Artigianato e Palazzo – O Melhor do Handmade

Estive neste fim de semana pela primeira vez no famoso Artigianato e Palazzo que em 2014 chega à sua vigésima edição. A feira reúne artesãos selecionados que além de expor seus produtos também fazem demonstrações do seu trabalho. O encontro com a feira acontece anualmente no mês de Maio no maravilhoso jardim renascentista do Palácio Corsini, no centro de Florença que só é aberto ao público nesta ocasião. Separei pra vocês o melhor da feira:
 
artigianato_palazzo_07

Eram no total cerca de 90 artesãos principalmente da Toscana e Itália, mas também do exterior, dispostos ao longo do corredor central do jardim decorado com estátuas e grandes vasos de limoeiros. Só pela beleza paisagística projetada por Bernardo Buontalenti no fim do século XVI a visita já valia à pena, mas ainda tinha muito pra ver!
artigianato_palazzo_04
Já que o tema era artesanato, usei um colar feito no nosso Brasil com um material que adoro: capim dourado!
Já que o tema era artesanato, usei um colar feito no nosso Brasil com um material que adoro: capim dourado!
O Artigianato e Palazzo é um dos tantos eventos que valorizam a qualidade do trabalho manual, o fatto a mano, recuperando o valor do artesão de técnicas tradicionais como a palha, a madeira e o ferro, e promovendo também os jovens com propostas novas.
Consorzio Il Cappello di Firenze
Consorzio Il Cappello di Firenze
Giotto Scaramelli
Giotto Scaramelli
É necessário expandir o valor da diversidade de competências do nosso território e criar uma rede de pessoas que intervenham com o investimento na formação para recuperar, enriquecer e transmitir os diversos campos de competência e conhecimento de materiais e das técnicas que se sedimentaram  ao longo dos séculos nas nossas regiões” – Giuseppe Guzzetti, Presidente Acri
artigianato_palazzo_andrea-biagini
Este é Andrea Biagini, ceramista que traz na sua formação elementos da tradição japonesa e italiana. Andrea desenvolveu uma técnica de esmalte muito particular utilizando carvão e cristalizando a reação num momento particular, dando um efeito final incrível!
artigianato_palazzo_dandelion2
Amei as bijuterias Dandelion das designers Carlotta e Carlotta que transformam rendas e bordados do passado em brincos levíssimos e únicos. É possível achar peças datadas do século XIX! O valor depende, claro, do quanto a peça é antiga, e vão de 60 à 80 euros o par. O mono brinco que estou usando é mais recente, da década de 70, e custava 30 euros.
artigianato_palazzo_crizu
Fiquei impressionada com trabalho de Crizu!!! São luminárias feitas com livros antigos com as páginas dobradas formando um efeito tridimensional incrível! O resultado é um objeto com aspecto ao mesmo tempo antigo no conteúdo e novo no formato. Nota 10!!!
artigianato_palazzo_terry-friends
Que legal ver brasileiros fazendo sucesso no exterior! A arquiteta Cristina Borges resolveu o problema de não encontrar uma caminha bonita, digna de sala de estar, para sua amada cãozinha Terry e decidiu criar a sua própria linha de “Caminha de Alfaiataria”, a Terry & Friends. A coleção é dividida em outono-inverno e primavera-verão, com tecidos apropriados para cada estação, assim como as cores. A minha Lua disse que quer uma exclusiva!!!
artigianato_palazzo_11
O melhor foi encontrar o artista Paolo Staccioli  aquele da exposição contemporânea do Palazzo Medici-Riccardi – com suas esculturas em cerâmica que eu tanto amei e uma linha de bijuteria que eu não sabia que ele tinha! Me apaixonei pela segunda vez sem saber que era sempre o mesmo artista, e comprei um colar de passarinho! <3
artigianato_palazzo_05
Mas a coisa mais inusitada do dia foi encontrar uma tartaruga no meio do labirinto do jardim!
artigianato_palazzo_09
À partir das 19 horas inicia o aperitivo com música ao vivo, ao lado de uma fonte e sobre as tendas listradas em vermelho e branco, se destacando do verde do jardim. Ambiente super legal para terminar o dia!
artigianato_palazzo_10

Já frequentei muitas feiras de artesanato na Itália e Brasil, e com certeza esta foi uma das melhores que já visitei. A qualidade dos produtos, a atenção às técnicas tradicionais, ou a originalidade e criatividade dos jovens artesãos. E tudo isto inserido em um cenário deslumbrante como o jardim renascentista do Palazzo Corsini. Vale visita!

Veja mais fotos no álbum do Facebook! Clique AQUI

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Tenho que planejar bem a minha viagem para coincidir com todos esses eventos de primavera. Adorei, lindíssimo tudo mas as luminárias foi nota 1.000.

  2. Fim de Maio, inicio de Junho tem sempre muitos eventos!!! O próximo é I Profumi di Boboli!

  3. Oi Babi, adorei o seu post e as fotos cheias de cor e alegria. Vc mais uma vez arrasou! Ainda bem q conseguimos nos ver no sàbado… este evento foi lindo de viver, concorda? super bj, D

  4. Oi, Denya! Foi mto legal ver a feira com você! Aliás, obrigada pela foto que fez de mim! Aquele dia estava realmente muito bonito e isso ajuda demais nas fotos, né?! 😉 Baci mille e até a próxima!