Mosaico Fiorentino – A Oitava Arte de Florença

O Commesso Fiorentino (ou Mosaico Fiorentino) é mais um exemplo de mecenatismo da Família fiorentina mais poderosa de todos os tempos: os Médicis. É uma técnica fascinante que com o encaixe perfeito de mármores, pedras semi-preciosas e preciosas consegue criar decorações de extremo realismo. Desenvolvida no fim do século 16, hoje são poucos os que ainda dominam esta preciosa técnica encontrada somente em Florença.

commesso-fiorentino-01
Vista de Florença feita exclusivamente com pedras

Opificio delle Pietre Dure

Uma das mais antigas instituições da cidade, fundada em 1588 pelo Grão-duque Ferdinando I de’ Medici. A Cappela dei Principi, local destinado à mausoléu dos Grão-duques da Toscana, estava sendo construído nas costas da igreja de San Lorenzo e a ideia era revestir completamente seu interno em pedras preciosas e semi-preciosas. O Opificio delle Pietre Dure foi criado justamente para desenvolver uma técnica que possibilitasse a realização deste ambicioso projeto.

Cappella dei Principi, Mausoléu Família Medici
Cappella dei Principi, Mausoléu Família Medici

Mosaico X Commesso

O mosaico é uma técnica muito antiga, já usada pelos romanos, onde com peças de pedras de formas geométricas forma-se uma figura. O Commesso modela cada peça do desenho final, com precisão milimétrica, aproveitando-se de tonalidades, esfumaturas, cores e veias naturais da pedra, para criar desenhos e composições com efeito de pintura.

pitti-mosaici-01

Entre os materiais mais usados estão: mármore, lápis lazúli, pórfido, madre pérola, coral… O resultado são quadros ou tampos de mesa com temas florais, animais, natureza morta, de paisagem e até mesmo retratística!!! Podemos ver diversos exemplos de Commesso Fiorentino visitando o Palazzo Pitti, a residência dos Grão-duques da Toscana.

pitti-mosaici-03

Pitti Mosaici

Um dos poucos laboratórios que ainda existem em Florença é o Pitti Mosaici, logo em frente ao Palazzo Pitti, esquina com a rua Sdrucciolo dei Pitti. Recomendo uma visita à loja que possui entre suas obras de altíssimo nível técnico, uma impressionante réplica em Commesso do quadro de Rafael, “Madonna della Seggiola”, que se encontra exposta no Palazzo Pitti.

commesso-fiorentino-02

Como vocês podem imaginar, trata-se de uma técnica muito cara, pois além de usar materiais preciosos, também há grande perda de material no momento da elaboração do desenho final que é único, não mais repetido. Mas a Pitti Mosaici desenvolveu uma linha mais econômica, com paisagens de Florença feitas “em série” que consegue baratear o custo final.

commesso-fiorentino-03

Durante os meus passeios guiados por Florença eu sempre visito a loja com meus hóspedes! Para os mais interessados, é possível visitar o atelier que fica à poucos passos de distância da loja e ver de perto a habilidade dos mestres artesãos. Caso queira incluir esta visita no citytour, é só incluir o pedido na mensagem de contato!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários

  1. Luísa Maria Fernandescomentou

    É uma belíssima arte!!! Quem sabe em uma próxima visita a Florença possamos visitar a Pitti Mosaici!!!
    Parabéns pelo novo visual do seu blog Babi!!! Abrs

    1. Oi, Luísa!
      Legal te ver por aqui! Fico feliz que tenha curtido o novo visual do blog! 🙂 Sim, esta loja tem não somente os quadros em commesso fiorentino, mas tmb mobiliário e objetos de antiquário! Coisas lindíssimas! Da próxima vez não deixe de passar! 😉 Baci!