Dicas para Visitar a Expo Milão 2015

Para quem ainda não está sabendo, em 2015 Milão hospeda um dos maiores eventos mundiais (logo depois da Copa e Olimpíadas), a Exposição Universal! Eu acabo de voltar de Milão, onde visitei 3 dias da feira e pude visitar (quase) tudo! Este será o primeiro post de uma série sobre o evento, com todas as dicas para quem planeja visitar a Expo!

O que é a Expo?
A Expo é uma exposição mundial com um tema específico e comum entre as nações participantes, com o objetivo de promover o turismo e cultura de cada país e mostrar ao mundo suas propostas, soluções e novas tecnologias ao tema proposto. A primeira edição da Expo foi em 1851 em Londres com o tema “Trabalhos da Indústria” e desde então, sem muita periodicidade exata, teve sede em diversos países da Europa, América e Ásia. Uma das mais famosas foi a de 1889 em Paris, quando a Torre Eifel foi construída para relembrar os 100 anos da Revolução Francesa. Desde o ano 2000 ela tem sido organizada à cada 5 anos. As últimas sedes foram: Hanover, Xangai, Milão e em 2020 será em Dubai, que ganhou a concorrência com São Paulo. 🙁

Alguns números da Expo 2015
O tema deste ano é “Alimentar o Planeta. Energia para a Vida”, com a participação de mais de 140 países, 1,1 milhão de m² de área expositiva e previsão de mais de 20 milhões de visitantes! A feira iniciou em 1 de Maio e termina em 31 de Outubro, aberta todos os dias das 10:00 às 23:00
Ingressos
Os ingressos podem ser comprados on-line, no site oficial do evento. Os valores são meio salgados (á partir de 24 euros, veja a tabela completa aqui), mas vale à pena! Descontos para estudantes (até 25 anos), idosos (+65 anos) e deficientes. Eu fiz 3 dias de feira, aproveitando da primeira à última hora, e ficou faltando ainda uns 15% do total a ser visitado. Seguindo as minhas dicas, vocês conseguem aproveitar bem a feira em 2 dias, vendo o que é realmente imperdível! Acompanhe os próximos artigos da Expo2015!

Como chegar?
A área da Expo fica afastada do centro urbano de Milão. O acesso é feito de carro, trem ou metrô. Eu deixaria o carro pra lá, pois o transporte público está muito bem organizado e funcional. As linhas que chegam à Expo são: metrô M1 (direção Rho Fiera), trens S5 (Varese FS), S6 (Novara), S11 (Rho) e S14 (Rho). O Ticket de transporte que vai à Expo é um especial ida e volta (andata e ritorno) que custa 5 euros. Aconselho chegar na feira uns 10-15 minutos antes da abertura, pois a fila é muito menor, mas mesmo assim vai muito devagar por causa do controle de metais. Durante a semana, o último trem que volta para o centro de Milão sai às 00:15 e nos fins de semana às 00:40.
O que ver?
Esta foi a primeira vez que visitei a Expo, mas comigo estavam dois amigos que estiveram na Expo de Xangai e que puderam me dar muitas informações valiosas! Irei escrever outros artigos específicos sobre os diversos pavilhões, mas já adianto para vocês os meus preferidos: Brasil, Japão, Reino Unido e Korea.
Pavilhão China
A cada hora cheia, a “Árvore da Vida”, simbolo do pavilhão italiano inspirado no Campidoglio de Roma, obra de Michelangelo, ganha vida com um show de luzes, música e efeitos visuais. Imperdível espetáculo durante a noite!
O Cirque du Soleil está em cartaz com um show especial para a Expo 2015 com o título “Allavita“. Eu infelizmente não fui ver pois o Teatro é ao aberto e peguei uma semana fria em Milão com previsão de chuva para todos os dias! 😛 Os ingressos custam de 25 à 35 euros e podem ser comprados com antecedência on-line no site oficial da Expo, ou diretamente no local.
Onde comer?
Bom, sendo o tema principal da feira alimentação, pode ter certeza que o que não faltará é opção de restaurantes e barzinhos! rs! Aliás, nós não fizemos uma pausa de verdade para almoço ou jantar, pois decidimos provar o maior número de comidas diferentes possíveis! Então passamos literalmente o dia todo comendo provinhas de cada país, valores por volta dos 6-7 euros. Alguns deles ofereciam degustações gratuitas, como França, Russia, Turquia, Bélgica e Holanda. 
Degustação França
Serviços de apoio
Entre os pavilhões dos países, tem edifícios de apoio com banheiros, polícia, fraldário, farmácia, banco, pronto socorro. Áreas destinadas ao pic-nic e local de descanso e relax. Fontes de água gratuita natural e com gás! 
Fonte de água natural e com gás, próximo ao Pavilhão do Café
Encontrei finalmente só no último dia um lugar para carregar o celular!
Na parede externa do Distrito do Chocolate.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários

  1. Oi, Anônimo!
    O problema de querer visitar a Expo em uma viagem bate e volta é o horário dos trens de volta. A Expo fecha às 22h e depois disto não tem mais opção de trens de alta velocidade, à não ser que queira encarar uma viagem noturna em um trem Intercity Notte… Se pensa em dormi uma noite em Milão, dai acho que vale à pena. Mas o que vale mais à pena mesmo è dormir 2 noites. No dia que chegar, compre o ingresso de 5 euros que te permite entrar na EXPO depois das 18h. No dia seguinte veja a feira o dia todo (das 10h às 22h). Acho esta a melhor opção! 🙂
    Abraços e boa viagem!

  2. Olá! Você acha que vale a pena visitar a Expo em somete um dia? Eu estou planejando minha viagem para Roma e tenho poucos dias somente! E estou pensando passar um dia em milão para conhecer um pouquinho a Expo! Achas que vale a pena essa visita de um dia? ou desencano e economizo na trip partindo direto para Roma? Brigada

  3. Oi, Larissa! Realmente os bilhetes com valor reduzido para estudante (14 a 25 anos) não estão disponíveis on-line porque é necessário apresentar um documento no momento da compra. Você pode comprar na Expo Gate (Em frente ao Castel Sforzesco no centro de Milão), ou diretamente na bilheteria na entrada da exposição.
    Abraços e obrigada pela visita! 🙂

  4. Olá, Anônimo!
    O show do Cirque du Soleil acontece de quarta a domingo às 21h30 no teatro ao aberto da Expo.

  5. oi. vc sabe me dizer se é difícil comprar o bilhete na hora? pois pretendo comprar bilhete pra estudante e nao vende online

  6. AvatarAnônimocomentou

    Olá. Por favor você sabe me informar qual é o horário de show do Cirque ? Estarei em Milão em julho e estou tentando me programar para ir a Expo. Obrigada