Monteriggioni, a cidade fortaleza

Entre Firenze e Siena encontramos Monteriggioni, uma cidade fortaleza do século XII erguida sobre uma colina circundada de plantação de olivas e uvas. Imagem inspiradora, não? Monteriggioni foi construída pela cidade de Siena, quando esta era um estado independente, para ser um ponto defensivo diante de sua então rival Firenze. Ela foi habitada por militares e alguns civis até metade de 1400, quando o estado de Siena veio a ser anexo à Firenze.
monteriggioni-08
Capela de Santa Maria
Monteriggioni conserva ainda grande parte de sua estrutura murada feita totalmente em pedra e circundada por 14 torres. O ingresso principal é pelo portal sudeste, chamado de “Porta di Levante“, pois é onde o sol de “levanta” (nasce), e o outro portal aberto, exatamente na linha oposta ao de entrada, se chama “Porta di Ponente“, onde o sol se põe. Sobre estes dois portais uma estrutura em aço permite o acesso ao topo da muralha que oferece uma belíssima paisagem 360 graus da Toscana. Perfeito para fotos! (ingresso 2 euros)
Passeio pelas muralhas
Este vilarejo “escondido” dos turistas internacionais é tão pequena quanto Bolgheri e sem dúvida menos populosa. Alí vive-se do turismo: tem um museu medieval, restaurantes, enotecas e lojas de produtos em couro. Aliás, ali é possível comprar sapatos feitos artesanalmente, com acabamento de qualidade que só italiano sabe fazer. Das oliveiras e videiras que circundam a muralha é produzido o azeite e vinho da cidade chamado Le Cerchia que se encontra nas enotecas para vender.
“Porta di Ponente”
A programação anual de eventos é bem completa: mercados de artesanato e produtos locais, concertos de música clássica e mostras de arte, mas o principal e mais popular deles é a Festa Medieval. Há mais de vinte anos, em dois fim-de-semana do mês de Julho, Monteriggioni volta a viver como uma antiga cidade medieval. Personagens tipicamente vestidos, armas, espadas, música, reconstruções de batalha, espetáculos de todo tipo, animação para as crianças, acrobacia, mercadinho e, como não poderia faltar, show pirotécnico de fogos de artifício. Em 2012 estarei lá!

 

Mercadinho de protutos agricolas – último domingo de Outubro

Site oficial de turismo de Monterigioni: http://www.monteriggioniturismo.it/

Deixe seu comentário