgio Vasari.  A entrada na Catedral é gratuita, enquanto que para as demais atrações entra-se com um ingresso único que custa 10€ (válido por 24 horas). Para saber mais sobre o Duomo di Firenze, clique aqui.

2. Mercato Centrale di San Lorenzo
Recentemente reformado, ganhou um segundo andar que é um paraíso gastronômico! Ali é possível experimentar as especialidades da cidade. Aberto das 10:00 à meia noite, todos os dias. Saiba mais sobre o Mercado clicando [aqui].

3. Galleria Medici
Fica ao lado do Palazzo Medici-Riccardi na Via Cavour. Hospeda mostras temporárias ou feiras de produtos típicos enogastronômicos.
4. Igreja de San Miniato al Monte
É um dos edifícios mais antigos de Firenze, construído em estilo românico. O pavimento interno é em mármore e nas paredes afrescos medievais. Muito linda a Sacristia com história de São  Domênico e a capela do Cardinal de Portugal. Fica próxima ao Piazzale Michelangelo, logo, a vista panorâmica é incrível!

5. Farmácia de Santa Maria Novella
Aberta em 1612 pelos frades dominicanos da Igreja de Santa Maria Novella, ainda hoje os cosméticos, fragrâncias, essências e licores continuam a serem produzidos seguindo as antigas receitas e métodos de produção. Visitar as elegantes salas da Farmacia é como fazer uma viagem no tempo.

fonte: www.smnovella.it

6. Basílica de Santo Spirito

Uma das obras primas de Brunelleschi, arquiteto renascentista de 1400 que projetava os espaços com proporções matemáticas e geométricas. Na sacristia encontra-se um crucifixo de Michelangelo, uma de suas poucas obras entalhadas em madeira.

fonte: Wikipedia.org

7. Museo Tracce di Firenze

Localizado no andar térreo do Palazzo Vecchio, próximo à bilheteria, reúne incisões, desenhos e pinturas que ilustram o desenvolvimento urbano da cidade de Firenze do Renascimento à época moderna.

fonte: www.museicivicifiorentini.comune.fi.it
8. Museo di Orsanmichele
Localizado no segundo andar da particular Igreja de planta quadrada. Abriga as esculturas originais dos 20 nichos que decoram o seu externo. Entre elas, obras de Donatello, Ghiberti e Verrocchio. Aberto somente às segundas das 10:00 às 17:00 A entrada à igreja também é gratuita.
Para mais informação, clique aqui.

fonte: www.polomuseale.fi.it

9. Ville Medicee

A Família Medici possuía diversas propriedades ao redor de Florença. As Villas eram casas de campo onde passar alguns dias de ócio, se dedicar à caça, ao estudo da literatura, poesia e outras atividades não ligadas ao governo da cidade. Em 2013, as 12 Ville Medicee foram declaradas patrimônio UNESCO, das quais são visitáveis gratuitamente: Villa la Petraia, Villa di Castello, Villa di Cereto Guidi, Villa di Poggio a Caiano, Villa Corsini a Castello,
Para mais informação, clique aqui.

Pátio central da Villa la Petraia

10. Cenáculos

A tradição dos cenáculos inicia em Firenze ainda na Idade Média com Agnolo Gaddi em Santa Croce. São cenas da última ceia que decoram o refeitório dos antigos conventos. São 5 os cenáculos mais importantes e abertos gratuitamente ao público: Cenáculo de Ognisanti de Domenico del Ghirlandaio, Cenáculo de San Salvi de Andrea del Sarto, Cenáculo de Fuligno de Perugino, Cenáculo de Santa Apolônia de Andrea del Castagno, Chiostro dello Scalzo de Andrea del Sarto.
Para mais informação, clique aqui.
fonte: www.polomuseale.fi.it

11. Museo del Bigallo
Localizado em um magnífico edifício gótico na Piazza Duomo, construído na metade de 1300 pela Misericórdia para abrigar a Compagnia del Bigallo.  A coleção compreende obras do século XIV à XVII, entre elas a mais antiga representação da cidade de Florença protegida sob o manto da Madonna della Misericordia.

12. Sala delle Reali Poste

Localizada no andar térreo da “Ala de Poente” do Edifício do Uffizi. A associação Amici degli Uffizi organiza mostras temporárias com obras do depósito do Uffizi selecionadas a tema. Algumas exposições que já passaram por lá: Ícones Russas, Erotismo na Arte, Volti Svelati… Para saber a programação, clique aqui.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários