5 Erros Comuns Sobre a Toscana

1. Toscana não é uma cidade
A Itália é dividida em Regiões, que correspondem aos nossos Estados no Brasil. A Toscana é uma Região localizada no centro do país, que por sua vez é dividida em 10 províncias. Firenze, por exemplo, é a capital da província de mesmo nome.

2. Pasta al pesto, bolognesa, carbonara…
Embora você encontre estes pratos em muitos restaurantes da Toscana, eles na verdade são típicos de outras regiões da Itália. O pesto é de Genova, o bolognesa é de Bologna e o carbonara de Roma. Os pratos típicos toscanos são na sua maioria à base de carne ou verduras, como a Bisttecca Fiorentina, a Trippa, a Papa al Pomodoro ou Ribolita. Uma pasta típica toscana poderia ser ao funghi porcini ou ragù di cinghiale (javali), mas são pratos ligados à estações do ano específicas.
3. Cinque Terre não é Toscana!
As cinco maravilhosas cidadelas que compõe a chamada Cinque Terre ficam no litoral da Região da Ligúria, em zona de fronteira com a Toscana. Por isto a confusão! A zona costeira famosa da Toscana chama-se Versilia, coladinha com Cinque Terre! Ela tem mais área de areia para curtir o sol, enquanto Cinque Terre é mais rochosa.
4. Nem todo Chianti é Chianti Classico
O Chianti é um dos vinhos mais famosos da Toscana. Antes de comprar ou pedir uma garrafa no restaurante, saiba que existem diversos tipos de Chianti. Para um vinho ser chamado de Chianti Clássico, ele precisa ter ao menos 85% de uva Sangiovese produzida na zona do Chianti Clássico, ou seja, entre o território de Firenze e Siena. Para identificá-lo, procure pelo símbolo do “Gallo Nero“.
Além do Chianti Clássico, existem outros 7 tipos de Chianti produzidos em outras zonas da Toscana, mas levam outro nome: Chianti Rufina, Chianti Colli Senese, Chianti Colli Fiorentini, Chianti Colli Aretini, Chianti Colli Pisani, Chinti Montalbano e Chianti Montespertoli.
5. Drink típico de Firenze
Este refrescante e leve drink que está atravessando as fronteiras da Itália para se tornar o queridinho dos bares no mundo é na verdade originário da Região do Vêneto, norte da Itália. O verdadeiro drink de Firenze também é laranja como o Spritz. O Negroni foi inventado no século XX pelo Conde Camillo Negroni: 1/3 de Gin, 1/3 Campari e 1/3  de Martini e gelo.

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. Anônimocomentou

    Muito bom, adorei saber as diferenças principalmente dos vinhos e a definição do território.

  2. Adorei ter esses esclarecimentos e as dicas sobre os vinhos. Suas observações sempre agregando saber. Obrigada Babi.

  3. LMGcomentou

    Adorei os esclarecimentos.obrigada!

  4. Valéria Tulinicomentou

    Belissima. Apaixonada pela Itália.

  5. Maria Reginacomentou

    Muito bom saber sobre a tiscana e do vinho chiando, foi muito esclarecedor. Obrigada!